19 abril 2011

Cative o coração Dela Lysa Terkeurst Capítulo 1 Tornando-se um Líder Espiritual




Capítulo 1

Tornando-se um Líder Espiritual

Deus projetou o casamento como uma bonita imagem do relacionamento de Cristo com sua noiva, a igreja. Assim como Cristo e o líder espiritual de sua esposa, você também deve ser este líder para a sua esposa. Nas respostas que obtive das mulheres durante  minha pesquisa, o desejo de que o marido fosse o líder espiritual do lar foi uma das mais freqüentes. Quando um homem conduz o seu lar sob a orientação de Deus, ele se torna como Jesus para sua família. Ele não será um ditador, mas ao invés disso, um líder gentil, amoroso e sábio. Quando um marido se torna um líder que demonstra caráter semelhante ao de Jesus, o coração de sua mulher se sente seguro o suficiente para submeter-se a sua liderança. Nessa imagem projetada por Deus, o marido e a mulher se completam mutuamente, resultando em uma imagem maravilhosa da unidade que Deus tinha em mente para o casamento.
Aprender a amar um ao outro e satisfazer as necessidades do outro e importante, porque isso fortalece o relacionamento de um casal e permite que permaneçam fieis ao seu compromisso. Mais importante do que fortalecer o relacionamento entre os dois e manter a aliança que fizeram perante Deus. A medida que marido e mulher se aproximam de Deus como indivíduos, Deus une mais fortemente os dois corações. Aprenderão a amar incondicionalmente e a servir sacrificialmente segundo o exemplo de Jesus, que deu a sua vida pela igreja.
Jamais vi uma imagem tão bela sobre este tema do que em uma carta que li, escrita pelo Dr. Robert McQuilken. Nessa carta renunciava a sua posição de presidente da Columbia Bible College.
Ele escreveu:

A saúde mental de minha querida esposa, Muriel, vem declinando já há cerca de oito anos. Ate agora fui capaz de satisfazer as suas crescentes necessidades e ainda cumprir com as minhas responsabilidades de líder na CBC. Mas recentemente ficou evidente que Muriel fica contente quando esta comigo e infeliz quando não estou com ela. Não e apenas "descontentamento". Ela se enche de medo – ate mesmo terror – de que tenha me perdido e começa a me procurar quando saio de casa. Assim ficou claro que ela precisa de mim agora em tempo integral.
Talvez seja mais fácil pra você entender se eu lhe contar o que contei ao meu grupo na época em que me aposentei na igreja. De alguma forma, a decisão tinha sido tomada há quarenta e dois anos, quando prometi cuidar de Muriel "na saúde e na doença... ate que a morte nos separe". Então eu disse aos meus alunos e aos membros da faculdade, como um homem de palavra, que a integridade tinha alguma coisa a ver com isso. Mas a justiça também tem algo a ver com isso. Ela tinha cuidado de mim completamente e com sacrifícios durante todos aqueles anos; se eu cuidasse dela pelos próximos quarenta anos eu ainda estaria em debito. A responsabilidade, contudo, pode ser severa e estóica. Mas há outra coisa: eu amo Muriel. Ela e um prazer para mim – sua dependência infantil e sua confiança em mim o seu amor cálido, os ocasionais repentes de humor de que eu gostava tanto, o seu espírito alegre – mesmo diante da dificuldade de recuperação face a sua penosa e continua frustração. Não tenho que cuidar dela; eu quero! É uma grande honra cuidar de uma pessoa tão maravilhosa.


Pode ser que você nunca precise cuidar do bem estar físico de sua esposa como o Dr. McQuilken descreveu, mas sua esposa precisa saber que se você tivesse de fazê-lo, você faria com a mesma alegria e integridade descritas acima. Mais do que cuidados físicos, sua esposa também precisa ver você cuidando das necessidades espirituais da sua família. Quando uma esposa vê que seu marido se submete diariamente a Deus, lendo a Bíblia, orando e mantendo um relacionamento pessoal e próximo com Jesus, e muito mais fácil que ela lhe de o respeito de que necessita.
O que aprecio na carta do Dr. McQuilken e o fato de ter sido escrita por um homem que esta próximo a Jesus e que procura imitar o caráter de seu Mestre. Quando Muriel procurava a mão de seu marido nos momentos de terror e confusão, ele se tornava Jesus para ela. Suas mãos eram ternas, suas palavras compassivas, seus olhos cheios de amor e seu coração cheio de alegria. Quando sua esposa procura a sua mão, o que ela sente no seu toque? O que ouve dos seus lábios? O que vê os seus olhos? O que percebe estar em seu coração? Como você consegue ser Jesus para ela?
O maravilhoso em ser o líder espiritual de sua esposa não e o que você ganha nessa posição, mas sim o privilegio que você tem de dar. Sua esposa precisa de suas orações, de seus sábios conselhos, de sua força e de sua coragem. Ao responder a pesquisa, uma mulher chamada Penny explicou: "todo marido precisa saber que e o guarda-chuva espiritual de sua família, e que sua mulher e seus filhos estão seguros debaixo dele".
Seu comentário reflete um conceito Bíblico. Em Salmos 1.1-3 esta escrito:"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará". Imagine que o seu papel como líder espiritual seja como aquela arvore. Você da abrigo durante as tempestades da vida. Você esta firmemente enraizado de modo que sua mulher pode apoiar-se em você quando se sente cansada. Você produz fruto do Espírito porque se nutre da Palavra de Deus. Você e constante e suas folhas não murcham. E o melhor, você se orgulha de Deus e quando sua esposa olha para você, sente vontade de estar cada vez mais perto de Jesus.
Meu marido Art tornou-se um maravilhoso líder espiritual em nosso lar. Ele ora fervorosamente por nos, dedica tempo a Deus e tem um espírito alegre e contagiante. Uma das melhores coisas que ele faz todas as noites, quando volta do trabalho para casa, e uma parada mental em sua arvore do tesouro. Não e uma arvore verdadeira, mas um ponto no meio do caminho onde ele deixa pendurados todos os problemas do dia. Depois de deixar ali as suas frustrações, as suas contrariedades e o seu estresse, ele separa algum tempo para receber uma dose extra do fruto do Espírito. Em pouco tempo ele esta transbordando esses tesouros e pronto para chegar em casa. Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, Fé, mansidão e temperança são, afinal, o que toda mulher deseja de seu líder espiritual.

MELHORIA PARA O LAR-1. Hoje a noite, em seu caminho para casa, encontre uma arvore do tesouro onde possa trocar frustrações do seu dia por uma dose extra de amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, Fé, mansidão e temperança. 2. Faça com que essa visita a arvore seja parte de sua rotina diária.


PENSAMENTO PARA O DIA- A coisa mais importante que um marido pode fazer por sua esposa e buscar ao Senhor com todo o seu coração e com todo o seu ser. Se ele colocar Deus em primeiro lugar, Deus lhe Dará a força e o desejo de ser um marido extraordinário.
Amy Dunlop

Nenhum comentário:

Postar um comentário