30 julho 2010

O CRISTÃO E O PERDÃO

Você sabe o que é perdão? Nem todos possuem a capacidade de entender o milagre do perdão de acordo com os princípios da Palavra de Deus. Perdoar significa doar-se a si mesmo, sem buscar retribuição. Perdoar é dar amor quando o outro espera ódio; dar absolvição quando o ofensor merece castigo; dar com preensão quando o agressor aguarda vingança. Através do perdão a pessoa ofendida permite a liberdade de quem o agrediu, esquecendo-se da ofensa.

1 – O QUE É PERDÃO
Perdoar é doar. Um doar que envolve renúncia, diálogo, presente e sacrifício, pois que m perdoa desiste voluntariamente de seus diretos. Não exige reparação pela mágoa que sofreu nem acerta as contas.
Quem perdoa sai do mundo do mundo da lei e entra no da misericórdia. Sente-se feliz em conceder uma chance ao ofensor sem querer nada em troca, pelo contrário, faz concessões. Presenteia o amor para quem não merece. Paga o mal com o bem, mesmo sabendo que não será correspondido.
Você é capaz de se sacrificar para perdoar alguém que lhe feriu? Saiba que o perdão é uma das mais poderosas mensagens que você pode pregar ao mundo, pois quando perdoamos alguém demonstramos que estamos prontos para enterrar o nosso orgulho e demonstrar o amor de Deus àqueles que nos ofendem.

2 – O QUE NÃO É PERDÃO
Não é deixar o tempo sarar. Perdão é uma atitude de espera silenciosa e paciente pela mudança de quem errou. O erro não aparece e nem desaparece por acaso. Deixar o tempo sarar é fugir da responsabilidade cristã. Para que haja perdão, o ofendido tem que agir.
Não é “fazer as pazes”. Quem errou precisa saber claramente que é um transgressor. Tanto o perdoador quanto o perdoado têm de ter consciência da falta cometida para seguirem adiante e concretizarem o perdão.
Não é apenas dizer: “eu te perdôo”. Você não pode evitar a dor do sacrifício. Quem ama, perdoa e padece porque o amor tudo sofre (1 Co 13:4, 7). Somente as palavras, não causam efeito algum é preciso demonstrar o perdão através das atitudes também.

3 – COMO DEVO PERDOAR
Seja realista. Faça uma avaliação do erro para que seja tomada uma atitude a partir da verdade. Se não fizer isso, você pode ser levado por exageros, emoções e inexatidões, enxergar tudo distorcido e tornar o perdão algo muito difícil de acontecer.
Lembre-se que você também já foi perdoado. Você perdoa não porque seja “bonzinho” ou "melhor" do que os outros, pois ninguém está livre de ofender alguém e, desta forma se igualar ao ofensor. E tanto um como o outro, não têm capacidade própria para perdoar, pois só Deus perdoa o ofendido e o ofensor.
Abra mão dos seus direitos. O mundo diz que você tem de agir contra a pessoa que o feriu, fazendo-a pagar pelo erro cometido. Porém, quando perdoamos, o orgulho, a justiça, os direitos e tudo mais desaparecem, pois todo o seu ser busca a restauração do outro.

CONCLUSÃO: Exercite o perdão, pois quem perdoa permite que Deus anule também as suas ofensas (Mt 6:14). Além do perdão de Deus, você se livra das tensões e doenças. A falta de perdão prejudica o nosso crescimento espiritual e diminui a nossa capacidade de amar. Amém!

Semana de 03 a 09/05/2010 – Prs. Jário e Lúcia.
(Adaptado da revista Discipulado - CPAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário