25 dezembro 2010

Coração de Pedra

"Naquele mesmo tempo me disse YHWH: Alisa duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim ao monte, e faze-te uma arca de madeira; E naquelas tábuas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste, e as porás na arca. Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras; e subi ao monte com as duas tábuas na minha mão. Então escreveu nas tábuas, conforme à primeira escritura, os dez ditos [asseret hadevarim], que YHWH vos falara no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e YHWH mas deu a mim; E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como YHWH me ordenou." (Devarim/Deuteronômio 10:1-5)
Ao ler este texto me perguntei o porque do Eterno pedir que Moshe alisasse (talhar, cortar) duas tábuas de pedra.
Entendem-se pelo verso que Moshe precisava aplainar duas pedras. A palavra tábua já dá esse sentido, de algo reto, plano.
Obviamente não é fácil tornar uma pedra plana.
Pergunto-me: Sendo YHWH o dono de todo o poder, porque Ele mesmo já não deixou a pedra aplainada já que era Ele mesmo quem iria escrever?
Porque para aplainar as pedras Ele pediu a Moshe?
É interessante essa passagem, pois aqui, nos é mais uma vez revelado que o Eterno é amoroso e que nos deixa livres para escolhermos.
As instruções (Torah) de Yahweh seriam escritas nas tábuas. Claro que se a pedra estivesse com imperfeições, a leitura ficaria prejudicada. Era de extrema importancia que a pedra estivesse alisada, para que o texto ficasse legível.
Moshe tinha a opção de dizer que não talharia as pedras.  Ele poderia escolher não se dar o trabalho de "lapidar" as pedras.
Comparo aqui essas pedras com o coração do homem. Por mais endurecido que seja um coração, ele pode ser trabalhado e receber as palavras do Eterno. Para isso, o coração precisa se dispor.
Vemos que, pois mais duro que seja uma pedra, até o diamante que é considerado a pedra mais dura, se deixa ser lapidado. É uma questão de escolha.
Assim como quando Yeshua foi ao túmulo de Lázaro afim de ressuscitá-lo dos mortos. Yeshua poderia com seu poder, retirar a pedra do túmulo. Mas, deixou à escolha daqueles que ali estavam, retirar ou não. Caso ninguém retirasse a pedra, o milagre possivelmente não teria acontecido.
Cada a nós escolhermos receber a Palavra do Eterno, escolhermos obedece-la ou não. O milagre da nossa vivificação está em permitirmos sermos lapidados.
E porque duas tábuas, e não somente uma?
Os dez ditos, como conhecemos, são dividios em 2 partes:
1 - Lidando com assuntos relacionados ao Eterno
2 - Lidando com assuntos relacionados aos homens.
A aliança do Eterno é feita entre duas partes: O Eterno e o homem.
As duas pedras, num nível sod de interpretação, podem representar:
- o coração de pedra do homem, que necessita ser lapidado, trabalhado para receber a Palavra do Eterno (Ez 36:26 / 2 Co 3:3)
- A Rocha inabalável da nossa salvação.
Há um ciclo que não pode ser quebrado nesse conceito: Sem o homem, o Eterno não seria a salvação (salvação para quem?). Sem a instrução, o caminho da salvação, não haveria coração para ser lapidado.
Aliança já diz isso. Um anel, um ciclo fechado. Uma relação entre o homem e seu Criador.
O homem que não deseja ter essa relação com seu Criador, continua sendo uma "pedra" não trabalhada, coração endurecido, onde não é possível inserir a Toráh.
A lapidação só ocorre quando aceitamos. E não há pedra tão dura que não se deixe ser lapidada.
O meu coração e o seu, são "pedras" dispostas a serem trabalhadas, só depende de cada um de nós aceitarmos ou não.
E mais, Moshe foi aquele que com suas mãos, trabalhou aquelas pedras. Nós podemos ser "lapitadores" de nossos amados, quando oramos por eles, falamos de Yeshua, da Torah, e com a prática da nossa fé nos tornamos cartas vivas para aqueles que nos rodeiam. Muitas vezes nossas palavras se tornam vãs diante de nosso testemunho. Nossas orações e nossas práticas poderão lapidar muitos corações de pedras, a começar pelos os de nossa casa.
Que nossos coraçãos sejam sempre dispostos a serem trabalhados. E que possamos ser nós, instrumentos de lapidação daqueles que amamos.
Shalom e Shabat Shalom.

-----------------------------------------
Andressa Dias Bragança Domingos



Nenhum comentário:

Postar um comentário