30 julho 2010

O CRENTE E A TENTAÇÃO

Tiago 1:12-15

Você sabe o que é tentação? Você já passou pela experiência de ser tentado? Tentação  são pensamentos que invadem a nossa mente querendo nos seduzir à prática do mal em desobediência à vontade de Deus. Apesar de ser de procedência maligna, a tentação, quando não consumada, não se constitui em pecado.

1 – PRECISAMOS conhecer os agentes da tentação
O diabo. A Bíblia ensina que o desejo de ser igual a Deus levou o diabo a formar um exército angelical e marchar contra o Senhor. Expulso do céu, ele se transformou no príncipe das trevas e tenta de todas as formas nos derrubar, atuando sorrateiramente, de maneira que nem percebemos que ele está por trás das tentações que enfrentamos em nosso dia-a-dia.
O mundo. Com a queda no Jardim do Éden a natureza humana ficou sujeita ao pecado. Por si só o homem não é capaz de vencer as muitas tentações que o atacam neste mundo, pois a tendência para o pecado está impregnada em todo o nosso ser e só mediante o sepultamento do velho homem conseguiremos restabelecer a natureza decaída.
A carne. É através da carne que a sensualidade se manifesta, declarando guerra ao espírito que deseja agradar a Deus e nós só conseguiremos vencê-la através da oração, do jejum e da consagração da nossa vida ao Senhor.

2 – PRECISAMOS SABER COMO A TENTAÇÃO SE MANIFESTA
Através do corpo. O ser humano possui necessidades básicas que precisam ser satisfeitas. No entanto, o corpo se torna um dos principais veículos para a consumação da tentação, por causa do desejo desenfreado para satisfazer os prazeres carnais.
Através da alma. Sabemos que a nossa alma se manifesta e se comunica com o mundo exterior através dos sentidos do corpo. Ela também precisa ser purificada com a Palavra de Deus para não se corromper e nos afastar da presença do Senhor (2 Co 11:3).
Através do espírito. O espírito e alma são inseparáveis e constituem o nosso homem interior. Quando não há conversão à Cristo, esses dois elementos contribuem para a consumação do pecado, através do corpo. Por isso, é necessária a atuação do Espírito Santo  na limpeza do nosso coração (Tito 3:5).

3 – O CRENTE PRECISA SABER VENCER A TENTAÇÃO
Sujeitando-se. Só mediante a sujeição do nosso querer à vontade do Senhor conseguiremos vencer o diabo no seu intento de nos destruir. Mas isto só é possível através da oração, leitura da Bíblia e comunhão com o Senhor (Tg 4:7)
Resistindo. O diabo é o mentor da primeira tentação, no jardim do Éden, onde o homem foi enganado e afastado da glória de Deus. Hoje, com a ajuda do Espírito Santo e o revestimento do poder de Deus temos de resistir às astutas ciladas do diabo para nos destruir.
Fugindo. Não é covardia fugirmos da oportunidade de pecar. Neste caso, fugir significa prudência, força e vontade de Deus. Quanto ao diabo a ordem é resistir e quanto à tentação a ordem é fugir. O crente corajoso foge! Foge do pecado.

CONCLUSÃO: Deus sempre está à disposição quando somos tentados. Ele não olha passivamente, mas intervém ativamente; não somente limita a força da tentação, mas mostra o caminho do escape; não quer que pequemos, por isso faz tudo para que vençamos a tentação (1Co 10:13). Amém!

Semana de 12 a 18/04/2010 – Prs. Jário e Lúcia.
(Adaptado da revista Discipulado - CPAD)

Um comentário: