25 setembro 2010

Caráter



 

CARÁTER

 

 

 

Caráter e Inteligência são os dois pólos para exibir as qualidades de um homem. Um sem o outro é boa sorte pela metade. Não basta ser inteligente, preciso também ter predisposição de caráter. A má sorte do tolo é desconsiderar sua condição, ocupação, vizinhança e amizades.

 

O saber e  o valor contribuem em conjunto para a grandeza. Essas duas qualidades , sendo imortais, tornam o homem imortal. A pessoa é tanto quanto sabe, e o sábio tudo pode. Um home sem conhecimento é um mundo às escuras. É necessário ter olhos e mãos, ou seja, juízo e fortaleza. Sem valor, a sabedoria é estéril.

 

Para ser íntegro, é preciso estar sempre do lado da razão com tal firmeza que nem a paixão do povo nem a violência façam com que se desvie dela. A integridade tem pouco seguidores constantes. Muitos a elogiam, mas poucos a praticam.

 

Outro seguem até o limite do perigo: então os falsos importam de ser contra a amizade, ao poder e a própria conveniência. Já os incompetentes elaboram desculpas sutis, seja por qualquer motivo. O homem constante, no entanto, considera a dissimulação uma traição e valoriza a sinceridade.

 

Está ao lado da verdade, e se por acaso se afasta dos mentirosos, não é por inconstância, mas porque tem a razão ao seu lado.

 

Valores profundo são como os brilhos interiores do diamante, ou seja, o interior do homem deve valer o dobro do seu exterior. Há pessoas que são pura fachada, como uma casa inacabada por falta de dinheiro. Pode impressionar com as saudações iniciais, mas imediatamente se convertem ao silêncio, pois onde não há uma contínua corrente de inteligência as palavras se esgotam.


 
Marco Aurélio
marcoaureliocicco.wordpress.com

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário