12 outubro 2010

Verdadeira alegria

 
Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho.  Salmo 4.7

A alegria é a exteriorização de um sentimento, que quando nos sentimos felizes e satisfeitos, expressamos essa satisfação com alegria; uma sensação maravilhosa de ser experimentada.
A alegria é então uma manisfetação ocasionada conforme as circunstâncias do momento, e intensificada conforme as características emocionais e psicológicas de cada um.

Nesse salmo podemos perceber uma ocasião que é motivo de alegria para qualquer homem: a fartura, abundância de bens. Estou certo de que no mundo capitalista em que vivemos a soma de bens tem sido a maior causa de alegria no coração do homem, isso porque o homem não conhece à Deus (João 17.25), então a sua alegria está firmada naquilo que ele vê.

Também nesse mesmo salmo percebemos uma outra situação em sentimento de alegria, uma alegria superior à anterior porque o salmista diz: Mais alegria - do que a alegria deles... Mas que alegria é esta? Esta alegria é aquela que somente o SENHOR pode proporcionar.

Na verdade, não podemos dizer que à todo momento, 60 segundos por minuto, 60 minutos por hora, 24 horas por dia, estamos experimentando a sensação da alegria, porque a vida é cheia de situações das quais somos participantes em que temos também momentos de tensão, agitação, dor e tristeza, especialmente no que diz respeito à nossa perserverança em não se corromper com a sujeira mundana da qual ja nos advertiu o SENHOR, renunciando ao pecado para estar sempre no centro da vontade de Deus.

Mas quanto a ti e a mim, homem e mulher de Deus, cabe a nós alegrar-nos no Altíssimo, no Santo por que Ele nos sustenta, Ele é o nosso Deus (Sl 65.4). A nossa alegria está firmada em Deus baseada na fé que é o fundamento daquilo que esperamos e não vemos, mas esteja certo de que essa alegria é infinitamente superior à alegria maquiada do mundo, e que a nossa recompensa vem do SENHOR. O nosso Jesus Cristo  se alegra quando vê que confiamos, esperamos, obedecemos; e sabe qual o resultado da alegria do SENHOR? A nossa força! Força para ultrapassar os obstáulos, força para superar as adversidades, força para renunciar o pecado (Hb 2.18).

Meu irmão minha irmã, ainda que estejamos passando por algum momento de tristeza, de aflição ou angustia, não desanimemos pois temos a certeza de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam à Deus, e em tudo o SENHOR tem um propósito perfeito para a nossa vida. Quando nos esforçamos para obedecer, servir, fazer a vontade de Deus, Ele nos faz experimentar a verdadeira alegria que vem diretamente do trono Dele, a alegria eterna. Amém.


__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário