14 novembro 2010

finanças



 

Finanças

Você é mais próspero do que pensa

Você é mais próspero do que pensa
Veja como o conceito de prosperidade é muito mais complexo do que se imagina 

Os quinze hábitos que constroem a riqueza sem ser o dinheiro
    1. Uma boa saúde: a saúde é uma riqueza que precisa ser administrada. É fundamental dormir o necessário, comer saudavelmente, fazer exercícios para se manter fisicamente capaz de exercer todas as funções que desempenhamos. É muito fácil perder essa riqueza, e não podemos ser irresponsáveis ou negligentes com esse presente que Deus nos deu.
    2. Relacionamentos: os relacionamentos nos amadurecem. Cultivá-los harmonicamente é imprescindível. Eles nos fazem bem, pois fomos criados para nos relacionarmos; somos a imagem do Criador. Eles levarão você a lugares inimagináveis, pois essa conexão é muito importante na vida.
    3. Estar liberto do medo: o medo produz tormento e desespero para alguns. A grande riqueza nesse caso é obter paz e confiança, pois o medo rouba completamente a chance de desfrutá-las. Livre do medo você pode ir a qualquer lugar que acreditar.
    4. Ter uma atitude mental positiva: a atitude mental positiva faz toda a diferença no quanto você irá conquistar na vida, em qualquer um dos seus níveis. Com ela você vê a vida com outros olhos. Os olhos de vencedor e não de um fracassado.
    5. Ter esperança: você precisa da esperança para ser feliz. Ela é a âncora da fé e, com ela, você nunca se dará por vencido. Ela é irmã da fé, agrada o coração do Pai e você será capaz de conquistar sempre no futuro.
    6. Capacidade de disciplinar a "disciplina": precisamos trabalhar para desenvolver a disciplina. Ela precisa ser sua base. Ninguém prospera sem exercitá-la. Um navio sem leme ou um carro sem volante pode estar livre, mas não chegará a seu destino.
    7. Ter o dom de semear: realmente é um dom entender que chegamos a este mundo sem nada e tudo que adquirimos é pela graça que Deus nos dá. Por isso, nada mais justo que ser doador e compartilhar as bênçãos que temos em todos os níveis. Tudo que você semeia, colherá.
    8. Ter uma "mente aberta": ter uma mente aberta é uma riqueza consistentemente em âmbitos gerais. Em outras palavras, é não contentar com a média. É estar aberto para o novo, o diferente e o imprevisível e ser sensível. "A mente humana é como um pára-quedas: funciona melhor aberta".
    9. Sabedoria para entender as pessoas: é necessário entendermos que todos somos iguais. Somos humanos, temos os mesmos dilemas, problemas e dores. Entender o outro nos faz mais próximos, amorosos, misericordiosos e parecidos com nosso Pai.
   10. Construir a segurança financeira: construir a segurança financeira é uma conquista. Raramente alguém nasce com ela. E, geralmente, quando isso acontece, o valor necessário não é dado. Mas saiba que ela nunca é um fim em sim mesma. Por isso, não coloque seu coração nela.
   11. Definir seu propósito e trabalhar duro: definir o propósito e trabalhar duro dá sentido à vida. O Criador estabeleceu um propósito para cada um. Nossa satisfação pessoal está em descobri-lo e desempenhá-lo. Essa é a nossa missão na terra. Não seja egoísta em não estabelecê-lo.   
   12. Fazer sobrar para investir: o que você salva de sua renda mensal, depois de administrar os gastos, será a sua semente. Se você for duro agora com suas emoções, fará sobrar para ser investido. Não é o quanto você ganha que fará sobrar, mas sua vontade de fazer isso acontecer. Para mudar velhos hábitos você terá que ser radical. Não dê desculpas. Para chegar lá é só dar o primeiro passo, ser firme e estabelecer metas. "É com a sobra que investimos e planejamos um futuro de sucesso".
   13. Exercer o hábito de perdoar: a amargura corrói o coração do homem e pode causar vários tipos de doenças, impedindo-o de alcançar seu propósito na vida. O segredo que tenho aplicado é perdoar quem fez alguma coisa contra mim o mais rápido possível e seguir em frente rumo ao sucesso estabelecido por Deus.
   14. Capacidade de amar incondicionalmente: quando entendemos que somos todos humanos, falhos, e necessitados demasiadamente da graça, do amor e favor de Deus, vemos que só nos resta perseguir o padrão de Jesus, que amou até seus amigos que o traíram.
   15. Ter dinheiro: acredito que podemos ter dinheiro, o dinheiro é que não pode nos ter. O grande problema é com o nosso coração e com nossas intenções. Deus, como Pai, tem o melhor desenhado para seus filos. Mas quando permitimos que coisas materiais mexam com a nossa cabeça e dirijam nossas prioridades, é o começo da ruína. Por isso, o dinheiro vem no final da nossa lista de hábitos que constroem a riqueza.
   
A mordomia dos bens (At 4.32)
    O texto de Atos 4.32 mostra que a Igreja Primitiva tinha um padrão mais alto de contribuição: "A mordomia dos bens". Quando temos consciência e entendimento que somos apenas mordomos dos bens, e não donos, agimos de modo diferente. Se somos bons mordomos, a visão muda em relação à distribuição com equilíbrio daquilo que está sob nosso cuidado. Então, segundo este raciocínio, ladrão não é simplesmente quem não dá o dízimo e a oferta, mas também quem não usa o que pertence ao Senhor devidamente. Somos mordomos de simplesmente "tudo" que adquirimos na vida, como bens materiais, cônjuge, relacionamentos, filhos e saúde. Viemos nus a essa terra e nus voltaremos. Somos estimulados pelo Senhor a aumentar o capital da nossa mordomia como é exemplificado na parábola dos talentos, em Mateus 25.14-30. O exemplo é muito forte e retrata a situação de três tipos de mordomos: aquele que recebeu uma quantidade maior e administrou bem; o que recebeu uma quantia menor e também administrou corretamente, e um terceiro que, por causa do medo, apenas o escondeu. Desta forma, várias outras causas podem interferir na boa administração, como o descaso, a preguiça ou ainda a inveja, que impedem que a mordomia seja exercida com excelência. "Aquele que semeia pouco, também colherá pouco; e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente." (2Co 9.6.) Em outras palavras, "é dando que se recebe" qualquer coisa, inclusive o amor, o carinho e a atenção.
   
O poder da gratidão
    Christopher Reeve, mais conhecido por todos como super-homem, anos antes de sua morte foi entrevistado por um repórter que lhe perguntou sobre como se sentia por recuperar alguns movimentos dos dedos, depois de estar paralisado desde a nuca até a ponta dos pés por sete anos. Segundo a edição da internet da Revista People, Reeve moveu os dedos dos pés e da mão esquerda, e disse: "Ser capaz de sentir o mínimo contato é realmente um presente". Nessa mesma entrevista foi relatado que Reeve também podia levantar a mão direita por um período de 90 minutos e distinguir entre o frio e o quente. O falto é que, ainda que seu corpo não funcionasse de modo que desejava, seu coração, sua mente e seu espírito não estavam diminuindo. Eu realmente me comovi com tamanha gratidão na simplicidade do depoimento. Encontro muitas pessoas que reclamam continuamente de nunca ter tido sorte na vida. A insatisfação as leva muitas vezes ao nível mais baixo de descrença, frustração, decepção e até de certa revolta, muitas vezes, oculta. De fato somos muitos ricos desde que nascemos. Em alguns lugares do mundo pessoas pagam verdadeiras fortunas por um órgão humano. Um rim pode chegar a custar até 40 mil dólares e um coração 650 mil dólares no câmbio negro. Segundo pesquisadores, os médicos responsáveis por esse trabalho podem retirar até 220 órgãos que salvarão inúmeras vidas ao redor do mundo. Uma mulher sobrevivente do tsunami, na Ásia, vendeu seu rim por um valor equivalente a R$ 1.500,00, em troca de subsistência. Os atravessadores os venderam por mais de 40 mil dólares. Sugiro que faça um inventário de tudo que o Criador lhe concedeu nessa vida, e o que você ainda tem, como família, amigos, trabalho, uma profissão, e o que creio ser de mais importância nesse tempo de crise, um futuro que poderá ser totalmente diferente do seu passado. Tudo pode mudar se hoje você começar uma grande virada, ainda que com um pequeno começo. "Não são as grandes tochas que incendeiam uma floresta, mas as pequenas faíscas". Seja grato a Deus por tudo e experimente externar essa atitude de alguma forma."Quando você semeia na vida do pobre por causa da necessidade, isso é compaixão. Quando você oferta e semeia não por necessidade, isso é generosidade".       

Pr. Edson Pereira

 
__._,_.___

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário