28 dezembro 2010

Graça e Paz



Graça e paz
Leitura Bíblica: Filipenses 1.1-3
A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo (Fp 1.2). 

G eralmente quando se pergunta "tudo bem?" no fundo se quer dizer "por favor, diga que sim, pois não quero ouvir suas queixas". É apenas uma saudação, nada mais, palavras raramente com sentido literal. Aliás, quantas outras saudações já perderam seu real sentido pelo uso?
Todas as cartas de Paulo têm como saudação inicial a expressão "graça e paz" (exceto as duas cartas a Timóteo que têm "graça, misericórdia e paz"). Muitas comunidades cristãs desenvolveram o hábito de saudarem-se assim uns aos outros. Evidentemente não tenho nada contra isto, muito pelo contrário. Mas para que seu uso seja genuíno, sem cair no mesmo "buraco negro" das demais saudações, é importante que seu sentido não seja também perdido pelo uso.
Graça: receber a graça de Deus é ser tratado com bondade por aquele à quem tão gravemente ofendi. Classicamente se define graça como "favor imerecido", isto é, ser favorecido por Deus mesmo não merecendo. Assim sendo, graça pressupõe falta de méritos. Se alguém acha que tem merecimentos, pode reinvindicar o que merece, não precisa de graça, que é para quem sabe que não os tem. Quando saúdo você com "a graça de Jesus" estou lhe dizendo que sei que você é como eu alguém que não tem méritos que o tornem digno de reinvindicar o que quer que seja diante de Deus, mas quer sua benção, e portanto, necessita de graça. 
E paz? No contexto cristão paz não tem coisa alguma a ver com a ausência de conflitos, mas com um coração tranquilo mesmo nas piores adversidades. Geralmente falta de paz tem a ver com não saber: não sei no que vai dar, o que acontecerá. E então a graça deságua em paz pois sei que nada mereço, mas também sei da graça de Deus. Qaundo lhe desejo graça e paz, estou lhe desejando, na verdade, felicidade verdadeira a toda prova. - MHJ
A você leitor, a graça e a paz de Jesus Cristo. 
O Pão Diário é uma publicação da rádio transmundial: http://www.transmundial.com.br


Mirela.

-------------------------------------------------------------
Três frases de profunda sabedoria. Concentre-se nas frases abaixo:01- 'Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez'.02- 'Quando Deus tira algo de você, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor'.03- 'A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo'.

"Melhor mesmo é ser amigo de Deus, e andar conforme seus Princípios."
 "Se você gosta de vencer desafios, lembre-se: desconsiderar avisos de Deus não é um desafio, é estupidez."
"As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra". (Pv 16:1)



Nenhum comentário:

Postar um comentário