16 janeiro 2011

Perdão



 

                                                              

                                                                                                    

 

"Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé". Lc 17.3-5

       Se alguma vez você se perguntou como se deve dar o perdão, eis a resposta. Embora seja evidente que o princípio do perdão antecede e funciona a despeito do arrependimento, pois foi assim que Jesus perdoou, talvez seja mais fácil perdoar aqueles que se mostram arrependidos. Porém, o exercício do perdão é algo que temos sempre muito que aprender. O verdadeiro perdão é uma atitude que requer de nós algum desenvolvimento espiritual, porque é evidente que um espírito perdoador não é inerente à natureza humana. Portanto, a lei que Jesus nos manda cumprir é algo estranho ao mundo; uma nova lei que desfaz qualquer princípio e/ou padrão humano de perdão, elevando para muito mais além de nossa própria capacidade de agir. Este princípio nos faz estar sempre à frente aos nossos ofensores, desde que seja uma atitude honesta. Por isso, o perdão exerce um efeito libertador tanto para quem perdoa, quanto para quem o recebe. Entretanto, o perdão que antecede ao arrependimento, não tem nada haver nem com os homens comuns, nem com as nações, pois esta lei é quase exclusivamente cristã. Uma pessoa que confessa Jesus como Senhor de sua vida, por mais razão que tenha, não pode negar ao seu ofensor o mesmo tipo de perdão que foi a ele concedido. Se assim não fizer, precisa orar como os discípulos: aumenta-nos a fé! Quem anda com o Senhor, sabe que precisa de uma fé maior para demonstrar um perdão como esse. Quando a nossa fé é fraca, as virtudes cristãs também são fracas. Uma alma que tem conhecimento de Deus e com seu Espírito Santo comunga, transparece sua fé e confiança em sua vida diária. Se não houver estes fundamentos, eles agem segundo os seus próprios princípios, humanos e carnais. A verdadeira fé consiste na prática e na comunhão espiritual da alma com Deus e isto é demonstrado nas virtudes de Cristo em sua vida diária.

Oração: Senhor amado, aumenta-nos a fé para que possamos exercer as virtudes que teu Espírito Santo nos dá. Que os frutos desta comunhão possam, a cada dia, ser mais frequentes em nossos atos do dia a dia, para que todos possam provar e conhecer-te como Senhor através de nossas vidas. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

Rev. Fred Souto



 

 Deus Abençoe!
Pb Guilherme


__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário