27 maio 2010

As amizades e sua influência

Por: Filipe Fontes
Uma das coisas que mais prezamos na vida são nossas amizades.
Raramente encontramos pessoas que não valorizam seus amigos e não se satisfazem no fato de que são bons amigos.
Aqueles que valorizam suas amizades e se esforçam para serem bons amigos estão agindo de acordo com o ensino da Escritura Sagrada.
A Bíblia apresenta as relações de amizade como algo de extrema importância para o homem. Segundo ela, aquele que insiste em viver sozinho, sem a companhia de pessoas amigas, não está vivendo de maneira sábia. O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria. (Pv 18.1). Boas amizades, segundo a Bíblia, trazem força e alegria. O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos (Pv 15.30).
Um ditado popular sobre as amizades talvez tenha sido a frase que mais ouvi durante
a minha infância. Cresci ouvindo minha mãe dizer: “Diga com quem tu andas e direi
quem tu és.”

Confesso que durante a infância não dava tanta importância a ele, mas aos poucos
descobri que esse é também o ensino bíblico a respeito das amizades. O provérbio bíblico que concorda com esse ditado popular é:
Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau (Pv 18.20).

As amizades possuem pelo menos dois impactos em nossa vida.

Em primeiro lugar, as amizades são reveladoras de nosso próprio caráter. As pessoas com quem temos prazer de conviver são aquelas que têm os mesmos interesses e desejos que nós.
Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? (Amós 3.3).

Em segundo lugar, as amizades influenciam diretamente a nossa conduta. Quer queiramos, quer não, conscientemente ou não, as amizades influenciam a nossa maneira de enxergar a vida e de vivenciá-la. Nossos amigos, via de regra são as pessoas com quem buscamos conselhos e orientação para enfrentar os problemas da vida; são os ouvidos que nos ouvem e a boca que por vezes nos direcionam nos caminhos que percorremos em nossa existência. Segundo a sabedoria bíblica, as amizades têm tamanha influência em nosso proceder que podem inclusive nos fazer transigir com nossos princípios.
Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma. (Pv 22. 24-25)
Por isso, o critério mediante o qual escolhemos nossas amizades é muito relevante. Normalmente escolhemos nossas amizades seguindo o critério da afinidade. As pessoas que mais têm coisas em comum conosco, e com quem mais nos simpatizamos num primeiro contato, são, via de regra as que escolhemos para nossos amigos. Mas esse não é o critério bíblico para a escolha de amizades saudáveis. A sabedoria bíblica se preocupa com as pessoas que escolhemos como nossos amigos e, por isso, com base no caráter, estabelece critérios para a escolha de uma boa amizade.

Segundo o livro dos Provérbios as características de um mal amigo, de quem se deve fugir, são: violência (Pv 22. 24-25), intemperânça (Pv 23.20), rebeldia (Pv 24.21), falsidade (Pv 27. 5-6), bajulação (Pv. 28.23), difamação (Pv 16.28), criação de contendas (Pv 6 16-19).

Por outro lado, Provérbios apresenta também as características de uma amizade saudável, as quais todo cristão deve cultivar em suas amizades. São elas: Lealdade (Pv 27.10; Pv 17.17), aconselhamento mútuo (Pv 27.9; Pv. 12.26) perdão (Pv 17.9), honestidade (Pv 27. 5-6), utilidade para o aperfeiçoamento (Pv 27.17) e reconhecimento de Limites (Pv 25.17; 26. 18-19).

As amizades são muito importantes para a nossa vida nesse mundo. No entanto, pela sua influência inevitável, elas podem ser benéficas ou maléficas para o desenvolvimento de nossa vida. Por isso, preocupe-se com duas coisas em relação às suas amizades. Tenha critérios bíblicos para escolher bons amigos, e seja um amigo de acordo com os critérios da sabedoria de Provérbios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário