02 dezembro 2010

QUANDO O CORAÇÃO AJUDA A MENTE

 
 QUANDO O CORAÇÃO AJUDA A MENTE
"Bem de manhã, embora o céu risonho
Pareça um dia calmo anunciar,
Vigia e ora, o coração pequeno
Um temporal pode abrigar.
Bem de manhã,
e sem cessar,
Vigiar, sim, e orar!"
Hino 162 do Cantor Cristão, 1a. Estrofe
Com estas palavras iniciei o meu dia, cônscio de que Deus é quem conhece o futuro, somente Ele é quem define o meu destino. Assim, com estas palavras, iniciei o meu dia.
Claro, havia dormido pouco, mas o suficiente para agradecer a Deus por mais um domingo. Aliás, um belíssimo domingo: já não tão frio quanto ontem, um sol encantador, um céu azul de dar gosto! Os pássaros, saltitantes, vieram brincar junto à janela do meu quarto, empoleirando-se nos galhos do pé de loro que já está mais alto que a casa.
Nove e meia, chego à igreja. Mais um domingo. Fico pensando: como podem algumas pessoas viverem sem igreja, mesmo dizendo-se cristãs? Como podem olvidar do encontro semanal com o Corpo de Cristo, para adoração, louvor, intercessão, edificação, encorajamento?
Minha mensagem foi dura: Apocalipse 13. Ainda que nada tivesse de natalina, era necessária. Tenho um prazo para expor todo o livro de Apocalipse, nessa época de incertezas e de profecias se cumprindo. Enquanto eu pregava, não ouvia nem um piu (nem de pássaros, porque não havia nenhum deles no salão, nem de vozes...). Fiquei encantado com a atenção que os adolescentes e jovens me concediam enquanto pregava. Pregar com um auditório cativo e atencioso é um privilégio, um estímulo ao pregador. Falei sobre a besta, que não era uma perua da Kia Motors, nem um burro de carga, nem um indivíduo imbecil, mas um monstruoso império, uma liga-federação de nações, semelhante à Comunidade Comum Européia, que neste ano está configurada exatamente conforme o Apocalipse 13: 10 reinos, 7 nações-cabeça, descristianização regional (na Inglaterra 25 de dezembro será Dia de Harry Potter, e não Natal, etc.)
Hora da Escola Bíblica Dominical (EBD). Minha classe, catecúmenos (candidatos ao batismo nas águas, porque convertidos a Cristo), não apareceu. Contudo, Deus, que é soberano sobre todas as coisas, trouxe um casal que há muito precisava de uma conversa franca e espiritual com o pastor. Como foi importante o nosso encontro! Eu, que vinha orando por eles e por uma oportunidade de dizer-lhes o quanto estavam frios na fé, descompromissados com a igreja e negligentes na vida espiritual,  tive tudo isso e muito mais, pois, após a conversa de mais de 2 horas, recebi o sinal de que estavam decididos a emendarem os seus caminhos. Como Deus é maravilhoso!
Caronas diversas, cheguei quase 13:30 h, mas ainda em tempo de comer a deliciosa refeição italianada em minha casa, preparada com tanto esmero e cuidado pela Milu, minha irmã adotiva (a empregada que há 20 anos está conosco). Que surpresa receber meu irmão e algumas pessoas da igreja para partilharem do alimento!
Nada como um soninho após o almoço. Mas, quando eu estava quase a perder a conta dos carneirinhos que contava, recebi a visita do Pr. Timofei Diacov, meu pai na fé (a pessoa que me ganhou para o Evangelho, que me evangelizou). Veio para ir comigo à igreja, pois seria o conferencista dos adolescentes e o pregador da noite.
Em pleno calor da tarde lá vão os dois pastores, pai e filho (espiritualmente falando). O Pr. Timofei trouxe excelente palavra aos garotos e garotas, dizendo-lhes "eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes e tendes vencido o Maligno". Estupenda palavra, gloriosas verdades expostas, com simplicidade e poder espiritual! Mas o pastor teve que terminar logo, pois era grande o número de pessoas que se acotovelavam para conversar ao menos um pouquinho com o veterano obreiro.
Portas abertas, muito calor, o nosso templo encheu-se. Claro, nosso humilde salão não é uma catedral, nem uma capelinha é. Deus ainda não nos deu o privilégio de ter um templo. Contudo, temos um povo que ama a Jesus. Para enchê-lo, é fácil, à luz do auditório de tantas igrejas. 150 pessoas já estufa o máximo a nossa capacidade. Talvez tivéssemos isso hoje à noite. E muita alegria no ar.
Lindas canções, solos, nossa orquestrinha de violões, e a equipe de louvor, que brilhantemente nos enlevou com suas músicas. Volto a pensar: como alguém, dizendo-se cristão, consegue viver sem o júbilo dos santos, a comunhão e o partir do pão, a pregação da bíblia, a intercessão da igreja, o ambiente celestial? Acredito que são pessoas doentes espiritualmente ou não convertidas realmente, pois o gozo e a felicidade que sentimos são indescritíveis.
A pregação foi estupenda: o Pastor Timofei Diacov falou-nos sobre " COMO NEGLIGENCIARMOS TÃO GRANDE SALVAÇÃO? ". Com poder e autoridade espirituais, ele nos mostrou o quanto custou para Cristo a nossa salvação, e o quanto custa para muitos evangelistas, que dão a própria vida para levar a mensagem aos povos. No término, um apelo para a conversão e outro para a oração. O Pr. Timofei recebeu do Espírito Santo um dom muito especial, mencionado em Tiago capítulo 5: o dom da oração da fé. Várias pessoas têm sido agraciadas com autênticos milagres após a oração desse veterano obreiro. Muitos foram à frente e, creio, muitas bênçãos já estão à caminho! Ele pediu ao Senhor um templo para a nossa igreja. Quando conseguirmos, quero que meus leitores venham festejar conosco!
No final, o nosso tradicional "friendship" (confraternização). Quase um bolo de aniversário inteiro, de uma de nossas jovens, que havia feito aniversário no dia anterior, e que trouxe o bolo para partilharmos a sua alegria. Amigos secretos das uniões, acordos de horários e dias de ensaio das peças natalinas, muitos abraços, orações e prosas santas, enfim, o santo burburinho do povo de Deus após o culto.
E agora? O pastor precisa ir embora pra Rodoviária, pois pegaria o ônibus das 23:30 hs, retornando para Lins, 6 horas de viagem. Vamos comer? Claro! Comer é uma palavra mágica, e lá fomos nós para o Frango Frito da Corifeu de Azevedo Marques, no Jaguaré. Que refeição farta e suculenta, Senhor! O pastor ficou encantado, alimentado e satisfeito. Na mesa a doce confraternização dos amigos presentes. E, devido ao avançar da hora, tivemos que comer e correr. Seria bom se fosse à pé, pois ajudaria na digestão. Mas fomos de carro. E lá foi o Pr. Timofei direto para Lins, no expresso da Reunidas Paulista. Enquanto escrevo, ele já deve estar chegando em Pardinho, no famoso Autolanches Rodoserv, pela Rodovia Presidente Castello Branco. Vá com Deus, Pastor Timofei!
E a todos os meus leitores, que estão penando com estas leituras, mas amigos o bastante para agüentá-las, o meu sincero desejo de uma semana repleta de bênçãos e felicidades, na preparação de um Natal feliz e promissor, cheio da graça e do amor de Deus.
Pr. Wagner Antonio de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário