29 setembro 2010

Não Queremos Perder

NÃO QUEREMOS PERDER

 

 

Esses dias, um aluno meu me perguntou qual é minha reação diante da perda de algum parente ou amigo querido.

 

Claro que Deus sempre me confortou, mas é necessário entender o momento difícil. E entendo o seguinte:

 

Primeiro: não queremos perder. É lógico não querer perder.

 

Por mim, não deveríamos ter de perder nada: Nem saúde, nem afetos, nem pessoas amadas.

 

Mas a realidade é outra: Experimentamos uma constante alternância de ganhos e perdas.

 

 

Segundo: Perder dói mesmo. Não há como não sofrer.

 

É tolice dizer não sofra, não chore. Podemos até desejar isso, Mas são as únicas palavras que nos vem nesse momento. A dor incomoda.O luto também.

 

Terceiro: Precisamos de recursos internos para enfrentar a tragédia e a dor.

 

A força decisiva terá que vir de nós, de onde foi depositada a nossa bagagem. No meu caso, a minha forço vem de Deus.

 

Lidar com a perda vai depender do que encontrarmos ali.

 

A tragédia faz emergir forças inimagináveis em algumas pessoas.

 

Por mais devorador que seja, o mesmo sofrimento que derruba faz voltar a crescer. É aí que o Espírito Santo age.

 

Quando estamos sofrendo não temos de pedir licença para sentir, e esgotar a dor.

 

Chorar é necessário, ou a dor ficará soterrada, seu fogo queimando nossas últimas reservas de vitalidade e fechando todas as saídas.

 

Aprendi que a melhor homenagem que posso fazer a quem se foi é viver como ele gostaria que eu vivesse: bem, integralmente, saudavelmente, com alegrias possíveis e projetos até impossíveis.

 

Fazendo a diferença, e buscando o excelente de Deus a cada dia.

 

Pense nisso.

 

Abraço.


 

Marco Aurélio

marcoaureliocicco.wordpress.com


__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário