18 novembro 2010

[Obediência]

[Obediência]
A base do nosso relacionamento com o SENHOR.

Parece-me que o ensino bíblico mais difícil de ser aplicado é o da obediência ao SENHOR.

Poucos entendem que Ele é o SENHOR. O princípio da relatividade moral impera. Os interesses pessoais se impõem sobre a vontade do SENHOR. As ofertas do presente século exercem mais atração à alma do que o que nos está reservado na eternidade. A busca constante é pelo aqui e agora, como se fôssemos os donos da vida. Valoriza-se a religião e o que ela pode oferecer; muitos creem que podem ser abençoados pelo SENHOR e O procuram, mas a submissão a Ele é desprezada.

Paulo descreve essa luta e mostra o caminho da vitória dizendo: "O que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a nossa natureza humana quer. Os dois são inimigos, por isso, vocês não podem fazer o que vocês querem" (Gl 5:17). Preciso vigiar muito, porque, ao fazer o que eu quero, posso estar em desobediência, lutando contra o SENHOR.

Para facilitar nosso posicionamento, nos versos 19 e 20, o apóstolo cita algumas coisas que, se não forem enfrentadas de frente, em obediência ao SENHOR, e vencidas, levarão, sem dúvida, à destruição. Veja: "As coisas que a natureza humana produz são conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino do SENHOR".

Alguns ignoram esses ensinos, outros zombam deles, outros deliberadamente os desobedecem. Por quê? Porque quem não teve a sua natureza mudada pela salvação em CRISTO, jamais compreenderá coisas espirituais. Andar de acordo com a natureza humana é o certo, o normal para eles. No que se refere à obediência o SENHOR, se exigir que abandonem o que prezam, escolherão sempre a sua própria vontade em detrimento da vontade do SENHOR. Aliás, eles não têm JESUS como SENHOR!... A ideia de senhorio do CRIADOR, para eles, é um absurdo. Entendem que o ser humano deve ser livre, inclusive, livre do SENHOR.

Os que se entregaram a CRISTO são novas criaturas (I Co 5:17). "As pessoas que pertencem a CRISTO crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza" (Gl 5:24). De acordo com esse texto, é fácil saber quem realmente pertence ao SENHOR. ELE nos ensina dizendo: "As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço e elas me seguem" (Jo 10:27). Em João 14:15, Ele exige: "Se vocês me amam, OBEDEÇAM aos meus mandamentos". E, no verso 21: "A pessoa que ACEITA e OBEDECE aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem eu sou".

Tudo isso quer dizer que quem obedece ao SENHOR vence o pecado e todo tipo de embaraços da vida e anda em comunhão com Ele. O SENHOR só tem comunhão com quem O obedece. Pense nisso.

Pastor Jonas Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário