13 abril 2011

Instruídos para boas obras



Instruídos para boas obras  |  Pr. Olavo Feijó

2 Timóteo 3:17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

De acordo com o Apóstolo Paulo, o obreiro cristão tem que conhecer bem a sua Bíblia. Foi isso que ele escreveu ao jovem obreiro Timóteo: "Para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra" (II Timóteo 3:17).

O Senhor nossa fez diferentes. A uns, Ele deu uma capacidade maior de apreender as coisas teóricas e abstratas: a este grupo pertencem os teólogos e os instrutores. Há cristãos, por outro lado, que não se dão bem com a teoria, mas que fazem bem feitas as aplicações práticas do cristianismo: por exemplo, os crentes que se dedicam ao serviço social e ao tratamento de doentes.

Nem um dos dois grupos, porém, deve desprezar a importância da doutrina ou das aplicações da doutrina na forma das boas obras. Para que isto aconteça, existe a instrução da Palavra. Quando nos deixamos penetrar pelos ensinos bíblicos, não nos contentamos com versículos isolados e continuamos estudando, até vislumbrarmos o contexto integral da Revelação. De igual modo, quando não nos permitimos ficar apenas no nível da produção dos bons frutos do testemunho cristão, aos poucos vamos compreendendo mais adequadamente os princípios da fé que constituem os fundamentos do Cristo em que cremos. Nem toda "boa" obra é coerente com a doutrina cristã. Por isso, temos que buscar, na Bíblia, a instrução necessária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário