20 novembro 2010

QUESTÕES SOBRE A LEI DO ETERNO E O SHABAT (SÁBADO) PARTE 02


QUESTÕES SOBRE A LEI DO ETERNO E O SHABAT (SÁBADO) PARTE 02


Por: Andfalcon
Metodista - Muriaé - MG



CONTINUAÇÃO

A palavra "duraram" em Lucas 16:16 não consta nos originais e é subtendido, isso faz alguns tradutores a usarem, outros preferem "profetizaram". Experimentem ler o versículo sem essa palavra.

Pelo que pudemos notar Yeshua está querendo dizer o seguinte: "O aio de vocês foram a Lei e todos os profetas até João, agora sou quem anuncia o Reino e digo que não é fácil entrar nele."

Talvez o melhor termo para encaixar no lugar de "duraram" fosse "transitaram" ou "ensinaram", algo que desse uma idéia de passagem do volume escrito e falado para a realidade do Salvador como Mestre e Anunciador das boas novas. Desse modo a palavra "até João" talvez devesse ser entendida como "inclusive João", onde esse "até" teria a idéia de adição reconhecida, ou seja, Yeshua reconhecia João como profeta e o aponta como "marco" da transição. Isto faz sentido, pois se a Lei "durasse" até João, então seria ele e não Yeshua que a teria plenificado.

Agora, sobre a Graça:
Todos que dependerem da Lei para justificação/salvação, na verdade estarão debaixo de maldição (não alcançarão justificação/salvação) pois pessoa alguma poderá obedecer com perfeição a Lei do Eterno (Rm. 3.10 / Gl. 3.10-12). Então a Lei é má? Não a "Lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom, espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado." (Rm. 7.12, 14). O problema não está na Lei, mas no ser humano, devido sua natureza corrompida. O Apóstolo Ya'akov (Tiago) em sua Carta afirma: "Pois qualquer que guardar toda a Lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos."

Vê a impossibilidade de justificação/salvação pela obediência à Lei?

Qual a finalidade da Lei então? Mostrar o pecado, apontar onde temos falhado (Rm 7.7) e o quanto estamos desviados (pecado = errar o alvo) dos propósitos de D'us (Rm 7.13). Após reconhecermos que somos pecadores e impossibilitados de "pagar" o resgate do nosso delito (Sl. 49.7-9), corremos para Yeshua, o Cordeiro que foi morto pelos nossos pecados desde a fundação do mundo (Ap. 13.8). Prestou atenção? A finalidade da Lei é nos levar ao único que pode pagar o resgate (remir), Yeshua HaMashiach (Rm. 10.4 - o termo "fim" substituiu o termo "finalidade"(propósito, alvo) do grego "teloes", para difundir a idéia de que a Lei acabou. O mesmo termo "fim" é usado em 1 Pedro 1:9, no grego está também "teloes", indicando que a finalidade da fé é a salvação e não "o fim da fé é a salvação" (leia e entenda), pois apenas Ele pode nos livrar da maldição (condenação) pela desobediência da Lei (Gl 3.13 / 1Jo 3.4). O Evangelismo de nossos dias tem falhado em apresentar o Evangelho dessa forma e muitos vêm para a "igreja" sem convicção de pecado e portanto, sem arrepender-se.

A SALVAÇÃO PELA GRAÇA SEMPRE EXISTIU, pois na verdade, D'us nunca esperou que o homem fosse salvo por si mesmo e bem antes de dar a Lei, prometeu um Salvador, Yeshua (Gn. 3.15). E todo rito sacrificial da Lei já apontava para a obra de Yeshua, no Calvário. D'us nunca foi pego de surpresa para precisar de um "plano B". O propósito de D'us desde tempos eternos foi que Ele fosse o único provedor da salvação para a humanidade (Ap. 13.8). Ao contrário não haveria necessidade de um Messias. (2Tm. 1.9-10). Nunca alguém conseguiu obedecer toda a Lei (Rm 3.23). Se a salvação dependesse da obediência à Lei podemos concluir que ninguém da Antiga Aliança foi salvo e estão todos no inferno, pois todos pecaram!

Qual a importância da Lei na Antiga Aliança para a salvação? Santificação, separação, consagração. Assim como o é também na Nova Aliança. Se vivermos na prática do pecado (pecado é a transgressão da Lei (gr.=anomia) 1Jo. 3.4, 9) não podemos receber a salvação e a Graça será vã em nossas vidas (Hb. 3.12-14 / 10.26). Repare que na Nova Aliança os Mandamentos da Antiga são escritos no coração (Jr. 31.31-34 / Hb 10.15-17). A Lei é a mesma (com exceção dos sacrifícios) e deve ser obedecida, pois Yeshua é Salvador daqueles que obedecem aos Mandamentos (Jo. 14.21-24 / Hb 5.9 / Ap. 14.12).

Porém, o Apóstolo Ya'akov (Tiago) escreveu: "Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé." (Tiago 2:24). Que obras seriam estas? As obras da fé, mediante aos Mandamentos do Eterno ensinados por Yeshua.

TRADUÇÕES DO GREGO TENDENCIOSAS - em Romanos 10:4, o termo "fim" substituiu o termo "finalidade"(propósito, alvo) do grego "teloes", para difundir a idéia de que a Lei acabou. O mesmo termo "fim" é usado em 1 Pedro 1:9, no grego está também "teloes", indicando que a finalidade da fé é a salvação e não "o fim da fé é a salvação" (leia e entenda); Em Apocalipse 22:14 o termo "lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro" NÃO EXISTE NO GREGO, NEM NO HEBRAICO E NEM NO ARAMAICO! O termo traduzido corretamente é "guardam os seus mandamentos" (você pode conferir na Bíblia de Estudo das Profecias).

"7) Santificar dias ou santificar a vida?

Resposta: A Bíblia diz que é santificar a vida - 1 Ts 5.23; 2 Co 7.l"

ESCLARECIMENTO: Com certeza esta pergunta se refere à guarda do Shabat (sábado do Senhor, o Sétimo Dia). Não podemos SANTIFICAR O SHABAT, este já foi santificado pelo Eterno. Agora quem verdadeiramente guarda o Shabat está SANTIFICANDO A VIDA. Acreditamos que todos os gentios que aceitam o testemunho de Yeshua precisam obedecer as "leis noéticas" que estão registradas no livro de Atos 15:20,21, sem a necessidade de passarem pela circuncisão, segundo o conselho dado pelos líderes da igreja do primeiro século. Porém, os gentios crentes precisam respeitar a Torah do Eterno, e ter os preceitos como referencial do que é certo e do que é errado. Mesmo as leis que não se aplicam diretamente a eles, mas apenas ao povo judeu, devem ser respeitadas pelos gentios, pois foram estabelecidas pelo Eterno e o próprio Messias Yeshua disse que jamais seriam revogadas ou destruídas (Mateus 5:17-19). Sendo assim, a guarda do Shabat não é uma obrigação para nós, os gentios, que se uniram ao Eterno, mas nos é totalmente acessível e traz bênçãos aos que o guardam. Apesar disto, é extremamente condenável qualquer ensino que contrarie a guarda do Shabat.

"8) Pregar o Judaísmo ou pregar o Evangelho?

Resposta: A Bíblia diz que é o Evangelho - Mc 16.15" ESCLARECIMENTO: O verdadeiro judaísmo deve pregar o Evangelho do Messias. A guarda do Shabat nunca foi doutrina judaica ou farisaica, é um Mandamento do Eterno, faz parte dos Dez Mandamentos, é uma doutrina Divina. O Dia escolhido pelo Eterno é o 7°. Não é o 1° e nem o 2° ou 3° dia;

O 7° Dia foi escolhido, abençoado e santificado pelo Eterno (Gn. 2.1-3);

O 7° Dia deve ser "lembrado", pois nele o Eterno terminou Sua obra, tendo criado os céus, a terra, os mares e tudo o que neles há. Nele lembramos e reconhecemos que o Eterno é o Criador e Soberano sobre toda a criação (Êx. 20.8-11); O 7° Dia deve ser "guardado", pois assim como no Pessach (anualmente), lembramo-nos (semanalmente) da libertação que o Eterno nos proporcionou através do Cordeiro sacrificado (Dt. 5.12-15); O 7° Dia deve ser guardado como declaração de que o Eterno é Adonai que nos santifica (Êx. 31.13); O 7° Dia é um sinal entre os filhos de Israel e para todos aqueles (gentios) que se unirem ao Eterno, para O amarem e para O servirem (Êx. 31.17; Is. 56.6-7; Jo. 14.15); Guardar o 7° Dia é tomar posse das bênçãos do Eterno (Is. 58.11-14);

CONTINUA...






RENATO VICTOR

VISITE MEU  BLOG
http://vivendoapalavradejesus.blogspot.com/

NESTE BLOG VOCÊ ENCONTRARÁ ESTUDOS , MENSAGENS, SERMÕES, ETC


"O SENHOR te abençoe e te guarde;"
 "o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;"
"o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz