01 dezembro 2010

Lágrimas e Cânticos

Lágrimas e Cânticos  |  Pr. Olavo Feijó

Salmos 126:5 - Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. 

O salmista reconhece os muitos sofrimentos experimentados no passado e declara sua confiança no consolo e nas soluções providenciadas pelo Senhor: "Os que semeiam em lágrimas ceifarão com alegria" (Salmo 126:5).

A frase popular, caracterizando nosso mundo como um "vale de lágrimas", não surgiu por acaso. As provações pelas quais passamos são reais e são constantes. Por isso, para alguns cristãos, viver neste mundo é um chorar constante, sem nenhuma chance para cânticos de alegria.

O Salmo 126 não nega as lágrimas e as provações. Ele as descreve até com detalhes, mas descrições do cativeiro. Por outro lado, entretanto, o salmista enaltece as soluções consoladoras do Senhor, quando nos liberta dos nossos cativeiros pessoais. E aí, neste contexto, ele contabiliza as bênçãos advindas do Senhor: "Grandes coisas fez o Senhor por nós e, por isso, estamos alegres." O salmo 126 está de acordo com o contexto revelado pela Bíblia, quando se refere aos nossos sofrimentos e às consolações advindas do Senhor. É preciso levar a sério as duas coisas. E ter certeza dos cânticos, que só acontecem depois das lágrimas. É uma questão de fé e uma questão de experiência. Cânticos e lágrimas. Lágrimas e cânticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário