14 julho 2010

O CARATER

O  CARATER
O bom carater é uma das caracteristicas que deve marcar a vida cristã de qualquer homem e mulher que diz amar ao Seu Senhor. O carácter é o conjunto das disposições estáveis de qualquer individuo. Estas disposições que deverão ser permanentes e profundas, deverão dirigir as  reacções da pessoa na sua relação com o meio ambiente, definindo o seu modo habitual de agir e constituem a sua individualidade psicológica.
 
O caráter para um cristão deve ser algo extremamente importante
É por ele que cada cristão é avaliado , conhecido e classificado. 
 
É normal, hoje em dia, ouvirmos falar de um bom ou mau carácter.
 
Como cristãos naturalmente que devemos ter cuidado em promover o nosso carácter de uma forma que nos aproximemos do nosso modeloJesus Cristo.
 
O Senhor Jesus é manso e humilde coração - que é o que infelizmente alguns cristãos não têm - Tais caracte-risticas são reais no Seu carácter.. Importa, pois, sermos Seus imitadores como Seus filhoa amados.
 
Colossenses 3:12
Pela boca do apóstolo Paulo, estamos aqui perante um imperativo extremamente relevante e importante para considerarmos, no sentido do enriquecimento do nosso carácter enquanto cristãos em Jesus.
 
Revesti-vos
A necessidade enorme do revestimento vem porque algo nos define e nos diferencia. Estamos a percorrer um
caminho e importa-nos estarmos conscientes de que ele é temporário, passageiro e transitório, mas transporta-mos connosco uma marca: a Marca de Jesus ou seja  eleitos de Deus, santos e amados.
 
Esta condição nos envolve num privilégio especial mas, ao mesmo tempo envolvidos numa grande responsa-
bilidade.
 
Esta responsabilidade é exactamente aquilo que temos de realizar para estabelecermos o revestimento do noss
carácter para que a cada dia melhor nos pareçamos com Jesus.
 
Para que o revestimento funcione temos de ser prudentes na escolha dos materiais, porque vendo bem, quand
chegarem as tempestades, os obstáculos como iremos enfrentá-los? Temos de construir a casa na Rocha,
"Temos de nos revestir do Senhor Jesus...", Romanos 13:14, ou seja não dando qualquer espaço ás nossas ten-
dências naturais e carnais: "Fazei pois morrer a vossa natureza terrena", Colos.3:10 e 3:8.
 
Vamos então aos materiais que o Espirito Santo coloca á nossa disposição, materiais de altissima qualidade
para que o revestimento divino possa funcionar.
 
termos afetos de misericórdia
São virtudes que devem instalar-se no mais profundo do nosso intimo para embelezar o nosso carácter.
 
Mansidão
Jesus personifica a mansidão e n´Ele está o exemplo supremo: manso de coração!
 
É tão importante esta virtude que na verdade em todos os grandes homens ao longo da História, alguns até
nem eram cristãos, a mansidão se destacou nas suas vidas para preservar as suas obras e estimular o exemplo.
Foi com Moisés, com Indira Ghandi, Luther King, Nelson Mandela. Mas de todos e em todos Jesus Cristo foi o
exemplo supremo.
 
Bondade
Esta virtude em termos práticos se traduz por gentileza, generosidade, fazendo o bem sem olhar a quem.
 
Humildade
Trata-se da virtude mais dificil de permanecer, sobretudo, quando  alguns cristãos se destacam ,infelizmente, 
pela negativa quando não querem abrir mão dessa humildade de que deveriam estar revestidos e desatam a dar
protagonismo demasiado ao SEU EU, e isto, ás vezes, diante da opinião pública. Paulo recomendou a Timóteo que não entrasse em contendas, mas parece que o conselho paulino morreu lá na igreja primitiva e não res-
suscitou. Nisto  temos Jesus como exemplo supremo que "teve por usurpação não ser igual ao Pai..." O nosso
EGO não pode subsistir, mas ser crucificado.
 
longanimidade
Colossenses 3:13/14
longanimidade é a paciência divina, a constância, a resistência . "Suportai-vos uns aos outros, perdoais-vos
mutuamente..."
 
Texto restaurado pelo Pr.João José Borges
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário