06 novembro 2010

estudos sobre o sábado



O SÁBADO e a LEI - 
EXPLICANDO MATEUS 5:17 a 48 


(BÍBLIA ACF – ALMEIDA CORRIGIDA E FIEL)

Quem ensina que necessita continuar "guardando" toda a lei, deve continuar oferecendo holocaustos, etc...

Quem afirma que o texto acima ensina que necessitamos continuar "guardando" toda a lei, promoverá uma grande contradição com outros textos bíblicos. 

Citarei apenas um:

Lucas 16:
16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

O que o versículo 17, do texto acima, ensina é que Jesus Cristo estava afirmando que a LEI e os PROFETAS falaram sobre o que Ele viria fazer. A vinda dEle significava cumprimento do que estava vaticinado na LEI e nos PROFETAS. Assim, Jesus Cristo estava cumprindo as Escrituras e não as destruindo. Agora, UMA PROFECIA ou "figura" da LEI CUMPRIDA NÃO VOLTA A SE CUMPRIR. É lógico!

Por exemplo: Sobre a morte do Cordeiro que espiaria os pecados dos homens. Cumpriu-se com a morte do Senhor Jesus Cristo na cruz; a serpente de bronze levantada no deserto; a páscoa;... 

O descanso do sábado para LEMBRANÇA da escravidão e liberdade (Deuteronômio 5:15). Só descansa, verdadeiramente, quem recebe o Senhor Jesus Cristo como Único Salvador e Senhor (que era "figurado" e predito pela lei e profetas). Mateus 11:28 a 30

Encontrei três legalistas e perguntei: Como alguém pode ser salvo? Responderam: Recebendo o Senhor Jesus Cristo como Único Salvador e Senhor. Continuei... Alguém que recebe o Senhor Jesus Cristo como Único Salvador e Senhor, Único Caminho para o céu, e NÃO GUARDA O SÁBADO porventura pode ser salvo? Resposta dos legalistas: Não! Os leitores estão percebendo que há uma contradição nas respostas dos legalistas? Por que ao invés de tentarem enganar as pessoas com uma suposta crença de salvação só no Senhor Jesus Cristo não são sinceros com relação ao que crêem sobre o SÁBADO? Por que não afirmam logo, como a Ellen G. White em suas "profecias", que é necessário JESUS + o SÁBADO? Parece que, para os legalistas, o SÁBADO ainda é mais importante. Porque, de acordo com os legalistas, se alguém "GUARDA O SÁBADO" só basta "dizer" que creu em Jesus. Que Coisa!!! Houve um líder de um grupo de legalistas que passava enfrente à uma igreja Batista que afirmou em alto e bom som para o pastor daquela igreja: Fora do SÁBADO não há salvação! Que coisa!!!

Jesus Cristo guardava o sábado?
Resposta: Não! Ele (mesmo como Judeu - como homem), Jesus Cristo, NÃO GUARDAVA o sábado.
João 5:
16 E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. 
17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 
18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. 
19 Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

Continuando Mateus 5:17 a 21:

O versículo 18 de Mateus 5, DENTRO DO CONTEXTO, demonstra exatamente o que informei anteriormente sobre o versículo 17. Quando a profecia ou algum ponto da Lei for cumprido NÃO NECESSITARÁ MAIS de cumprimento; visto que já foi cumprido. Outro exemplo: A profecia de Joel relativa ao dia de Pentecostes não voltará a se cumprir. Já foi cumprida.

Há pontos, na Lei e Profetas, que são determinados a alguns ou alguém, outros definidos para poucos ou muitos e os demais que devem ser acompanhados até a morte (como um cumprimento constante, até o fim da vida). 

Como reconhecer o que é o quê? 

Relacionando-se à vinda de alguém ou uma ocorrência específica, vindo a pessoa (João, o batista; Jesus, o Messias) considera-se CUMPRIDA. 

Quando se referir a práticas temporárias que dizem respeito a rituais figurativos (holocaustos, etc.), cumpriu-se com o ato literal, como o "holocausto" do filho de Deus. 

Quando se referir a obediências particulares permanentes, devem ser observadas até a morte (honrar pai e mãe, não adulterar, não roubar, etc.), com ressalvas de acréscimos dados pelo Autor (Deus), como veremos no decorrer do texto. 

Quando se referir à obediência específica de um POVO, somente aquele povo deve observar. Na verdade, os Israelitas escribas e fariseus, como legalistas, estavam "observando" não como uma LEMBRANÇA, mas como MEIO DE SALVAÇÃO ou para EXALTAÇÕES deles mesmos. Por isto, os sábados, luas novas e assembléias... eram detestados por Deus, e o Filho de Deus não as observou (mesmo como Judeu).

Isaías 1:
13 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.

Mas Deus não aceitava essas práticas porque a crença sobre a salvação deveria ser depositada UNICAMENTE no Messias, Filho de Deus, que haveria de vir. Eles deveriam crer, pela FÉ, no Salvador do Mundo: Jesus Cristo. Eles estavam invertendo os valores.

Com relação ao versículo 20, de Mateus 5, lemos que os "GUARDADORES DA LEI" (legalistas) NÃO ESTAVAM AGRADANDO a DEUS e NÃO IRIAM ENTRAR NO CÉU.

Mateus 5:
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.


Seguindo os exemplos de Jesus e os apóstolos, com entendimento, NÃO DEVEREMOS GUARDAR O SÁBADO, não apenas porque não somos judeus, mas por considerarmos a JUSTIÇA QUE EXCEDE A DOS ESCRIBAS E FARISEUS, LEGALISTAS (Jeremias 23:6). Temos o Senhor Jesus Cristo como nosso ETERNO DESCANSO.

Mateus 11:
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 
30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.


Na verdade, HOUVE UMA MUDANÇA SUBSTANCIAL NO QUE SE REFERE À LEI, PELO AUTOR DA PRÓPRIA LEI, em Mateus 5, ainda, dos versículos 21 a 48:

Mateus 5:
21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. 
22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raça, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. 
23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 
24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. 
25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. 
26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil. 
27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. 
28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. 
29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. 
30 E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. 
31 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite. 
32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. 
33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor. 
34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 
35 Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; 
36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. 
37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. 
38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 
39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 
40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 
42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 
44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 
45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. 
46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 
47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? 
48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.


UM ESBOÇO SINTÉTICO SOBRE O SÁBADO:

1 - Quem deveria guardar o sábado?

Resposta: OS FILHOS DE ISRAEL (OS JUDEUS) e APENAS COMO SINAL; NÃO COMO MEIO DE SALVAÇÃO:

Êxodo 31:
13 Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.

2 - Por que os JUDEUS tinham que guardar o sábado?

Resposta: Para se lembrarem (em cada sábado) que foram escravos na terra do Egito e Deus os libertou... 

Deuteronômio 5:
15 Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.

3 - Jesus Cristo guardava o sábado?

Resposta: Não! Ele (mesmo como Judeu - como homem), Jesus Cristo, NÃO GUARDAVA O SÁBADO.

João 5: 
16 E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. 
17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 
18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. 
19 Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

4 - Os discípulos de Jesus (apóstolos) guardavam o sábado?

Resposta: Não!

Lucas 6: 
1 E aconteceu que, no sábado segundo-primeiro, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam. 
2 E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados? 
3 E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam? 
4 Como entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes? 
5 E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado.

5 – O que vem pela lei?

Resposta: O pleno conhecimento do pecado.

Romanos 3: 
20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

6 - Para quê a lei?

Resposta: Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o "descendente"...

Gálatas 3:
19 Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.

7 - Até quando durou a lei?

Resposta: Até João, o Batista.

Lucas 16: 
16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. 

8 - Quem quiser se justificar pela lei decaiu da graça e está separado de Cristo?

Resposta: Sim!

Gálatas 5: 
4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

Gálatas 2:
16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

9 - O que Paulo, apóstolo, escreve inspirado pelo Espírito Santo sobre a lei, refere-se a TODA A LEI, de acordo com Romanos 3:19, e nenhum homem será justificado PELA LEI diante de Deus?

Resposta: Sim! Refere-se a TODA A LEI... e nenhum homem será justificado, PELA LEI, diante de Deus.

Romanos 3:
19 Ora, nós sabemos que TUDO O QUE A LEI DIZ, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. 
20 Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

Só o sangue do Senhor Jesus Cristo pode purificar o pecador, VERDADEIRAMENTE arrependido, de todo o pecado (I João 1:7). O mesmo Jesus ressuscitou, EM CARNE E OSSOS (Lucas 24:39), ao terceiro dia da sua morte e voltará para arrebatar todo aquele que o recebeu como ÚNICO CAMINHO, ÚNICA VERDADE, ÚNICA VIDA ETERNA (João 14:6).

