21 maio 2010

Benção Apostólica




O SENHOR te abençoe e te guarde;
o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
 o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.    
Números 6: 24-26

Na pressa de ir embora para seu lares muitos irmãos em cristo tem deixado de receber a benção apostólica, porque talvez o culto prolongou um pouco mais, ou o evento foi muito longo, desprezando
a bênção apostólica  que  é dada no final do nosso culto ao Senhor, sem perceber que nela encontramos 6  promessas para nossas vidas:
I – “O Senhor te abençoe”
A bênção provém de Deus! Deus é a Origem de toda boa dádiva!
Tiago 1.16-17 “Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”.
Não confundamos, contudo, “bênção” com sucesso de acordo com a minha vontade. A bênção às vezes pode ser o “não” de Deus para algumas coisas que desejo.
A benção do Senhor é essencial em nossas vidas, sem ela nada que fizermos prosperará.
II – “... E te guarde.”.
Apesar das bênçãos de Deus serem “boas dádivas”, o coração do ser humano é corrompido pelo pecado. Por isso, enfrentamos tantos perigos. Perigos “físicos”  e  “espirituais”. 
Salmo 121 “O Senhor é quem te guarda: o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal: Ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.”
Guardar aqui é mais no sentido de ser preservado na aliança com Deus, do que não sofrer um acidente ou passar por aflições. A promessa do Salmo inclui o cuidado da alma (vida), coisa tão esquecida neste tempo materialista.
Se o senhor não nos guardar em vão vigia a sentinela, nele temos a proteção de todo mal
III – “O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti.”.
“Resplandecer a o seu rosto”  significa  a presença de Deus revelada. Para Israel a presença de Deus no deserto era verdadeiramente um brilho em meio à escuridão (Exodo. 40.34-38)
“Sobre ti”, significa que Deus  pessoalmente se revela, se mostra e se relaciona com os que são Seus.
O Senhor é quem revela quais as decisões que devemos tomar diariamente em nossas vidas, qual a sua perfeita e agradável vontade.
IV – “... E tenha misericórdia de ti.”.
Misericórdia em hebraico é hesed, que normalmente é traduzida por “amor”, “bondade”,“benevolência” ou “misericórdia”. Hesed é freqüentemente associado à Aliança (Exodo 20.6; 34.6). A própria Aliança é chamada hesed (Isaías 55.3). O hesed do SENHOR dura para sempre(Jeremias 33.11; Malaquias 7.20). Isaías 54.8; 55.3;
“Misericórdia” em hebraico também pode ser representada pelo vocábulo Rahamim. A raiz desta palavra é rhm, e tem o significado de: útero. Rahamim pode ser traduzida como“vísceras”, “entranhas”, “sentimento de amor”, “compaixão”, “misericórdia”.
 Misericórdia é, assim, o amor perdoador, gracioso, que não desiste de nós apesar de nossos fracassos e equívocos!
As misericórdias do senhor são a causa de não sermos consumidos
V – “O Senhor levante sobre ti o Seu rosto.”.
Significa um clamor para que Deus não esconda Seu rosto e preste atenção em Israel.
Que tragédia é sentir que Deus escondeu o Seu rosto de nós! Esta bênção, portanto, é uma grande necessidade que temos!
Os judeus ortodoxos ainda esperam o rosto de Deus se levantar, mas nós que cremos em Cristo, confessamos que Deus revelou Seu rosto em Jesus, o Messias.
João. 1.14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória como do Unigênito do Pai.
João 1.18: “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus Unigênito, que está no seio do Pai, é quem O revelou”.
É o Senhor que inclina os teus ouvidos para atender as nossas orações.

VI – “... E te dê a paz.”.
O mundo carece de paz. Muito se fala em paz, especialmente nas mensagens de felicitações por conta da “virada do ano”. Há manifestos públicos e desejos privados por paz em todos os níveis de relacionamentos. Mas qual a paz que se procura?
Acompanhamos estarrecidos as manchetes sobre morte, guerra terrorismo de ambos os lados. E o que  todos querem? Paz.Paz por meio da violência é a pior ironia que nós seres humanos criamos.
Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo.”, (João 14.27).
Nós cristãos cremos que a paz tem nome, JESUS! A paz, portanto, só pode ser real quando o Senhor da Paz promovê-la no solo do nosso coração inclinado para a guerra. A paz verdadeira nos relacionamentos, quaisquer que sejam, começa quando o nosso coração se encontra com Cristo e passamos a gozar da paz de Deus! - Romanos 5.1.
 A paz do Senhor enche o nosso coração , não havendo espaço para guerras e confusões.
“O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o Seu rosto e te dê a paz!”.

Não deixe de receber estas bençãos na sua vida, não impeça o  Senhor de te abençoar .

Nenhum comentário:

Postar um comentário