14 julho 2010

UNIDADE E COOPERAÇÃO


Acredito que o desejo de todo filho de Deus é que haja um crescimento da igreja do Senhor Jesus em todos os aspectos, principalmente na salvação das almas.
Mas, é interessante mencionarmos a respeito da igreja primitiva relatada no livro de Atos dos Apóstolos para nos referirmos a este tão importante assunto de crescimento.
De acordo com o relato bíblico de Atos 2:42-46 a igreja primitiva cresceu poderosamente em sua época sem recursos tecnológicos como temos hoje.
E isso ocorreu porque possuía em seu interior dois fatores importantes: unidade e cooperação.
Se observarmos bem este trecho do Livro de Atos notaremos que além da igreja primitiva ser ativa e obediente era também aberta ao aprendizado e desfrutava de uma unidade na oração e comunhão entre os seus membros.

Se realmente desejamos o crescimento sadio da nossa igreja local precisamos desenvolver nela a unidade.
Vivermos em unidade é andarmos no mesmo espírito (pensamento/alvo/projeto) e no mesmo parecer (acordo). É ausência de divisão, heresia e espírito faccioso – 1 Coríntios 1:10 / Tiago 3:14-16
Precisamos entender que Deus age na unidade entre as pessoas.
Em meio a tantas perseguições a igreja primitiva era unida e por isso cresceu volumosamente.

Podemos ver ainda, pela Palavra de Deus, que um dos problemas tratados nas epístolas paulinas e nas epístolas gerais é justamente a falta da unidade da igreja.

Além da unidade entre seus membros a igreja primitiva desfrutava da cooperação dos mesmos.
Para que a igreja cresça é de fundamental importância a cooperação de seus membros para este fim.

Somos diferentes uns dos outros e possuímos aptidões que se completam.
Temos que enxergar a igreja como um corpo.
O corpo tem muitos membros sendo que cada membro possui a sua função específica.
Ninguém faz nada sozinho. Somos dependentes da cooperação de todo o corpo.
Quando vivemos em unidade e cooperação enxergamos o quão importante é o serviço alheio para que o nosso alvo no reino de Deus seja alcançado.


E ao lermos Romanos 12:4-5 vemos a necessidade da unidade e cooperação entre esses dons no seio da igreja, afinal somos membros uns dos outros. Fomos chamados a servir uns aos outros.
Veja só, se a mão não tivesse o auxilio dos olhos ela encontraria dificuldades para pegar o que deseja...assim também se a boca não tivesse o auxilio das mãos também encontraria dificuldades para se alimentar. Imagine a perna sem o auxilio do joelho...ficaríamos com um andar um pouco esquisito e dificultoso, não é mesmo?
Assim é a igreja...Todos são importantes e exercem funções fundamentais para um bom crescimento de todo corpo como vemos em Efésios 4:16.

A conclusão que chegamos então é que se realmente desejamos o crescimento da igreja precisamos nos envolver em unidade e cooperação com a mesma.
Podemos servir a Deus e aos irmãos conforme o dom que recebemos e Deus será glorificado nisto.
Precisamos reconhecer a igreja como um corpo e valorizarmos assim o trabalho de nossos irmãos que possuem aptidões diferentes das nossas. Eles nos completam neste árduo trabalho.

Que Deus possa encontrar em nós um espírito voluntário através do qual estejamos abertos ao aprendizado e ao serviço no reino de Deus, pois, assim agia a igreja primitiva e assim cresceu sem explicação e até mesmo sem muita técnica humana.

Que Deus te abençoe no Nome de Jesus.
 Júlio César de Sena

Um comentário: