30 julho 2010

SABEDORIA

1) Qualidade que inclui bom senso e atitudes e ações corretas
(Pv 4.7; 7Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão.
Tg 1.5;5Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.
Tg 3.1717A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento).
Em Pv 8 a Sabedoria é uma pessoa, apontando para Cristo (1Co 1.30). 30Porém Deus uniu vocês com Cristo Jesus e fez com que Cristo seja a nossa sabedoria. E é por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
2) Conhecimento secular, humano
(1Co 1.19)19Pois as Escrituras Sagradas dizem:“Destruirei a sabedoria dos sábios e acabarei com o conhecimento     dos instruídos.”.
SABEDORIA

VISÃO GERAL
A sabedoria é a habilidade de direcionar a mente de uma pessoa ao entendimento completo da vida humana e a sua realização moral. A sabedoria é uma capacidade especial, necessária para a vivência humana completa; pode ser adquirido através da educação e aplicação da mente.

A SABEDORIA DIVINA
Apesar do termo "sabedoria" ser usado primeiramente no Velho Testamento tendo como referência os seres humanos, toda sabedoria vem de Deus.
 A sabedoria forma uma parte central da natureza de Deus. Deus criou o universo com sabedoria (Provérbios 3:19) 19Com a Sabedoria o Senhor Deus criou a terra;e os seres humanos (Salmos 104:2424Ó Senhor, tu tens feito tantas coisas e foi com sabedoria que as fizeste.A terra está cheia das tuas criaturas.). Desta maneira, a sabedoria, na sua conotação positiva, é algo que é inerente em Deus, refletida na criação e parte da razão da existência humana.

A sabedoria na criação é refletida na forma e na ordem como emergiu do caos primitivo. A sabedoria de Deus é expressa na criação da humanidade o que significa que a vida humana também pode ser marcada pela forma e pela ordem e que o sentido da vida pode ser encontrado no mundo criado, o qual contém marcas da sabedoria divina. A sabedoria de Deus é criativa, proposital e boa; não é a mera atividade intelectual de Deus. O potencial para a sabedoria humana está enraizado na criação da humanidade. Criado pela sabedoria divina, os seres humanos têm dentro deles uma capacidade de sabedoria dada por Deus. Assim, é importante entender a sabedoria humana sem antes entender o seu antecedente necessário, a sabedoria divina.
A SABEDORIA HUMANA
O tipo positivo e especial de sabedoria dos seres humanos não pode ser entendido à parte de Deus. Primeiro, a sabedoria humana só é possível por causa da sabedoria divina presente na criação; o potencial para sabedoria existe somente porque Deus o criou. Segundo, se a sabedoria for desenvolvida no ser humano, o ponto de partida tem que ser Deus - especificamente, Deus tem que ser temido e reverenciado. Esse conceito hebraico de sabedoria é bem diferente do conceito grego.

A sabedoria humana, na concepção hebraica, é desta maneira, um desenvolvimento da mente, uma expansão de conhecimento e um entendimento tanto do significado da vida quanto como essa vida tem que ser vivida.
Os sábios não são os mais inteligentes da sociedade israelita, mas como o livro de Provérbios deixa claro, eles eram aqueles cujas vidas eram caracterizadas pelo entendimento, paciência, diligência, confiabilidade, autocontrole, modéstia e virtudes similares. Em uma palavra, o homem sábio era o homem temente a Deus. A partir desta concepção geral de sabedoria, emergiu uma categoria especial de homens na Israel antiga, os homens sábios. Apesar da sabedoria não ser limitada para eles, eles eram responsáveis pelo crescimento e pela comunicação da sabedoria em Israel. Os homens sábios formavam uma das três classes existentes de pessoas religiosas. Primeiro tinham os sacerdotes e os levitas, cuja as responsabilidades eram primeiramente dentro do contexto da religião estabelecida. Eles eram servos do templo e líderes de adoração e também tinham algumas responsabilidades na área da educação religiosa. Depois tinha os profetas, os porta-vozes de Deus para o povo de Deus. Logo em seguida tinham os homens sábios. De uma certa perspectiva, eles possuíam a tarefa mais secular dos três grupos. Eles estavam envolvidos em uma variedade de tarefas, desde administração governamental até educação moral e secular. Como educadores morais, eles instruíam as pessoas jovens de seus dias, não em como ganhar a vida, mas em como vivê-la
.
A verdadeira sabedoria
13Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. 14Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. 15Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário