02 dezembro 2010

filhos da promessa

Filho da Promessa - Quem são os filhos da promessa?
Referência Bíblica: Gálatas 4:28 

Quem são os filhos da promessa? 
"Vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaque". Gálatas 4:28



O fundamento deste texto é a graça e a fé, ou seja, o conhecimento das coisas que Deus já fez em favor do homem e das promessas a respeito de seus filhos. O Apóstolo Paulo usa a história de Sara e Hagar como uma ilustração para nos ensinar acerca do Filho da Promessa (Gálatas 4: 21-31). Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. O filho da escrava nasceu de modo natural, mas o filho da livre mediante a promessa. Na alegoria ensinada por Paulo, estas duas mulheres representam as duas alianças. A aliança que procede do Sinai, da Lei, das obras, dos méritos, da Jerusalém terrestre que gera filhos para a escravidão, representada por Hagar. Mas Sara representa a Jerusalém do alto, que é livre e que representa a Nova Aliança, a graça, a mãe dos que são fé, daqueles que são nascidos mediante promessa e de modo sobrenatural. 


Ismael é chamado de filho natural, porque não foi gerado por promessa. Ele representa tudo que fazemos fora da vontade de Deus, que é fruto do nosso braço, da nossa força, da nossa vitalidade, da nossa competência, da nossa carne. Por isso é filho de escravidão, e, por esse mesmo motivo, teve de ser mandado embora. Deus disse: "Mande embora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava jamais será herdeiro com o filho da livre". Da mesma forma temos de banir de nossas vidas toda expressão de carnalidade, porque não somos filhos da carne, mas filhos da promessa e, como filhos da promessa, não andamos segundo a carne, mas andamos, vivemos e somos guiados pelo Espírito daquele que nos gerou.


Isaque é chamado de filho da promessa porque ele não nasceu da capacidade da humana. Abraão e Sara não tinham, humanamente falando, a menor possibilidade de gerar filhos. A Bíblia diz: "Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vigor" (Romanos 4:19). Isaque foi gerado pela Palavra, pela promessa de Deus a Abraão. A sua concepção foi de modo sobrenatural. Deus esperou quase vinte e cinco anos até que o corpo de Abraão e Sara ficassem sem vitalidade e vigor para cumprir a sua promessa, com o propósito de ensinar tanto a Abraão quanto a nós que "'Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito', diz o Senhor dos Exércitos" (Zacarias 4:6). Portanto, Isaque representa a todos que são gerados pelo Espírito de Deus, os quais são, como Isaque, Filhos da Promessa. "Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus" (João 1: 11-13).


Precisamos que esta verdade esteja bem clara em nosso espírito, pois ela revela quem realmente somos, quem nos gerou e de onde viemos! Essa verdade revela a nossa identidade: Somos Filhos de Deus, fomos gerados por Deus e, conseqüentemente, somos descendentes de Deus. A nossa hereditariedade vem de Deus. Nossos pais foram apenas instrumentos de Deus, assim como o foram José e Maria, para revelar o Filho de Deus. Entendamos de uma vez por todas que somos nascidos de Deus, viemos de Deus, fomos gerados por Deus, temos a natureza de Deus, somos da descendência e, portanto, herdeiros de Deus e, existimos tão somente, pela vontade de Deus. Esta é a nossa identidade (João 1.12-13; 3: 5-8; Romanos 8: 16-17; Gálatas 3:26; 2 Pedro 1:4; 1ª João 5: 1-5).


O apóstolo João afirma categoricamente que somente aqueles que têm o conhecimento desta verdade é que poderão viver uma vida cristã vitoriosa. "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também o que dele foi gerado... O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus (1 João 5:1,4-5). É impossível a qualquer cristão viver uma vida abundante sem o conhecimento de que ele foi gerado por Deus, e que, portanto, é filho de Deus e segundo a natureza de Deus (2 Pedro 1:4), pois vivemos segundo aquilo que cremos. Somente os cristãos que têm esta consciência podem vencer o mundo. Quem vence o mundo? Aquele que é nascido de Deus? Quem é nascido de Deus? Aquele que crer que Jesus é o Cristo. Como aquele que é nascido de Deus vence o mundo? Através da sua fé, ou seja, do conhecimento que ele tem da sua identidade. Pela falta deste conhecimento é que as igrejas estão cheias de cristãos neófitos e carnais. Eles não conhecem a sua identidade em Cristo, eles não têm consciência do significado na Bíblia das expressões: nova criatura, nascer de novo, novo nascimento, nascido de Deus, gerado pelo Espírito, filho da promessa. Eles precisam conhecer em seu espírito que o gene de um filho da promessa não é natural, não é da carne, não é terreno e nem é humano, pois o que é gerado da carne é carne, mas o que é gerado do Espírito é espírito. O cristão carnal é aquele que ainda não renovou o seu entendimento (Romanos 12), ele ainda crê que é gerado de descendência natural, da vontade de seus pais, fruto de um planejamento familiar ou mesmo da falta deste, de um acidente, etc., por crerem nessa teologia é que eles buscam um "melhoramento genético" através das famosas campanhas de "quebra de maldições hereditárias". A falta do conhecimento da sua identidade em Cristo tem privado esses cristãos de viverem uma vida abundante. Eles acreditam que o motivo de viverem uma vida de fracassos, pecados e derrotas é em razão de uma herança maldita que receberam de seus antepassados. Eles usam os traumas e as circunstâncias do passado para justificarem o comportamento do presente. E, por terem esta mentalidade, se tornaram pessoas infrutíferas, melindrosas, impotentes, fracas, incapazes e covardes. São cristãos passivos, consumidores de bênçãos, não desejam e nem se interessam pelo crescimento espiritual e nem em conhecer a única arma que poderá libertá-los: a verdade. Por isso, elas acabam se tornando um peso para as suas igrejas, são verdadeiras sanguessugas que estão sugando a energia de todos à sua volta. Não frutificam e impedem os outros de frutificarem, quando exigem a atenção de todos para si. Portanto irmãos, sejamos coerentes e vivamos de acordo com a fé que proclamamos. Enquanto não ficar claro em sua mente a sua identidade, quem realmente é seu pai e quem você realmente é, será impossível você viver uma vida cristã vitoriosa que é fruto de uma renovação do entendimento o qual nos possibilita desfrutar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


Portanto amados irmão tomem posse da sua identidade e seja um Filho da Promessa!

Deus os Abençoe, A Graça e a Paz do Senhor Jesus,

Nenhum comentário:

Postar um comentário