29 setembro 2010

Como ACABAR um CASAMENTO (ou relacionamento) em 60 SEGUNDOS


 

 

Como ACABAR um CASAMENTO (ou relacionamento) em 60 SEGUNDOS

 

Você já teve a oportunidade de visitar uma fábrica de artefatos artísticos de vidro, onde os especialistas sopram tudo e os transformam em peças de surpreendente beleza?

Fabricar esses ornamentos para sofisticadas bebidas é tarefa longa e delicada, bastando um instante de descuido para que uma queda transforme os raros recipientes em fragmentos informes de vidro comum.

Não quero fazer uma comparação tão direta com o matrimônio e outros relacionamentos, e o nosso título certamente exagerou na contração do tempo para este desastre, mas existem coisas que permitem trazer essa imagem para uma vida em comum.

A vida "a dois" é a mais delicada e perfeita sociedade que se pode construir, e a união vai perdurar à medida que cada um dos parceiros puder concordar, mais ou menos, com o outro, fato comentado pela Palavra de Deus:

"Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Am 3:3)

Da mesma forma em que é moldado o vidro, com calor, a relação entre duas pessoas tem seu início movido por escaldante paixão, o que torna tudo maleável e de fácil ajuste.

Com o passar do tempo, e com os ventos dos acontecimentos soltando baforadas gélidas sobre o que foi construído, a relação se enrijece, de modo que qualquer tentativa de mudar sua forma pode levar à destruição.

Esta derrocada, em geral, vai se estabelecendo passo a passo, mas tem como verdadeiro instrumento o poder da palavra.

Um afirma algo e, em lugar de responder como antes: "Claro benzinho", o outro imediatamente retruca em desacordo, o que gera a réplica, a tréplica, a discussão, a contenda, a tristeza.

O pior de tudo é que tais discussões não se encerram ali mesmo, embora em algumas ocasiões possa transparecer que assim é.

Como um vulcão, a leve nuvem de fumaça que surge no topo indica imensas reservas de lava que estão lá nas profundezas, prontas a explodir a qualquer momento.

É assim que, embora as origens estejam perdidas no passado, como que escondidas, aqueles 60 segundos podem fazer toda a diferença.

A grande solução está na orientação das Escrituras, cujo ensinamento é no sentido de nos afastarmos do calor do desentendimento com uma palavra amorosa, e jamais pagar o mal com o mal (I Ts 5:15):

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." (Pv 15:1).

 

Marco Aurélio

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário