28 abril 2011

Cative o coração Dela Lysa Terkeurst Capítulo 6 Todo lar precisa de um provedor


 

Capítulo 6

Todo lar precisa de um provedor

Foi fácil transportar nossa mudança quando nos mudamos para a nossa casa. Uma cama, duas cômodas, algumas peças de mobília que sobraram do tempo de faculdade do meu marido, uma casinha de cachorro e o forno de microondas mais antigo que você já viu. Estas eram as nossas poucas posses. O nosso velho forno de microondas não combinava com a nossa casa nova, nem com os utensílios novos. Então pedi um novo. Art explicou que o forno novo não cabia no orçamento. Como o velho ainda estava funcionando, o novo podia esperar. Fiz "beicinho", mas concordei.
Quando Art disse que o velho ainda estava funcionando, era verdade, no sentido de que ainda a capacidade de esquentar a comida, mas nem o temporizador nem os botões funcionavam. Aquela coisa velha tinha estado na família por muitos anos e por alguma razão Art se sentia ligado a ela. Dia após dia, refeição após refeição, continuávamos a colocar a comida dentro daquela velharia e contar os segundos mentalmente.
Mas um dia tivemos uma babá, e esqueci de dizer-lhe que o temporizador não estava funcionando. Ela colocou um pãozinho no forno e quando se lembrou dele, ele havia sido reduzido a um monte de restos queimados. A casa estava cheia de fumaça negra. Não há nada que cheire como comida queimada no microondas. Depois daquilo, todas as vezes que tentamos usar o microondas o cheiro voltava a encher a casa.
Finalmente, pensei, agora conseguiremos justificar um novo microondas. Pesquisei o modelo que eu queria e apresentei ao Art, o que achava ser um incontestável.
"Não, um novo microondas ainda não cabe no orçamento". Ao dizer isso, Art pegou o velho e fedorento microondas e levou-o para a garagem. Ele colocou sobre uma mesa plástica em um canto e o ligou. "Veja tão bom quanto um novo", disse com um sorriso enorme. "Ainda está bom o bastante para esquentar comida e o cheiro não ira incomodar ninguém aqui na garagem".
Fiquei estarrecida. Ele esperava que eu fosse ate a garagem, colocasse a minha comida naquela coisa horrorosa, prendesse a respiração ao sair correndo para escapar do cheiro, esperasse junto a porta contando mentalmente o tempo do aquecimento, prendesse a respiração outra vez, entrasse na garagem agora cheia de fumaça, apertasse o botão "desliga" e então comesse? Será que ele estava brincando? Eu estava pronta para lhe dar um sermão, quando alguma coisa me fez parar.
De repente lembrei-me da minha mãe, muitos anos antes, sentada na cozinha rodeada por contas e chorando. Desde que ela e papai haviam se separado, mamãe era uma mãe sozinha com alguns empregos. Mesmo assim, o dinheiro nunca era suficiente. Havia muitas contas e os pagamentos sempre se acumulavam. Embora fosse pequena, sabia que tínhamos problemas.
Era um sentimento horrível – que nunca tive desde que me casei com Art. Ele nunca deixava as contas sem pagar. Ele não nos preocupava. Ele cuidava do nosso dinheiro estabelecendo um orçamento e obedecendo-o. E daí, se não podemos comprar um microondas novo? Minha reação repentinamente deu meia-volta e sorri, e disse: "Boa idéia".
Passamos outro ano sem microondas novo. Era um tipo de diversão quando tínhamos convidados. Quando o velho finalmente não agüentou mais, acho que ficamos tristes de dizer-lhe adeus. O novo microondas branco para o qual economizamos e finalmente compramos não tinha nem de longe a mesma personalidade do velho (mas tinha um botão para pipoca muito legal).
Quando você estiver ajudando a sua esposa com a casa e com as crianças, não ignore a importância de ser um bom administrador financeiro dos recursos que Deus lhe confiou. Sua esposa precisa que você forneça segurança financeira. O seu coração se sentirá seguro ao ver que você prove para ela e para as crianças. As crianças precisam testemunhar como Deus deseja que administremos as finanças. Precisam ver que você antes de mais nada oferta a Deus, economiza para o futuro e controla os gastos. Não precisam apenas vê-lo fazendo isso, precisam que você dedique tempo para ensiná-las como controlar adequadamente os gastos.
Estabeleça um orçamento realista com a ajuda de sua esposa. Façam disso um esforço conjunto. Pergunte a ela o que gostaria de ter, estabelecendo então um objetivo pelo qual economizar, e certifique-se de incluir isso em seu orçamento. Talvez ela queira economizar para comprar moveis novos para o quarto, ou cortinas novas, ou para ter umas férias especiais – ou ate mesmo para comprar um forno microondas. Ser o provedor da sua família significa mais do que trazer cheque para casa. Significa encontrar o equilíbrio de Deus para sua vida, para que você consiga investir adequadamente tanto o seu tempo quanto o seu dinheiro. Lembre-se da sabedoria em Mateus 6.33 que diz: "Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas".

MELHORIA PARA O LAR – Se você tem problemas para controlar as finanças, procure ajuda e informação relativa a orçamento familiar. Sente-se com sua esposa e estude com ela esse material. Se você já tem um orçamento, reveja-o com sua esposa. Pergunte se ela acha esse orçamento realista. Pergunte se gostaria de economizar para alguma coisa especial.

PENSAMENTO PARA O DIA – Sua esposa prefere mais a sua companhia do que seu dinheiro... passar tempo juntos é um presente que não tem preço.
Angee [Valdosta]

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário