05 março 2010

ABANDONANDO DEUS



COMO PODEM AS PESSOAS, UMA VEZ QUE ESTEJAM CÔNSCIAS DE DEUS, SEQUER CONSIDERAR ABANDONA-LO?

LEITURA BíBLICA; 2 Crônicas 12:1-6 VERSíCULO CHAVE: Mas quando Reoboão estava firmemente estabelecido e forte, ele abandonou e Lei do SENHOR, e toda Israel o seguiu em seu pecado (2 Crônicas 12:1).

MOTIVOS PELOS QUAIS ABANDONAMOS DEUS .
No auge de sua popularidade e poder, o rei abandonou o Senhor. O que aconteceu? Muitas vezes é mais difícil manter a fé em épocas ruins do que nas boas. Tempos difíceis nos empurram para Deus; tempos fáceis podem nos fazer sentir auto-suficientes e auto-satisfeitos. Quando tudo vai bem, guarde sua fé.
CONSEQUÊNCIAS PESSOAIS QUANDO ABANDONAMOS DEUS.
Popularidade e poder, os dois benefícios que Reoboão escolheu acima de Deus, foram as duas primeiras coisas que ele perdeu quando os egípcios invadiram Israel. Através de Reoboão descobrimos o verdadeiro preço que se paga por reitar a Deus. Apesar de Reoboão ter, mais tarde, confessado seu pecado, o mal já estava feito. Ele não foi destruído, mas muito do que lhe era precioso foi perdido. Seu reinado poderia ter sido tão glorioso quanto os escudos de ouro do templo de Salomão, que os egípcios levaram. Ele teve, no entanto, que se contentar com substitutos de bronze e um reinado insignificante. .

CONSEQUÊNCIAS PARA OUTROS QUANDO ABANDONAMOS DEUS
Não é necessário que sejamos um rei, como Reoboão, para que nossas ações afetem profundamente a vida de outros. Ao abandonar Deus, Reoboão levou o seu povo à humilhação Como é que sua relação com Deus afeta os que estão à sua volta?
SENTINDO-SE ABANDONADO POR DEUS

E QUANDO NOSSA CONSCIÊNCIA DE DEUS ESTÁ FRACA OU ELE PARECE DISTANTE OU REMOTO?

LEITURA BíBLICA: Exodo 2:11-22

VERSíCULO CHAVE: E ele deu a Moisés sua filha Ziporá; a qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Sou peregrino em terra estranha. NÃO DEVEMOS DESISTIR Moisés, para escapar da punição decorrente do assassinato de um Egípcio, fugiu da terra de Midiã. Tornou-se estranho em terra estrangeira, separado do lar e da família. Muitos anos se passaram antes que Moisés estivesse novamente pronto para servir a Deus. No entanto, confiava mais em Deus que no rei (Hebreus 11:27). É comum nos sentirmos abandonados e isolados por causa de atos que praticamos. Mas quando nos sentimos temerosos ou separados, não devemos desistir. Moisés não desistiu. Confiou no livramento de Deus a despeito do seu passado sombrio e de seu futuro aparentemente sem esperança.

LEITURA BíBLICA: Jó 2: 1-13

VERSíCULO CHAVE: Então, saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de tumores malignos, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. (Jó 2:7) O SOFRIMENTO NÃO SIGNIFICA QUE DEUS O ABANDONOU. É possível que ocasionalmente crentes sofram mais que não-crentes porque aqueles que seguem a Deus tornam-se, às vezes, alvos especiais de Satanás. Crentes podem, portanto, sofrer tribulações, perseguição ou provações. Foi o caso de Jó. Devemos estar preparados para os ataques de Satanás. Quando sofremos não devemos concluir que fomos abandonados por Deus. Ele não abandonou a Jó. A fé consistente é o caminho para derrotar Satanás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário