04 abril 2010

PECADO- 2


TEXTO: GENESIS 3.1-8(9-24)

A palavra pecado, do vocábulo grego Hamartia, significa errar o alvo (Tg 4.17; Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.Rm 3.23pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,).
O pecado não é uma deformação psicológica, mas sim um ato voluntário de rebeldia e desobediência do homem contra o seu Criador.
Podemos ainda definir o pecado como:
* Desobediência - Tg 1.3,13-15 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.13 ¶ Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.; Hb 2.2
Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo,
*Transgressão - Tg 1.15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.; 1Jo 3.4Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

A desobediência, na maioria das vezes, está latente, escondida no coração. A transgressão sempre está patente e exposta. Isto significa que toda a ação contra Deus, seja escondida ou revelada, é pecado.
O HOMEM FOI CRIADO PARA VIVER DENTRO DA VONTADE DE DEUS, EM COMUNHÃO COM ELE, ADMINISTRANDO E POVOANDO O MUNDO CRIADO PELO SENHOR.

O pecado consumado,
* provocou a separação do homem do seu Criador (Rm 3:23);
*a perda da sua imagem original moral (Tg 3:9Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.);
* a morte eterna (Rm 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário