24 dezembro 2010

O NATAL ATRAVÉS DOS SÉCULOS

 










O NATAL ATRAVÉS DOS SÉCULOS



É comum indagarmos: como foi que o Natal chegou até nós? Quando começou a ser comemorado? E os seus símbolos, quando foram incorporados à celebração?



Na antigüidade, quando o mundo pagão vivia a mais densa escuridão moral e religiosa, celebravam-se 2 festividades importantes na época do atual Natal: a FESTA DE YULE, original da antiga Escandinávia, e a SATURNÁLIA, entre os romanos.







A SATURNÁLIA era comemorada desde o dia 30 de novembro, indo até 2 de fevereiro, o chamado DIA DAS VELAS.



Chamava-se SATURNÁLIA em homenagem ao Deus SATURNO, a quem atribuíam o governo do mundo. A festa era celebrada através dos mais baixos comportamentos morais: atos de fornicação, homossexualismo, e toda sorte de orgias.

Até o século 4 depois de Cristo o mundo comemorava em 25 de dezembro o DIA DO DEUS SOL, o "SOL INVICTUS". Os cristãos, para substituir tal idolatria, decidiram comemorar o dia do nascimento de Jesus Cristo, o nosso SOL DA JUSTIÇA (Malaquias 4.2). Em 900 d.C. esse dia foi finalmente denominado DIA DE NATAL.







Como surgiu o PAPAI NOEL?







Bem, quando a Inglaterra foi invadida em 1066 pelos normandos, estes introduziram uma comemoração pagã , que simulava a coroação e o domínio de um rei de mentira, chamado "SENHOR DOS DESREGRADOS", "ABADE DOS IRRACIONAIS". Seu reinado era só para o período do natal. No século XV esse rei de mentira já era conhecido como PAPAI NOEL.

Antes de 1880 o PAPAI NOEL já era popular nos Estados Unidos da América. Foi introduzido na América pelos ALEMÃES, que o identificavam com SÃO NICOLAU, um homem bom que dava presentes às crianças. Em 1890 ele assumiu a FORMA ATUAL.








Na ITÁLIA a "FADA BEFANA" é o Papai Noel, e enche as meias das crianças de presentes.



Na ALEMANHA o Papai Noel é o CAVALEIRO RUPRECHT, ou o DEUS ODIN, entidade pagã cultuada pelos antigos VIKINGS.







Na ALCÁCIA o Papai Noel é UMA MULHER!!!








O primeiro PERU foi servido em 1573, regado a ponche.



No SÉC. XVII os PURITANOS assumiram o poder na Inglaterra. Atacaram o Natal como uma festa pagã, dedicada a Saturno. Aboliram a comemoração.



Em 1644 decretaram DIA DE JEJUM em 25 de DEZEMBRO, pois o povo ainda insistia no Natal. O Exército gastava o dia todo arrancando as decorações de Natal da população.



O efeito da perseguição puritana contra o Natal foi tão feroz que em 1825 os seus costumes e enfeites foram catalogados em um antiquário!!!



Em 1836 o Natal foi celebrado pela primeira vez no ALABAMA, Estados Unidos.



Em 1841 o Príncipe ALBERT deu uma festa às crianças no Palácio de Windsor, incluindo na comemoração um objeto surgido em Londres em 1821: A ÁRVORE DE NATAL.








A ÁRVORE DE NATAL veio da ALE­MANHA, onde, antes do século XVII as tribos ger­mânicas a tinham como OBJETO DE ADORA­ÇÃO. No entanto, com a REFORMA PROTES­TANTE , MARTINHO LUTERO a introduziu como um ENFEITE NA­TALINO CRISTÃO., des­tituída de qualquer intenção de culto.



Em 1844 surgiu o PRIMEIRO CARTÃO DE NATAL.






Até 1850 o Natal EUROPEU ainda tinha COSTUMES PAGÃOS em suas comemorações, como por exemplo, pudins com conhaque em chamas, servido aos celebrantes.





Outros costumes pagãos foram criados, como por exemplo: contar histórias de fantasmas ao pé do fogo, pois, segundo os pagãos, o fantasma da família regressava no Natal à antiga morada.





Em Portugal são servidos, nesse dia, os BOLINHOS DA SORTE, e no Brasil comem-se UVAS BRANCAS para DAR SORTE. Pura superstição e falta de conhecimento bíblico...





Resta-nos dizer, nesta rápida pesquisa, que atualmente o Natal tornou-se motivo comercial, onde todos procuram vender de tudo e comprar de tudo, onde o verdadeiro sentido da festividade tem estado um tanto em baixa. Há quem pergunte quem é o tal do "Menino Jesus..."










"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" (Isaías 9.6)



FELIZ NATAL!



Pr. Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário