05 maio 2010

MEU O LAR É CRISTÃO?

 Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (At. 16:31)

Josué 24:14-16

Como está o seu lar? Você o ama? Se você pudesse, mudaria alguma coisa em seu lar?  Ele é um lar cristão?  O lar é a unidade social estabelecida por Deus no Jardim do Éden e é o lugar onde nos refazemos do labor de cada dia. O lar cristão deve ser baseado no amor mútuo entre pai, mãe, filhos e demais membros da família. A maneira como o crente vive no seu lar influenciará de forma decisiva o seu testemunho pessoal.

1 – o lar cristão tem a família como base
A família é a base do lar. O lar não é simplesmente uma casa, onde a família se reúne. Ele é muito mais do que isto. O lar é a dimensão física que traduz o propósito de Deus para a família, instituída por Ele através de Adão e Eva (Gn 2:18).
Jamais foi desejo de Deus que o homem tivesse uma vida solitária. Daí a decisão de  fazer-lhe uma companheira que lhe fosse idônea. A idéia aqui é basicamente de companheirismo, solidariedade, respeito mútuo e vida em comum.
O lar é, portanto, a expressão maior da unidade familiar, onde as qualidades de cada um podem ser demonstradas na vida de cada membro da família e no seu relacionamento de paz e amor, uns com os outros (Jo 13:34; Rm 12:10)

2 – O LAR CRISTÃO É A BASE DA SOCIEDADE
Os lares formam a sociedade em que vivemos. Lares desagregados vão também corresponder a uma sociedade desagregada. Esta é a razão pela qual satanás procura subverter os princípios divinos estabelecidos para o lar (2 Co 11:3).
O objetivo de satanás é destruir os lares e para isso ele tem disseminado a infidelidade conjugal, o desrespeito aos pais, a falta de diálogo, o sexo antes do casamento e todos os  valores que ferem a Palavra de Deus.
Cada um de nós tem um importante papel a desempenhar em nosso lar, pois, como luz deste mundo, devemos afastar as trevas e deixar que a claridade exponha os perigos e traga segurança, iluminando a caminhada do lar (Mt 5:14-16).

3 – O LAR CRISTÃO É A EXTENSÃO DA IGREJA
Assim como a sociedade, a igreja é formada por lares. Cada crente pertence a uma família distinta que, juntos, adoram a Deus em espírito e em verdade, formando a grande família de Deus, ajustada e totalmente ligada como um verdadeiro corpo (Ef 4:15,16).
Sendo assim, podemos afirmar que o lar é a extensão da igreja. Isto significa que o bom testemunho cristão deve começar a ser vivido no próprio lar. Não é possível ter um comportamento de crente na igreja e ter um comportamento de incrédulo no lar (Mt 5:37)
Onde estivermos ali estará também a igreja de Jesus Cristo, e isto inclui o nosso lar. Por isso devemos fazer do nosso lar o ponto de apoio para conquistarmos outras vidas que ainda não conhecem Jesus como Senhor e Salvador.

CONCLUSÃO: Muitos têm perdido o interesse de conhecer a Cristo por causa do mau testemunho nos lares que se denominam cristãos. Mas, não há bênção maior neste mundo do que um lar fundamentado nos padrões morais e éticos da Palavra de Deus, onde Cristo é a cabeça e a sua presença enche tudo e todos de alegria, paz e amor. O lar cristão é um refúgio da tempestade do pecado e dos problemas do mundo lá fora. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário