03 dezembro 2010

Livro: Amor e Respeito - Parte 2 - O Ciclo Energético

 "Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido." (Jó 42 : 2)


 






Parte 2
O Ciclo Energético
 Capítulo 8
 C-A-S-A-D-A: Como soletrar amor para sua esposa.
"Uma vez que a sabedoria o honrará se você a abraçar (Pv 4:8), creio que uma esposa bem intencionada o honrará quando você a amar."
(Nota para as esposas: Este capítulo e os seis seguintes são "apenas para maridos", mas as esposas são convidadas a ler também)

Senhores, passamos um bom tempo aprendendo a parar o Ciclo Insano. Nos capítulos a seguir, queremos nos concentrar em entrar no Ciclo Energétic e permanecer ali. O Ciclo Energético é proativo, positivo e preventivo. Permaneça no Ciclo Energético e o Ciclo Insano não girará.
O que vou abordar nos capítulos 9 a 14 talvez não pareça "natural" para você, e não há problema algum nisso. Como já vimos, o amor não é a língua nativa de um homem. Contudo, à media que você vivencia as várias e simples verdades estabelecidas nas Escrituras para os maridos, que são apresentandas no acrônimo C-A-S-A-D-A, isso vai energizar a esposa. Ela responderá com respeito, e essa é a língua nativa dela.
Ante de entrarmos nos detalhes, precisamos dar uma olhada na própria palavra C-A-S-A-D-A em si. Significa que uma pessoa está ligada a outra, e isso é fundamental para entender como as mulheres vêem os relacionamentos. Pense numa fotografia de vocês dois, a qual vai simbolizar seu relacionamento. À medida que os problemas, grandes ou pequenos, atingem seu casamento, imagine que essa foto vai sendo rasgada de cima a baixo, ou pelo menos um pouco cortada. A esposa vê como missão pegar umafita adesiva e reatar o relacionamento. Ela deseja conectar-se a você e o aborda com essa intenção em mente. É aqui que geralmente os casais tem dificuldades à medida que tentam resolver os problemas, mesmo os pequenos. As mulheres confrontam para se conectar. A resposta típica de um homem, porém, é que ele acha que sua esposa o está confrontando para assumir o controle. Não é por isso que muitos homens sentem que a esposa está chamando para uma briga?
Mesmo a mais simples e suave "confrontação" entre você e sua esposa é uma excelente ilustração da diferença básica entre as mais profundas necessidades de um homem e de uma mulher num relacionamento. É um retrato claro de como os códigos que vocês mandam um para o outro podem ser mal interpretados por causa de suas necessidades tão diferentes.
Um casal que me procurou em busca de aconselhamento tinha o exato problema de que estou falando agora. Ela o estava confrontando, e ele se sentia sufocado, frustado diante de sua atitude controladora e de sua aparente "falta de respeito" por ele. Não deixe que aquilo que você vê, ouve e parece sentir determine a maneira como vai interpretar uma situação. Em vez disso, tenha em mente que você é alguém que usa óculos azuis e tem um aparelho auditivo azul. Eles tingem e influenciam aquilo que você vê e ouve e formam uma compreensão do código que recebe de sua esposa. Você não pode errar quando confia na revelação de Deus e a ela obedece. Você aprenderá como mostrar amor no tom, nas palavras e no rosto, mesmo durante o conflito que em geral o levaria a um estado de afastamento ou de irritação. O Ciclo Energético é verdadeiramente poderoso.
As mulheres podem parecer fora de controle ou dar a idéia de que estão tentando controlar você, mas o que elas querem é conectar-se em amor.
Abaixo darei exemplos de como dizer suas necessidads a sua esposa e como entender do que ela precisa.
COMO PEDIR A SEU PARCEIRO(A) QUE SATISFAÇA SUAS NECESSIDADES.
Você não pode esperar obter aquilo de que precisa, quer seja amor, quer seja respeito retendo aquilo de que seu cônjuge mais necessita. Mas enquanto você etá tentando satisfazer as necessidades de seu cônjuge, o que acontece durante aqueles momentos quanto as necessidades que você tem não estão sendo atendidas?
Uma das habilidades básicas que tenho tentado ensinar a maridos e esposas neste livro é como comunicar suas necessidades um ao outro.
As esposas podem dizer de maneira humilde e mansa:
C-A-S-A-D-A
C (Conexão): "Quando você fica em sua oficina a noite toda e não fica comigo, isso parece desamoroso. Você tem o direito de ter um hobby, mas também preciso de um tempo face a face com você."
A (Abertura) : "Quando você disse que não quria gastar tempo conversando sobre minhas preocupações, isso me pareceu desamoroso. Sei que nem sempre temos tempo para uma conversa prolongada, mas as vezes preciso ter a segurança de que tudo está bem."
S (Simpatia): "Quando você me deu uma solução rápida para aquilo que estava tentando dizer, isso pareceu desamoroso. Sei que você estava tentando me ajudar, mas eu de fato preciso sentir que você se importa; você pode fazer isso simplesmente ouvindo, sendo simpático e compreensivo. "
A (Apaziguamento) : "Quando você me diz 'deixa pra lá, vamos esquecer isso, acabou', isso parece desamoroso. Sei que algumas coisas precisam ser esquecidas, mas primeiramente preciso saber que você não es´ta mais irritado e que estamos mesmo em paz."
D (Dedicação): "Quando você olha para outra mulher, isso me parece desamoroso. Sei que as tentações são reais, mas preciso saber que você tem olhos apensas pra mim."
A (Apreço): "Quando você faz comentários negativos sobre a maneira como cuido dos filhos e da casa, isso parece desamoroso. Sei que não sou perfeita e que tenho falhas, mas preciso que você me diga quando faço um bom trabalho, e preciso de seu incentivo quando não fizer."
Os maridos podem dizer de maneira humilde e mansa:
C-A-S-A-D-O
C (Conquista): "Quando você faz comentários negativos sobre meus objetivos de trabalho, isso parece desrespeitoso . Procuro equilibrar trabalho e família, e não ou contra nossa família nem você."
A (Autoridade) : "Quando você toma decisões relacionadas aos nossos filhos das quais sou excluído, isso parece desrespeitoso e sinto-me até mesmo insignificante. Por favor, inclua-me até mesmo nas coisas do dia a dia sempre que puder."
S (Sexualidade) : "Quando você disse que estava cansada demais para fazer sexo, isso me pareceu desrespeitoso. Entendo que você esteja cansada, mas espero que você também entenda minha necessidade. Nãoé que eu seja exagerado na questão de sexo; eu de fato preciso de vcê bem perto de mim"
D (Discernimento) : "Quando você revira os olhos e diz 'isso é realmente ridículo' sinto-me desrespeitado. Sei que você tem intuição em muitas áreas, mas eu tenho discernimento que com frequencia pode ajudá-la".
O (Ordem hierárquica): "Quando você sugere que sou irresponsável, sinto-me desrespeitado. Admito que às vezes piso na bola, mas de modo geral sou um bom provedor e protetor, e isso que você está dizendo me magoa."
 
Deus te abençõe,
Angela Raquel.

¸.~•*´¨`*•~.¸¸.~•*´¨`*• ~.¸¸.~•*´¨`*•~.¸¸ .~•*´¨`*•~.¸¸.~• *´¨`*•~.¸¸.~•*´¨` *•~.¸¸.~•*´¨`*•~ .¸¸.~•*´¨`*•~.¸¸. ~•*´¨`*•~.¸

Ao utilizar meus trabalhos, por favor, mantenha tudo daqui para baixo. Foi feito com carinho!
"... Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus" (Mateus 22.21)

¸.~•*´¨`*•~.¸¸.~•*´¨`*• ~.¸¸.~•*´¨`*•~.¸¸ .~•*´¨`*•~.¸¸.~• *´¨`*•~.¸¸.~•*´¨` *•~.¸¸.~•*´¨`*•~ .¸¸.~•*´¨`*•~.¸¸. ~•*´¨`*•~.¸
 Créditos 

Arte e formatação By Nanny Trilegal - 01 Out 2009
PSP 9 / Tube Mateial adquirido em grupos de troca na Internet /
Font Fiolex Girls
Copyright© 2009 - All Rights Reserved
Louvor Shalom Jerusalém
 ¸.~•*´¨`*•~.¸¸.~•*´¨`*• ~.¸¸.~•*´¨`*•~.¸¸ .~•*´¨`*•~.¸¸.~• *´¨`*•~.¸¸.~•*´¨` *•~.¸¸.~•*´¨`*•~ .¸¸.~•*´¨`*•~.¸¸. ~•*´¨`*•~.¸

Nenhum comentário:

Postar um comentário