25 abril 2011

Cative o coração Dela Lysa Terkeurst Capítulo 3 Sua esposa não é o inimigo


 

Capítulo 3

Sua esposa não é o inimigo

Eram as férias perfeitas. As montanhas eram de tirar o fôlego. As condições para esquiar eram perfeitas. A comida era fabulosa e as noites ao pé do fogo, românticas. Nós agíamos como dois apaixonados, de mãos dadas, rindo de piadas particulares, e dando beijos furtivos no teleférico das pistas de esqui. Amarei este homem para sempre, eu pensava enquanto agradecia a Deus por ter me dado um marido tão maravilhoso.
Mudança de cena. Outra ocasião.
Tudo começou como as férias perfeitas. Uma casa na praia com nossos amigos íntimos. Nossos filhos estavam extasiados. Tínhamos trazido as babas e pensávamos agitados em nossas noites em restaurantes agradáveis. O clima era perfeito e depois de pouco tempo todos nos já exibíamos um belo bronzeado. Então um desentendimento entre Art e eu terminou com sentimento de magoa e um frio silencio. O romance de verão tinha acabado, e Art estava dormindo em um quarto no fim do corredor, longe de mim. Porque ele é tão insensível e mesquinho? Eu chorava ate dormir, perguntando a Deus o que eu tinha feito para merecer esse tipo de casamento.
Por favor, o casamento perfeito pode se apresentar?
Eu o amarei para sempre ou Por que ele é tão insensível e mesquinho... Qual das narrativas exemplifica melhor o seu casamento? Ambas. Passamos por períodos de unidade quando percebemos entender o que interessa ao outro, e outros períodos de isolamento quando parece que tudo o que fazemos é desinteressante ao outro.
A mais importante lição que aprendemos no decorrer dos nossos anos de casamento foi a de que não somos inimigos um do outro. Algumas vezes magoávamos profundamente um ao outro, porque eu o via como meu inimigo e ele me via como sua inimiga, porem estávamos enganados. Entender esse engano e descobrir o verdadeiro inimigo, nos ajudou a transformar o nosso casamento. Efésios 6.10-12 diz: "Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes". Os ataques de satanás é que causam os problemas que enfrentamos em nossos relacionamentos, e não o nosso cônjuge. Mas se estivermos dispostos a obter forças da parte de Deus, seremos capazes de resistir aos ataques de satanás.
E vital ser "fortalecido no Senhor e na força do seu poder". Para viver na "força do seu poder" (que faz com que satanás recolha sua cauda e fuja), precisamos permitir que Deus controle a nossa vida. Precisamos dedicar tempo a leitura da Bíblia e falar seriamente sobre orar e ouvir a Deus. Certa vez ouvi uma citação que me ajudou a juntar esses princípios: "Ler a Bíblia nos dá vocabulário para entender o que o Espírito Santo quer nos dizer". João 14.26 afirma o seguinte: "O Espírito Santo... vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito".
O que isso representa para o nosso casamento? Não temos que ter todas as respostas; apenas precisamos estar em contato com aquEle que as tem. Ele nos ensinará, orientará e censurará. Ele nos ajudará a perdoar e nos mostrará como amar.
Em segundo lugar, precisamos vestir toda a armadura de Deus. Isso e algo que deve estimular o seu sangue de guerreiro. Deus criou o seu coração para a aventura e para a batalha, então tenhamos a certeza de que estamos vestidos para guerra.

DEVEMOS USAR O CINTURÃO DA VERDADE

A verdade é que você e sua esposa são filhos amados do Rei Todo-poderoso. A verdade e que o que causa conflito em seu casamento é o fato de que satanás odeia tudo o que Deus ama. Ele trama os seus ardis baseando-se na fraqueza de seu pensamento, e assim causa divisões em seu casamento. A verdade é que Deus ama você, Deus ama a sua esposa, e deseja que vocês se amem.

A COURAÇA DA JUSTIÇA PROTEGE
OS NOSSOS CORAÇOES

Ser justo significa agir de uma maneira moralmente correta. Precisamos manter nosso coração puro e obediente. Qual e a melhor maneira de checar a condição do nosso coração? Ouvir a palavra que saem da nossa boca. Lucas 6.45 diz:" O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca". Ouça o que você esta dizendo às pessoas queridas. São palavras estimulantes, edificantes e amorosas? Se não forem, tente consertar essa brecha em sua armadura.

NOSSOS PÉS DEVEM ESTAR CALÇADOS COM A
PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ

Trata-se da nossa missão de seguir adiante é falar de Cristo aos outros. Uma das melhores maneiras de falar aos outros sobre o Evangelho e de como as suas verdades são capazes de transformar uma vida, é viver uma vida que revele o amor de Cristo. Em uma época em que é tão difícil encontrar um casamento feliz é realizado, um casamento saudável pode ser um poderoso testemunho.

DEVEMOS TOMAR O ESCUDO DA FÉ

É o escudo com o qual você pode extinguir todas as flechas inflamadas do maligno – insultos, frustrações, contrariedade. O escudo da fé reduz esses ataques do maligno recordando-nos que devemos olhar alem das dificuldades que estão presentes aqui agora. São as irritações diárias que levam os nossos casamentos a ruína. "Minha esposa coloca o papel higiênico de modo que gire a partir da base, e não do topo". "Ela lavou uma blusa vermelha junto com a minha cueca branca". "Ela rouba os cobertores durante a noite". Ter fé significa manter uma perspectiva eterna, rindo dos nossos defeitos, é optando por amar apesar das diferenças.

AINDA TEMOS O CAPACETE DA SALVAÇÃO -
A PROTEÇAO PARA OS NOSSOS PENSAMENTOS

O diabo se compraz em fazer-nos duvidar: duvidar de Deus, da nossa salvação, do nosso compromisso para com nosso cônjuge. As pessoas facilmente se enganam pensando que estão casadas com a pessoa errada só porque passam por tempos difíceis. Uma vez que o casamento é a representação física de Cristo é da igreja, satanás quer que duvidemos de nossa união. Destruir um casamento e o amor entre marido é mulher é distorcer o que Deus pretendia que fosse a imagem do seu amor por nós. Para proteger a sua mente de pensamentos destrutivos a respeito do seu casamento é para manter a pureza do se pensamento, medite nas Escrituras (veja Dt 6.6).

FINALMENTE, TEMOS A ESPADA DO ESPIRITO

Devemos ter conhecimento pleno das Escrituras. Comece hoje mesmo, memorizando as partes que você julgar úteis para quando for tentado ou quando estiver zangado com sua esposa. Torne-se familiarizado com a palavra de Deus de modo que consiga recordá-la e usá-la instantaneamente para refutar as mentiras do inimigo. Não fique irritado pensando que o estou aconselhando a memorizar toda a Bíblia. Comece de um modo simples é realista.
Lembre-se, essa preciosa é linda mulher com quem você dorme abraçado todas as noites não é sua inimiga. Ela não é a causa de suas frustrações e dores de cabeça. Ela é a beleza que anseia ser resgatada. Nessa batalha espiritual, ela se machuca tanto quanto você. Às vezes, ela sente medo é solidão. Precisa de um homem que não lute contra ela, mas sim contra o monstro que lança suas labaredas de fogo tentando destruir vocês dois. Ela precisa de um cavaleiro em uma armadura reluzente.

MELHORIA PARA O LAR- Hoje à noite, abrace sua esposa na cama até que ela adormeça. Então passe algum tempo olhando para a sua estonteante princesa. Ore para que Deus lhe ensine como ser um valente cavaleiro, e vista-se mentalmente para a batalha espiritual. Compromete-se em lutar POR sua princesa, e não CONTRA ela.

PENSAMENTO PARA O DIA- Todo marido precisa saber que é o guarda-chuva espiritual de sua família, e qu sua mulher e seus filhos estão seguros debaixo dele.
Penny [Decatur]
__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário