28 abril 2011

Divisão ( leitura bíblica: 1 Crônicas 27:25-34)

 

"Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas." ( 1Pe 4:10)

Quando alguém fala em divisão, a primeira impressão geralmente é ruim. Pensamos em rompimento, mal-entendidos, brigas- tudo que é contrário á vontade de Deus, que nos deseja relacionamentos saudáveis. Lembramos primeiramente dos significados negativos da palavra. No entanto, a leitura bíblica de hoje indica uma divisão sadia e positiva, que vem pra multiplicar.
Antes, porém, lembremos de Moisés. Ele liderou Israel, o povo de Deus, desde a saída do Egito até a chegada de Canaã. a terra prometida pelo Senhor. Muitos problemas ocuparam sua mente naquele período. No começo da jornada ele tentava resolver tudo sozinho, o que tornava sua tarefa muito pesada. Jetro, seu sogro, aconselhou-o a escolher líderes e encarregá-los de tarefas. Assim, cada um faz um pouco pelo bem de todos. Divide-se o trabalho para multiplicar seu alcance. No texto de hoje, lemos que essa divisão também funcionava num reino como o que Deus havia dado a Davi. Eram necessários encarregados para cada área- agricultura, pecuária, tesouraria, política, exército, etc.
Na Igreja também há várias tarefas e responsabilidades, e para isso Deus concede dons ( capacitações especiais) para todos os cristãos. Mas que adiantaria todos esses dons se apenas uma pessoa fosse responsável pelo trabalho todo? Cobraríamos  que ela ensinasse bem as crianças, os jovens e os idosos; que se ocuasse com os necessitados; que fosse boa conselheira  e liderasse com excelência. Deus dá dons diferentes a pessoas diferentes para que cada um sirva a Deus e aos outros naquela área em que é a mais apta. Quero desafiá-lo a descobrir quais dons vê recebeu de Deus e de que forma você pode contribuir para que o evangelho seja anuciado ao mundo. Para isso, envolva-se em algum trabalho na sua comunidade, pois é na prática que descobrimos quais são os nossos dons.
Servir a Deus e ao próximo:
um objetivo conjunto com tarefas divididas. 
(Extraído do Pão Diário)

--
"...Cri, por isso falei..."
 ( 2 Coríntios 4:13)
                          S2  Cila Max S2

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário