04 abril 2011

O NÓ DO AFETO

 
O NÓ DE AFETO

Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos; pedia-lhes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.
Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar e entender as crianças.
Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo durante a semana, porque, quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo e, quando voltava, já era muito tarde, e o garoto não mais estava acordado.
Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família, mas também contou que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava se redimir, indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa. E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia religiosamente todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado.
O nó era o meio de comunicação entre eles.
A diretora emocionou-se com aquela singela história e ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da sua turma.
A maior desculpa do ser humano em qualquer lugar do mundo, para não dedicar carinho e acompanhar o crescimento de um relacionamento, seja ele qual for, é a FALTA DE TEMPO. Vivemos no tempo do imediatismo onde quase todas as nossas tarefas são para ontem. Nos esquecemos com isso, de investir na área que mais tem a ver conosco: O AFETO. Não dedicamos o tempo mínimo necessário ao relacionamento conjugal, com filhos, amigos e vizinhança. Precisamos encontrar uma forma de demonstrar amor, ainda que não possmos expressá-lo de forma presente, todas as vezes. As pessoas precisam saber que as amamos e que são importantes para nós. Precisam saber que pensamos nelas e nos preocupamos com seu bem estar. O amor ao próximo é o segundo maior mandamento que Deus nos deu. O bom andamento de todo relacionamento está ligado, de alguma forma, ao amor.
Deus fez você um ser inteligente. Descubra uma maneira de expressar seus sentimentos em relação às pessoas que fazem parte de sua vida, mesmo que por pouco tempo. Você verá que isso trará uma valorização da auto estima delas, aproximando-as de você e trazendo sucesso naquilo que elas fizerem. E, com certeza, isso trará paz ao seu coração e também alegria.
Boa semana pra ti

Nenhum comentário:

Postar um comentário