Sou SALVO PARA SEMPRE unicamente PELO SANGUE DO CORDEIRO DE DEUS (JESUS CRISTO). Tenho a certeza ABSOLUTA que sou SALVO APENAS PELA GRAÇA DE DEUS e VOU (COM CERTEZA) MORAR NO CÉU!

Se alguém quiser acreditar ou não, não mudará o fato da EXISTÊNCIA DO INFERNO ETERNO DE FOGO. A Bíblia está cheia de textos que falam sobre o inferno eterno de fogo. Muitos que não criam, estão crendo tarde demais. Não seja um dos tais que apostaram nos "eus achos" e em doutrinas diabólicas e se arrependeram tarde demais.

Deus não leva em conta os "conhecimentos" e "habilidades" terrenas, nem trata o homem de acordo com os bens que possui, mas EXIGE que TODOS, EM TODO LUGAR, SE ARREPENDAM (Atos 17:30). 

Lucas 12:15 
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.

Cada um deve reconhecer que é um pecador perdido (Romanos 3:23) e, por isto, arrepender-se dos seus pecados; crê que o Senhor Jesus Cristo pagou todos os pecados de cada um de nós com o sangue dEle (I João 1:7) porque não podemos, de forma alguma, pagar um só pecado; crê que o Senhor Jesus Cristo ressuscitou, em carne e ossos (Lucas 24:39), ao terceiro dia da sua morte e converter-se a Ele; não a uma religião, mas ao Senhor Jesus Cristo, recebendo-o como Único e Todo-Suficiente Salvador (João 14:6).

Fique, agora, a sós com Deus... Não exija nada dEle; pois, quem somos para exigirmos algo de Deus? Com toda humildade no seu coração ESVAZIE-SE DE TUDO O QUE APRENDEU... Sinta que você é (o que todo homem é): PÓ! Diga a Deus que você não merece nem falar com Ele, quanto mais OUVIR A SUA VOZ. Agora, arrependido por ser mais um PECADOR (como todos o são), peça MISERICÓRDIA A DEUS e CREIA QUE o SANGUE DO SENHOR JESUS CRISTO É o ÚNICO PAGAMENTO POR TODOS OS TEUS PECADOS (I JOÃO 1:7). Não precisas ouvir som algum, mas necessitas sentir, em teu coração, que Deus está pronto a te ouvir! Creia, sem dúvida alguma, que o Senhor Jesus Cristo RESSUSCITOU EM CARNE E OSSOS (Lucas 24:39)... Romanos 10:9 e 10.

Esvazie-se deste mundo e de tudo o que te prende (amarra) a ele e sinta a sua inutilidade para salvar a sua alma... Creia, no seu coração, que JESUS CRISTO é o ÚNICO (João 14:6) que PODE, PELA SUA INFINITA GRAÇA, AMOR e MISERICÓRDIAS, SALVAR A TUA POBRE E PERDIDA ALMA, AGORA!

Ore assim, não como uma reza, com coração sincero e arrependido, a Deus: Senhor Deus, eu sou um pecador perdido e por isso não posso fazer nada para pagar os meus pecados. Foi por isto que o teu Filho, Jesus Cristo, morreu na cruz: Para pagar todos os meus pecados com o sangue que derramou. Mesmo sem ter visto, pela fé, creio que o Senhor Jesus Cristo ressuscitou, ao terceiro dia da sua morte, em carne e ossos; está vivo no céu. Agora, eu abro o meu coração e te peço: Entre, agora, Senhor Jesus, no meu coração, perdoa todos os meus pecados, como perdoaste o ladrão que morreu na cruz ao teu lado; purifica-me com o teu sangue; livre-me da conde
nação eterna do fogo do inferno e dê-me, agora mesmo, o teu Espírito Santo para morar no meu coração para eu ter a certeza, agora, de morar no teu céu. Eu te recebo, agora, Senhor Jesus Cristo, como meu Único e TODO-SUFICIENTE Salvador e Senhor. Ó Deus! Eu te imploro, em nome do Senhor Jesus Cristo. Amém!





Nenhum comentário:

Postar um comentário