13 outubro 2010

Crescimento da semente





          Crescimento da semente
   Marcos 4.26-29 e 1 Coríntios 3.5-9 
De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.  1 Coríntios 3.7
Aprendi sobre agricultura com meu pai, que cultivava algodão. A preparação para a semeadura do ano seguinte, na realidade, começa tão logo a colheita do ano tenha terminado. Assim que a safra é tirada do campo, o solo é preparado para a do ano seguinte, eliminando talos e preservando a composição do terreno. Na primavera e verão seguintes, tudo é feito com precisão, desde a seleção das sementes e a definição da quantidade a ser plantada por acre até a aragem e a semeadura.
No entanto, independentemente dos preparativos que ocorrem, sempre há variáveis que podem afetar o planejamento. Insetos, granizo, escassez ou excesso de chuva - tudo isso pode aumentar os níveis de estresse dos lavradores. Embora os agricultores tenham muito trabalho e planejamento a fazer, eles não conseguem fazer com que a semente brote ou a planta cresça. Somente Deus consegue fazer isso.
Com nosso crescimento espiritual acontece algo semelhante. Assim como Deus não produz uma safra para um agricultor que não semeie nem cuide do campo, Ele não faz crescer o fruto do Espírito Santo em nossa vida se não fizermos a nossa parte, que envolve atenção consistente a disciplinas espirituais, tais como o estudo bíblico, a oração, o culto, dar a Deus o primeiro lugar em nossa vida e cuidar dos seres necessitados. O crescimento espiritual leva tempo, e nós não podemos apressar o processo. Mas podemos maximizar nosso crescimento dando atenção, todos os dias, aos detalhes que são de nossa responsabilidade.

            
O crescimento espiritual é uma parceria entre nós e Deus.

                 M. Ted Haynes (Texas, EUA)
                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário