11 maio 2010

MARCAS DE UMA PESSOA DE CONFIANÇA


Pr Edilson Botelho Nogueira
Como água fresca no calor do tempo da colheita, assim o mensageiro de confiança reanima quem o mandou. Provérbios 25:13
Você sabe qual é a pessoa mais procurada no mundo? Numa família, numa empresa, numarepartição pública, numa organização, mais importante do que a inteligência, ou a capacidade profissional, há uma qualidade cada vez mais valorizada no mundo moderno: aconfiabilidade.
Num mundo onde quase tudo pode ser compradocorrompido, violado, a fidelidade, alealdadeconfiança tem se tornado a virtude mais valorizada numa pessoa.
Mas, onde encontrar Fidelidade?
Com o avanço da engenharia genética, a inseminação artificial tem grandes facilidades. Você pode escolher um doador que tenha a cor dos olhos da sua preferência, altura, tipo de cabelo, peso, etc.
Mas você não pode comprar um gene da fidelidade. Sabe por que? Porque a fidelidade é um dom de DEUS. O Apóstolo Paulo afirma:
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade,fidelidade, mansidão, domínio próprio. Gl 5.22
 Fidelidade não é uma herança genética, é uma virtude do Espírito Santo. Você terá que aprender com DEUS a ser uma pessoa de confiança.
Mas a questão essencial é – como posso identificar a pessoa de confiança?
Creio que todos nós aqui queremos ter a reputação de ser uma pessoa confiável. A matéria prima da confiança é a Fidelidade. A fidelidade deve estar presente em três áreas da nossa vida: nos relacionamentos, na profissão e na vida espiritual.
 A. A FIDELIDADE NOS RELACIONAMENTOS.
 O primeiro lugar em que precisamos ser confiáveis é na família, entre os nossos amigos e parentes. Porque ninguém consegue ser confiável profissionalmente se não for confiável na vida familiar.
Que atitudes demonstram a fidelidade nos relacionamentos?
 1.   CUMPRA SUAS PROMESSAS
 A bíblia costuma fazer uma diferença bem peculiar entre o tolo e o sábio – e tem a ver com promessas. O sábio diria:
Os votos que fiz, eu os manterei, ó Deus; render-te-ei ações de graças. Salmos 56:12
Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo. Salmos 116:14
 Mas o tolo é descrito assim:
Quem promete e não dá é como a nuvem e o vento que não trazem chuva. Provérbios 25:14
 A primeira grande prova de confiabilidade está em como você lida com pequenos votos.Para muita gente, pequenos votos são facilmente esquecidos.
- Eu te telefono pra gente combinar isso...
- Eu vou depositar esse cheque 2ª feira...
- Peguei esse livro e devolvo logo...
- Vou dar uma passadinha pra tomar um café...
 DEUS manda que você leve a sério as pequenas promessas, porque somente assim você cumprirá as importantes.
Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. Eclesiastes 5:4
 Confiabilidade começa em família. Quando uma criança fica amolando o pai ou a mãe sobre alguma coisa que a criança quer fazer e eles não, a saída é fazer uma promessa.
- Amanhã nós vamos sair...
- Vou te dar esse brinquedo sábado...
Você sabe como a criança interpreta isso? Ela já se vê no carro saindo com você pra comprar o brinquedo...é uma realidade. Porque, pra criança, pai não mente.
Ouça isso: a causa nº 1 do ressentimento em família, são promessas não cumpridas.
ü    Maridos que prometem consertar uma torneira que pinga na cozinha, trocar uma lâmpada queimada, trocar uma fechadura emperrada, etc.
ü    Pais que prometem tirar uma semana de férias com toda a família, ou jogar bola com os meninos no sábado, e jamais o fazem.
Certo homem chegava do trabalho quando seu filho de 5 anos lhe perguntou:
- Pai, quanto você ganha por hora?
Intrigado com a pergunta o pai disse que aquele assunto não era da sua conta. Mar o filho insistiu tanto, que o pai acabou revelando que ganhava cerca de 35 reais por hora. Ao saber disso o menino disse:
- Pai, você me empresta 10 reais?
O pai, pensando que o menino havia tramado toda aquela conversa somente pra tirar dele aquela quantia, o repreendeu severamente e o mandou de castigo para o quarto, argumentando:
Eu trabalho duro todo o dia pra lhe dar as coisas que você precisa, não pra você ficar comprando tudo que lhe vem na cabeça.
O menino, chorando, foi para o quarto.
Mais tarde, o pai arrependido, foi ao quarto do filho, desculpou-se com ele, e perguntou pra que ele precisava de 10 reais. O menino abriu uma gaveta e tirou uma pequena lata onde havia umas moedas. Mostrou ao pai que ele havia juntado 25 reais, mas para o que desejava, precisava de mais 10 reais.
Então o pai disse:
- Meu rapaz, o que você vai fazer com esse dinheiro todo?
O menino respondeu: - ora pai, com esse dinheiro eu posso comprar você só pra mim, uma hora inteira.”
ü    Filhos que prometem arrumar a cama depois de acordarem, ou que vão estudar um pouco mais pra tirar boas notas, ou que vão lavar a louça do jantar, e jamais o fazem.
 Algumas pessoas já quebraram tantas vezes a sua palavra, que nem adianta mais fazer o sinal da cruz, ou jurar pelo pai ou pela mãe que já morreu, porque ninguém acredita mais.
Você quer ser uma pessoa confiável? Comece hoje mesmo a cumprir os pequenos votos feitos em família.
Tiago ensina:
Mas sobretudo, irmãos meus, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais outro qualquer juramento; porém o vosso sim seja sim, e o vosso não seja não, para não incorrerdes no juízo. Tiago 5:12

2.   VALORIZE O SEU CASAMENTO
 Confiabilidade está para a felicidade no casamento assim como a justiça está para a paz. Se você quer ser feliz nessa vida, valorize o seu casamento autenticando-o com a fidelidade.
Muitas pessoas acham que a infidelidade é adultério. E é, mas não apenas isso. Fidelidade no casamento tem a ver com prioridade, exclusividade. Todo o adultério é basicamente falta de prioridade do cônjuge. Há muitas maneiras de se ter um caso de amor extra-conjugal. Exemplo:
ü    Algumas cônjuges tem um caso de amor com seu trabalho.
ü    Outros têm um caso de amor com o futebol ou com a cerveja depois do trabalho com os colegas de trabalho.
ü    Há pessoas que tem um caso de amor com a televisão, com a internet, com anovela, o cinema.
Eu li de um homem de 42 anos, na Inglaterra (Mitch Hallen), que casou com um monitor de TV, depois de 2 divórcios. Perguntaram a ele por que havia feito essa doidice? Ele respondeu: “Minha televisão me oferece horas ininterruptas de prazer, sem qualquer discussão ou briga.”
 ü    Há alguns que tem um caso de amor com um cargo na igreja, nunca estão disponíveis para dar atenção dentro de casa.
O profeta Malaquias disse certa vez que uma das razões pelas quais DEUS não ouve e não atende orações, é simplesmente porque alguns casais não valorizam o casamento:
Existe outra coisa que vocês fazem: gemem e choram, cobrindo de lágrimas o altar de Deus porque ele já não aceita mais os sacrifícios que vocês oferecem. E cada um de vocês pergunta: “Por quê?” É porque Deus sabe que você tem sido infiel à sua esposa, a mulher com quem casou quando era moço. Ela era sua companheira, mas você quebrou a promessa que fez na presença de Deus de que seria fiel a ela. Malaquias 2.15-16
Cultive a fidelidade no seu casamento, porque ela traz inúmeras recompensas:
Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou...que ela cerque você com o seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz! Provérbios 5.18-19
 Um casal estava entrando na sua festa de casamento, quando o noivo carregou a noiva em seus braços e disse:
Querida, agora, eu e você somos UM.
A noiva deu um beijo no rosto do marido e cochichou no ouvido dele:
- Mas querido, lembre-se, eu sou esse UM.
Valorize o seu casamento com a Fidelidade.
 3.   FIQUE AO LADO DOS SEUS AMIGOS
 Toda a amizade verdadeira passa pelas 4 estações do ano – algumas ocasiões é mais quente, outras mais frias, outras bastante frutíferas e outras bem secas. Mas é aí que você descobre os seus verdadeiros amigos – ele está sempre por perto, sempre ao alcance de uma ligação – venha pra cá.
Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão. Provérbios 18:24
Alguém disse: “Não ande na minha frente, posso não saber como seguir. Não ande atrás de mim, posso não saber guiar. Ande ao meu lado, seja meu amigo.
 Dois amigos caminhavam por um bosque quando um grande urso apareceu. Um deles correu pra uma árvore, subiu e se escondeu entre as folhagens. O outro, não tendo a quem pedir socorro, deitou-se no chão se fazendo de morto. O urso veio, pôs a pata sobre a costa do rapaz, fungou na sua orelha dele, balançou a cabeça, deu um urro e foi embora.
O amigo que havia se escondido na árvore, desceu rindo e perguntando o que é que o urso tinha dito a ele.
“- Ele disse, nunca confie num amigo que o abandona na hora do perigo.”
 Se uma pessoa do seu relacionamento tivesse que escrever uma carta a 3 pessoas com quem realmente pode contar, você receberia uma delas?
Seja fiel, fique ao lado dos seus amigos.
 B. A FIDELIDADE NA VIDA PROFISSIONAL
 Uma das qualidades mais valorizadas no mundo dos negócios é a confiabilidade. Mais importante que ser inteligente, criativo ou eficiente, grandes corporações buscam homens e mulheres confiáveis para os seus quadros.
Você pode cultivar a confiabilidade da sua vida através de 3 atitudes:
 4.   USE E APERFEIÇOE SUAS HABILIDADES.
Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão. Tiago 1:17 
Pesquisadores têm dito que uma pessoa comum tem entre 500 e 700 habilidades. A bíblia fala de algumas delas: habilidades atléticas, habilidades artísticas,  habilidadesarquitetônicasadministraçãocozinharcortar cabelos, construir barcos, fazer doces,debaterdesenharembalsamarentalhar,  arar a terra, pescar, fazer jardim, liderar,administrar, trabalhar como pedreiromoldar, compor música, fazer armas, habilidades com costurapintura, habilidades poéticas, habilidade com filosofia,  mecânica,invençãocarpintarianavegaçãovendainfantariaalfaiatariaensino, habilidades de fazer tendasescrever, etc.
 O que tudo isso ensina? Ensina que DEUS fez um investimento significativo em cada um de nós, dando-nos muitos talentos. Agora, o que ele quer de volta? Fidelidade.
Muitas pessoas procuram desenvolver profissões que nada tem a ver com suas habilidades, vão apenas por um salário. Não admira que estão sempre descontentes.
Você cultiva a fidelidade quando usa, aperfeiçoa e trabalha naquilo que é a sua habilidade. Isso é lealdade para com DEUS e para com o seu empregador.
 Madre Tereza de Calcutá, mantinha uma casa chamada de “Casa dos Morrentes”, onde ela cuidava de crianças que estavam prestes a morrer. Certo Senador do congresso americano, visitando aquela casa e, vendo o amor, a atenção e os cuidados médicos que Madre Tereza dedicava àquelas crianças que em breve morreriam, perguntou:
Como a senhora carregar esse fardo sem se deixar abater com tanta tristeza?
Meu caro senador, eu não fui chamada para ser um sucesso, eu fui chamada para ser fiel.” (Beyond Hunger, Beals)
5.   APROVEITE MELHOR O SEU TEMPO
DEUS espera que sejamos fiéis na utilização do nosso tempo. Há três maneiras de utilizar o seu tempo.
 Você pode simplesmente gastar o seu tempo, dedicando horas e horas a uma atividade cujo o proveito é mínimo. Você ficou a tarde inteira do sábado lavando e encerando o carro. Você sai e pega uma chuva e enlameia todo o carro. A cera protege, mas o proveito é mínimo.
 Você pode desperdiçar o seu tempo. Quando tem algo importante pra fazer no dia seguinte, mas fica assistindo um filme até tarde. Levanta cansado e nem lembra mais como foi o final do filme. É desperdício de tempo.
 Você desperdiça o tempo quando fica relembrando um fracasso passado. Ah se eu tivesse feito isso ou aquilo...
 Você desperdiça tempo quando fica ansioso pelo futuro, quando se preocupa com alguma situação que ainda nem aconteceu.
 Você desperdiça o tempo quando vive no eterno estado de condicional: quando eu meaposentar, quando as crianças terminarem a faculdade, quando eu terminar de pagar ofinanciamento...
 Tudo isso joga fora uma energia que deveria ser usada para uma ação no presente.
 Mas você pode INVESTIR tempo. Investimento é o tempo que você utiliza numa atividade cujo beneficio dura além da sua própria vida.
Foi por isso que Jesus chamou de louco ou tolo o empresário que gastou toda a sua vida investindo em bens materiais que ele não levaria desse mundo:
Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:20 
 Essas são maneiras de você investir tempo em vez de desperdiçá-lo:
1.   Planeje o tempo certo para cada atividade da sua vida.
A bíblia ensina:Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Eclesiastes 3:1
Ninguém tem tempo pra tudo. Alguma coisa você vai ter que renunciar. Isso é planejamento.
 2.   Defina prioridades.
Sempre haverá dois compromissos a cumprir. Defina prioridades. Há compromissos urgentes e compromissos importantes. A falta de prioridade leva ao desperdício do seu tempo.
 3.   Estabeleça uma disciplina.
É aqui que você se torna confiável – quando você obedece a agenda. Você prometeu visitar uma pessoa que está com uma dificuldade financeira. Daí um amigo lhe convida pra jantar no The Royal Palm Plaza. Que você faz? Agradece e faz o que está na agenda. Isso é fidelidade.
 Steven Covey, escreveu um livro intitulado – As primeiras coisas primeiro. Esse autor diz que todo dia temos que tomar decisões, e rápido. Ele classificou os problemas em duas categorias: os urgentes, que requerem de nós uma decisão imediata, e os importantes, que requerem a nossa atenção devido às implicações.
 Ele fez um quadro que nos ajuda a entender isso:
  
1
urgentes
importantes
2
importantes
não-urgentes
3
urgentes
não-importantes
4
não-importantes
não-urgentes
1.    urgentes e importantes = consertar um vazamento de gás na cozinha.
2.    importantes, mas não-urgentes = cultivar um relacionamento, vida de oração, cultivo da sua fé, aperfeiçoamento do seu caráter.
3.    urgentes, mas não importantes = o celular toca no meio de uma reunião.
4.    nem importantes nem urgentes = desperdício de tempo.
 Se você não presta atenção, vai ficar decidindo sempre pelo que é urgente (1 e 3).
Se você quiser ser fiel com DEUS na utilização do seu tempo, concentre seu investimento no quadrante 2. Ali ficam as atividades de valor, porque exigem planejamento, prioridade, disciplina.
6.   FAÇA O SEU TRABALHO PARA DEUS.
Confiabilidade é uma marca de caráter que deve funcionar 24 horas por dia. Isso somente é possível se você se considerar sob os olhos do seu patrão o tempo todo. Então, faça o seu trabalho para DEUS.
Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; Colossenses 3.23-24
 Quando você trabalha pra DEUS, você será fiel tanto no pouco como no muito.
Se você trabalha pra DEUS, você vai usar seus equipamentos de trabalho – a mesa, o computador, o carro ou a verba de representação com muito maior responsabilidade.
 Você conhece a história de um empreiteiro que chamou um construtor de casas que trabalhava com ele há anos, e lhe pediu para construir uma casa.
Deu-lhe a planta e disse: Compre o que precisar, e me mostre a casa quando estiver pronta.
O mestre de obras pegou a planta e foi pra casa. À noite, na mesa da sala, abriu as folhas, olhou e pensou: Dessa vez eu vou finalmente ganhar o dinheiro que sempre quis.
Ele começou a super-faturar a casa, comprando material de qualidade inferior, mas cobrando do construtor como se estivesse usando material de primeira.
Fez então um alicerce fraco, usou madeira velha para o telhado, usou fiação elétrica de baixa qualidade, encanamento reutilizado, revestiu e pintou tudo pra disfarçar todo o desfalque que havia dado ao Construtor.
 Terminada a casa, o construtor foi chamado. Ao chegar lá, viu a casa toda branquinha, cheirando a nova, e elogiou o mestre de obras pelo trabalho, embora não soubesse que a casa apenas parecia segura, mas interiormente, de nenhuma confiabilidade.
 Então disse o Construtor ao Mestre de obras: Caro amigo, temos trabalhado muito durante anos. Por isso queria lhe fazer uma surpresa: aqui está a chave da casa – ela é sua!
 C. FIDELIDADE NA VIDA CRISTÃ
7.   DÊ PROPÓSITO AO SEU DINHEIRO
Certa ocasião, Jesus disse:
Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras?
E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês? Lucas 16.11-12
 Como as habilidades, o tempo, o dinheiro também é uma dádiva do nosso DEUS. e ele espera que coloquemos um propósito no nosso dinheiro.
 Que significa isso?
Você precisa definir onde vai colocar o seu dinheiro antes mesmo de ele chegar às suas mãos.
Uma ONG que prestava auxilio a pessoas carentes, pediu um donativo a um empresário muito rico.
Então ele disse: Você me procuraram porque sabem que eu tenho muito dinheiro. A causa de vocês é nobre, mas vocês não sabem de muita coisa. Por exemplo, vocês sabem que eu tenho uma mãe muito idosa que precisa de uma enfermeira 24 horas por dia?
- não, não sabemos.
Vocês sabem que a minha irmã tem oito filhos pra cuidar e ela é sozinha?
- não, não sabemos.
Vocês sabem que eu tenho um filho viciado em drogas internado numa clínica caríssima?
- não, não sabemos.
Ora, se eu não dou um centavo pra eles, você acha que eu daria alguma coisa pra vocês?
 Comece a dar destino antecipado ao seu dinheiro, porque DEUS espera que você seja fiel. Quando você recebe o seu salário, exercite a fidelidade:
1.    Separe primeiramente a 10ª parte – o seu dizimo, porque se você é fiel nisso, será fiel em todo o resto do seu dinheiro.
2.    Pague em dia as suas contas, por isso gaste somente o que você pode gastar.
3.    Se possível, faça uma reserva para algum projeto importante.

8.   FIRME POSIÇÃO EM SUA IGREJA
Essa atitude fala da nossa fidelidade uns com os outros. Somos membros do Corpo de Cristo, e somos ligados uns aos outros pelo Espírito de Cristo.
Precisamos estar juntos para lutarmos contra o mesmo inimigo – o império das trevas.
De alguma maneira, fazemos parte de um exército espiritual. Por isso a fidelidade à sua igreja local é tão importante.
 Imagine um soldado que se alista durante para lutar pelo seu País. Mas quando chega diante do oficial de alistamento ele diz:
olha, eu vim me apresentar,  mas eu não quero me fixar em nenhum batalhão específico. Se eu não gostar do meu comandante, quero mudar de comandante. Se a batalha estiver muito perigosa, eu quero mudar pra um escritório.
 Você acha que algum exército aceitaria um soldado assim?
Bem, a igreja aceita, e está cheia deles.
 São irmãos que se filiaram a uma igreja local, mas não se acham obrigados a nada, e não dão qualquer prova de fidelidade.
São apenas espectadores, assistentes de culto.
São infiéis no horário, infiéis na participação do sustento, infiéis na colaboração com os que estão nos ministérios, infiéis no dízimo, infiéis na submissão às autoridades. Por isso não são confiáveis.
A nossa fidelidade faz toda a diferença no mundo.
Quero lhe dizer que se você for fiel à sua igreja, fiel ao seu chamado, fiel aos seus irmãos, DEUS lhe fará experimentar muitas alegrias.
No início do Século 19 (cerca de 1810), um velho pregador no interior da Escócia foi procurado por um diácono antes do culto e disse:
- Reverendo, eu penso que deve haver alguma coisa errada com o seu ministério. O senhor pregou um ano inteiro e apenas uma pessoa se converteu, e é apenas um rapaz.
 O velho pregador, profundamente abalado respondeu:
- Eu sei meu irmão, mas DEUS sabe que eu tento cumprir o meu dever.
Aquele culto foi muito difícil para o pastor da igreja.
Quando terminou, ele começou a pensar em pedir demissão do seu cargo.
 Quando todos foram embora, um menino procurou o pastor e disse:
Reverendo, o senhor acha, que se eu estudar muito e trabalhar duro, um dia eu poderei ser um pregador ou, quem sabe, até um missionário?
 O pastor com lágrimas nos olhos respondeu:
- É claro Roberto, vejo a mão de DEUS nisso, que DEUS te abençoe, eu creio que você será um pregador.
 Mais de meio século depois desse encontro, em 1870 a Inglaterra recebia seu mais famoso missionário vindo da África. Ele havia trabalhado por 54 anos como missionário, abrindo dezenas de postos avançados, ganhando para Cristo o mais temíveis chefes de grupos selvagens africanos, traduzindo a bíblia para vários dialetos. Os nobres de Londres o convidavam para jantar, igrejas lotadas esperavam o seu relato.
Era Robert Moffat, um dos mais notáveis missionários para o continente africano, de quem alguém disse: “apenas uma pessoa se converteu, e é apenas um rapaz.”
Quando Moffat faleceu, um jornal de Londres disse: “Talvez nenhuma alma vivente tenha sido tão genuína...”
 DEUS não nos pede resultados, ele pede a nossa fidelidade. Seja fiel a DEUS, seja fiel aos seus irmãos, seja fiel ao seu ministério. E espere as grandes surpresas de DEUS.
 Durante uma noite de terrível tempestade, um casal de idosos, procurou abrigo num pequeno hotel de uma cidade. Ao chegarem à recepção, foram atendidos pelo gerente, que informou-lhes não ter nenhum quarto disponível. Mas disse:
“- Mas eu não posso deixar um casal como vocês saírem no meio da tempestade. Vamos fazer o seguinte, vocês vão dormir no meu próprio apartamento.”
O casal, embora constrangido, aceitou a oferta.
No dia seguinte, aquele senhor pagou a despesa e disse:
- Você deveria estar gerenciando o melhor hotel do Estados Unidos. Um dia desses eu vou lhe construir um...”
O gerente pensando ser uma graça do hospede, rindo, agradeceu.
Alguns anos depois, o gerente recebeu uma carta pedindo que fosse a um determinado endereço, no centro da cidade de Nova York. Havia uma passagem de avião no convite.
Ao chegar no cruzamento da 5ª Avenida com a Rua 34, na frente de um magnífico edifício, esperava aquele hospede da noite da tempestade. Com um sorriso no rosto disse:
- Olha, esse é o hotel que eu construí pra você gerenciar.
 O construtor era o senhor William Waldorf Astor, e o hotel era o Waldorf-Astoria. O seu primeiro gerente foi George C. Boldt, cujo o trabalho levou o hotel à fama de o melhor serviço do mundo. Uma bela recompensa para um homem de confiança.
 Quero desafiar você a se tornar um homem, uma mulher de confiança para DEUS.
Faça isso, aprendendo com DEUS. Peça a DEUS fidelidade. Ore por isso. Peça ao Espírito Santo que desenvolva a confiabilidade na sua vida. Que um dia, você ouça Jesus lhe dizer:
 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel, já que foste fiel no pouco, confiar-te-ei o muito; entra no gozo do teu senhor.  Mateus 25:21 


Minha fonte:www.igrejashalom.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário