26 abril 2011

Cative o coração Dela Lysa Terkeurst Capítulo 4 Recrutando


 

Capítulo 4

Recrutando

Se sua esposa fica em casa cuidando dos filhos, aqui estão algumas coisas que você nunca deve dizer e algumas perguntas que nunca deve fazer. Uma pergunta como esta poderia saltar de sua boca enquanto você tropeça nos brinquedos espalhados pelo chão: "o que você esteve fazendo o dia todo?" Essa pergunta magoará profundamente a sua esposa! Para você, é natural perguntar-se por que a casa está desse jeito se ela esteve em casa o dia todo. Para ela, você esta dizendo que ela é uma péssima mãe, esposa e dona de casa, e talvez você desejasse estar casado com Brenda Sue, aquela que mora no fim da rua.
Essa pergunta pode ter um efeito devastador sobre uma mãe já cansada e esgotada. Minha resposta favorita ao meu marido é a seguinte: "Estou fazendo o melhor que posso". Para muitas mulheres isso é verdade. Estamos fazendo o melhor que podemos com todas as exigências que pesam sobre nós. Realmente quero que a nossa casa seja um refugio para meu marido, mas alguns dias as coisas não funcionam assim. O que necessito dele, quando chega em casa, particularmente nos dias desastrosos, é um forte abraço, um grande "obrigado", e uma ajuda sua.
Se sua esposa trabalha, ela vai precisar de ajuda. Com somente vinte e quatro horas diárias e uma lista de tarefas que se estende por meio quilometro, não é de se admirar que ela esteja sempre cansada. Você não poderia ajudá-la em algumas tarefas?
"Espere um minuto!", você diz. "De acordo com a Bíblia, minha função não é a de ser provedor, e a dela não é cuidar da casa?" Em 1 Timóteo 5.8 está escrito: "Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que o infiel". Tito 2.4,5 aconselha "...as mulheres novas a serem prudentes, a amarem aos seus maridos e filhos, a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos..."
A Bíblia salienta isso para esclarecer e distinguir as funções que o homem e a mulher devem cumprir. Mas a Bíblia continua em Tito 2.6,7 aconselhando aos homens: "Exorta semelhantemente os moços a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras". Se você espera que sua esposa esteja disposta a servir ao lar e as crianças, então você deve "dar exemplo" mostrando-se disposto a ajudar na medida do possível. Em 1 Pedro 3.7 está escrito: "Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento".
Ter entendimento. Isso é o que sua esposa precisa: que o seu marido considere todas as coisas que são de responsabilidade dela, e e tudo o que ela faz, q que encontre maneiras de ajudá-la ou de facilitar estas tarefas.
Amo uma historia que me chegou por e-mail recentemente. Antes que você a leia, devo dizer que não gosto da palavra chauvinista e não a usaria, a menos que ela fizesse parte do texto original da historia. No entanto, considero esta historia muito ilustrativa.

Mary era casada com um chauvinista. Os dois trabalhavam em período integral, mas ele nunca fazia nada na casa, e certamente nada de tarefas domesticas. Isso, dizia ele, é trabalho de mulher.
Mas certa noite Mary chegou em casa depois do trabalho e encontrou as crianças já banhadas, roupa lavando e outro tanto de roupa secando, o jantar no forno e a mesa lindamente posta, inclusive com flores.
Ela ficou espantada, e imediatamente quis saber o que estava acontecendo. É que Charles, seu marido, tinha lido um artigo em uma revista onde se sugeria que as mulheres que trabalham fora podem apresentar maiores inclinações românticas se não estiverem tão cansadas de fazer todas as tarefas da casa depois de chegarem do trabalho.
No dia seguinte, ela mal pôde esperar para contar às suas amigas de trabalho. "E como foi tudo?", perguntaram.
"Bem, foi um ótimo jantar", disse Mary. "Charles até limpou tudo depois do jantar, ajudou as crianças com os deveres da escola, dobrou roupa e guardou tudo".
"Mas e depois?", as amigas queriam saber...
"Não aconteceu nada", disse Mary. "Charles estava cansado demais".

Aposto que Charles estava cansado e que sua esposa também estava. Só por diversão, vamos escrever algumas das coisas que sua esposa pode ter que fazer diariamente.

CRIANÇAS: acordar as crianças vesti-las, alimente-las, abraçá-las, embrulhar o lanche, levá-las e trazê-las de volta (às vezes, varias vezes ao dia), banhá-las ou fazer com que se banhem, planejar as festas de aniversario, providenciar idas ao medico e ao dentista, afagar suas feridas, ajudar a consertar o coração partido de um adolescentes, procurar oportunidades para compartilhar o amor de Jesus Cristo, dizer-lhes que pai adorável elas têm, ajudar nos deveres escolares, vigiar os programas de televisão que vêem, orar com elas a noite, levá-las para a cama e dar-lhe um beijo de boa noite.

COMIDA: verificar a despensa, fazer a lista de compras, ir as compras, comparar preços, levantar do chão o menino de dois anos de idade que esta gritando porque ela lhe disse que ele não pode ganhar o pacote de dois quilos de chocolates, decidir o que pode acompanhar os pratos principais que vai preparar, decidir se uma fila demora , pagar pelas compras, levar as compras para casa, fazer cinco ou seis viagens até o carro para levar as compras para dentro de casa, guardar tudo, tirar metade para fazer o jantar, sujar a cozinha que tinha levado quase toda a manhã para limpar, chamar todos para jantar, arrumar a mesa, chamar todos outra vez para jantar, servir a comida, limpar a mesa, retirar as sobras, e limpar tudo outra vez.

Estas são apenas duas das muitas categorias de tarefas diárias da sua esposa. Nós nem chegamos a parte da limpeza, organização, contas e extras diversos, sem falar em encontrar tempo para orar e estudar a Bíblia.
Não estou querendo culpá-lo, obrigando-o a ser mais doméstico. Não estou querendo sobrecarregar sua lista de tarefas, que já é bem grande. Estou apenas lembrando-o de que deve ter cuidado com as exigências que faz a sua esposa, e que deve estar disposto a ajudar de boa vontade quando puder, e, como a Bíblia recomenda, que você tenha compreensão.

MELHORIA PARA O LAR – Depois de toda essa conversa sobre tarefas, a ultima coisa que você quer agora é outra tarefa, então hoje apenas agradeça à sua esposa por tudo o que ela faz.


PENSAMENTO PARA O DIA – Não importa quantas vezes você me diga que sou importante para você, ou que pensa em mim durante o dia, ou que nossa família é a sua prioridade... isso não significa nada se as suas atitudes não estiverem de acordo com as suas palavras.
Dana [Sidney]


__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário