05 março 2010

Aprendendo a lidar com as decepções


Devocional nº.1
Consultando um dicionário da lingua portuguesa encontramos como significado de decepção o seguinte: "estado de frustação, tristeza e desânimo provocado pela insatisfação das nossas expectativas pessoais". Passamos a mostrar alguns exemplos que nos ajudarão a entender este tema.
a) - ficámos alguma vez decepcionados com alguém que admirámos?
Pensemos, por exemplo, em Samuel e Eli, (I Sam.1-4), Ana entregou o seu filho Samuel ao sumo- sacerdote Eli,confiando
que ele seria um bom tutor no serviço de Deus. Mas Eli tinha um defeito de caráter grave; tratava-se de um pai fraco que
nunca interviu para corrigir os abusos de poder dos seus filhos, que traziam vergonha e descrédito ao ministério do seu
pai. Quem poderia culpar o jovem Samuel por um desvio, se o homem que ele tanto respeitava falhava desta maneira?
Mas não foi assim, Samuel não se fixou na sua decepção e colocou os seus olhos em Deus, I Samuel 3:19. E Deus fez dele
um dos maiores profetas de Israel. Por isso caros leitores coloquem vossos olhos no Senhor.
b) - Ficámos decepcionados com os nossos familiares?
A nossa familia nunca nos deixa ficar mal, certo? Errado. Façam essa pergunta a José do Egipto. Quando Deus prometeu
que o iria engrandecer, ele pensou que os seus irmãos ficariam contentes. Mas eles encheram-se de inveja e ressentimento,
ridicularizaram-no e o venderam como escravo. Longe dos seus, e da sua casa, José foi preso por um crime que não cometeu. Pensar em todas as patifarias que lhe fizeram e ao mesmo tempo fazer planos de vingança seria um verdadeiro convite á amargura. Se ele tivesse procedido assim teria morrido esquecido na cadeia de um pais estrangeiro. Mas José preferiu que Deus o vingasse, que usasse as circunstâncias a fim de o preparar e fazer chegar a primeiro-minstro do Egito -
Leitores, é assim que devemos lidar com as decepções
Devocional nº.2
a)Quantas vezes já nos decepcionamos com aqueles com quem trabalhamos e deles dependemos?
Para sermos bem sucedidos precisamos de pessoas, porque sózinhos não chegamos a lugar nenhum. Mas quando essas pessoas falham, doi muito. Imaginem a decepção de Moisés. Tinha deixado Arão encarregado de tudo para ir ter com Deus e receber os dez mandamentos. Ao regressar encontra Israel numa verdadeira anarquia, idolatria e perversão totais. Onde estava Arão? A liderar a rebelião. Quando Moisés mais precisava dele, Arão falha miseravelmente. Mas a verdadeira liderança brilha no meio da decepção. Moisés confronta Arão, leva o problema aos pés de Deus, e pede perdão por Israel. Deus ouve-o e lembra-lhe a sua missão, Exodo 32:34. A decepção não anula o seu ministério - nem a presença de Deus.
Leitores, continuem a fazer o que Deus vos ordenar.
b) Que dizer daquelas pessoas por quem na vida arriscámos tudo?
Olhemos outra vez para Moisés, o fundador da congregação dos ex-escravos, gente extremamente abençoada, a caminho da Terra Prometida e sem um pingo de gratidão ou lealdade para com o homem que deu tudo por eles. Acabadinhos de sair do Egipto viraram-se para Moisés e o acusaram, e o culparam e o repreenderam, (Exodo 14). E Moisés não ficou decepcionado e magoado? Claro que sim. Mas sempre que sentia vontade de desistir, consultava Deus, orava pelo rebanho insatisfeito, recebia novas ordens do quartel-general celestial e voltava ao trabalho.
Leitores, é assim que Deus quer que façamos sempre que nos sentirmos decepcionados e pensarmos em desistir.
Devocional nº.3
Chegamos finalmente á mais dolorosa de todas as decepções, a decepcão conosco próprios.aquela que nos pode atirar para a mais profunda depressão e mais custará a combater.
Pedro tinha jurado amor eterno e fidelidade a Jesus, (Mateus 26). E ele estava a falar muito a sério. Porém, durante todo o
processo da crucificação ele recua, e debaixo de pressão, nega três vezes ter conhecido Jesus. Mais tarde, ao lembrar-se
das suas palavras, (Lucas 22:61), Pedro fica e sente-se arrasado com o seu fracasso, (Lucas 22:62). Leitores, vocês já alguma vez perguntáram a Deus: "Senhor, como é que tu podes usar uma pessoa como eu?". Pedro ficou decepcionado consigo próprio. Mas Jesus não. Quando o chamou para o ministério, Jesus já conhecia as suas fraquezas. Já sabia que o seu sincero e tempestuoso discipulo tinha um bom coração, por isso, usou de graça para com ele em vez de o condenar. E ao deixar ordens para dizerem a Pedro, que fossem ter com Ele á Galileia, Jesus reafirmou a Sua escolha sobre o seu discipulo fracassado. O resto da vida de Pedro é a história do Novo Testamento.
Vós, leitores, quando se confrontarem com o fracasso, que fazem?
Não permitam que a decepção vos faça entrar em desespêro. Humilhem-se e arrependam-se. Confessem os vossos pecados.
Não se justifiquem. Aceitem a Graça de Deus e o Seu perdão, pela fé, e não por sentimentos. Não se deixem convencer pelo diabo de que não passam de um caso perdido. Busquem toda a ajuda necessária para voltar ao bom caminho.
Textos enviados pelo Pr.João José Borges


Nenhum comentário:

Postar um comentário