11 outubro 2010

COMO COMEÇAR A ESTUDAR A BÍBLIA?


   
ERRAIS, NÃO CONHECENDO AS ESCRITURAS, NEM O PODER DE DEUS"
Jesus Cristo
ESTUDAR: Aplicar a inteligência para aprender, entender, comprender, examinar, analisar, observar. 

LER: Ver o que está escrito, proferindo ou não as palavras. Conhecer, interpretar por meio da leitura. Ler e estudar - ver e interpretar o que está escrito. 

COMO COMEÇAR A ESTUDAR A BÍBLIA? 

Sugestão por onde começar: 

EVANGELHO DE JOÃO: Neste evangelho, você descobrirá que Jesus é o Cristo, o filho de Deus e se assim você crer, terá vida eterna através do nome de Jesus. (Jo. 20.31) 

PROVÉRBIOS: Neste livro você aprenderá muito sobre comportamento ético-moral e se obedecer, você terá tudo para ter uma boa passagem aqui na terra. 

Depois dos livros acima: MATEUS a APOCALIPSE, SALMOS, e GÊNESIS a MALAQUIAS. 

ORE, ANTES DO ESTUDO DA BÍBLIA 

A Bíblia não é um livro como outro qualquer. A Bíblia é a soberana e infalível Palavra de Deus.

ESTUDE A BÍBLIA, TODOS OS DIAS 

Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.
Atos 17.11 (nvi) - (Ver Deut. 17.18 e 19)
O exemplo dos crentes bereanos serve de modelo para todos quantos ouvem os pregadores e ensinadores expondo as Escrituras. Nenhuma interpretação ou doutrina deve ser aceita sem exame. Pelo contrário, tudo deve ser examinado cuidadosamente mediante o estudo pessoal das Escrituras.
A palavra traduzida "examinar" (gr. anakrino) significa "peneirar para cima e para baixo; fazer um exame cuidadoso e exato". A pregação bíblica deve levar os ouvintes a se tornarem estudantes da Bíblia. A veracidade de toda doutrina deve ser averiguada de conformidade com a Palavra de Deus (ver Ef 2.20 nota). - (bep)
PERSISTA EM LER A BÍBLIA 

Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. I Timóteo 4.13 (arc)
Persistir em ler a Palavra de Deus, é indispensável para um crescimento espiritual, bem estruturado e saudável.
EXAMINAR A BÍBLIA E SEGUIR A JESUS 

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.
E não quereis vir a mim para terdes vida. João 5.39 e 40
Examinar conscientemente as Escrituras, é um meio excelente de conhecer cada vez mais o SENHOR JESUS CRISTO.
É UM GRANDE ÊRRO NÃO CONHECER A BÍBLIA 

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22.29 (arc)
Quão bem isso se aplica a tanta gente de hoje em dia! Quão grande é a certeza deles de que sabem muito, mas quão pouco realmente sabem sobre as Escrituras. (nti)
 MUITO IMPORTANTE:
"Ao meditar num texto bíblico, devem vir às nossas mentes perguntas como estas:
a) - O Espírito de Deus está aplicando este versículo à minha condição no momento?
b) - Há aqui uma promessa para eu buscar?
c) - Este texto revela um pecado específico que devo empenhar-me em evitar?
d) - Deus está dando-me uma ordem para eu obedecer?
e) - Meu espírito está em harmonia com o que o Espírito Santo está dizendo aqui?
f) - Este texto revela uma verdade a respeito de Deus, da salvação, do mundo, ou de minha obediência pessoal a Deus, a respeito da qual preciso receber a iluminação do Espírito Santo?" 
Pr.  João da Cruz Parente

8 comentários:

  1. muito obrigada pelas dicas, estou ansiosa para começar meus estudos da palavra do Senhor!
    Deua abençoe seu ministério.

    ResponderExcluir
  2. muito Obg! Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  3. tenho muita dificuldade de entender a biblia,preciso q ore por mim para q eu tenha sabedoria.
    silvane de valença rj

    ResponderExcluir
  4. Foi muito útil. Obrigado! Deus abençoe você.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, ultimamente venho sentindo uma vontade imensa de conhecer Jesus profundamente, que Deus o abençoe e abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada, ultimamente venho sentindo uma vontade imensa de conhecer Jesus profundamente, que Deus o abençoe e abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  7. Por favor orem por mim eu nao consigo compriende a palavra poor mas que eu leio reeleio mas nao consigo entende pesso a oraçao dos irmaos que orem pot mim pea Deus tee misericordia de mim eu sou um obreira na casa do senho di ministerio assembleia casa de oraçao me ajudem :(

    ResponderExcluir
  8. Peço que orem por. Mim para que deus venha me entendimento da palavra dele pois leio e releio mas não consigo entender não tenho base bíblica por peça a deus que abra minha memória para que eu possa entender a palavra de deus

    ResponderExcluir