15 abril 2011

paginas soltas - 05 - PENSAMENTOS QUE TRANSFORMAM

 


PENSAMENTOS QUE TRANSFORMAM


Se pararmos para pensar, verificaremos que é muito mais fácil pensar no que é mal, deixando de lado o que é bom. Quando toca o telefone numa hora imprópria, a primeira coisa que nos ocorre é "- Deve ser notícia ruim!". Quando concorremos a algum concurso, dirigimo-nos a ele na expectativa de perdermos. Quando a pessoa amada atrasa para algum encontro, pensamos que houve algum acidente ou que existe alguma coisa encoberta. Nós somos assim.

Também, com tanta coisa ruim que adicionamos à nossa mente diuturnamente, não poderíamos esperar outra coisa. Nos dizeres bíblicos, nós nos alimentamos de "bolotas de porcos", ou de "ração para porcos". (veja a Parábola do Filho Pródigo, em Lucas, cap. 16). Quem cuida de nossas crianças durante a semana? Os programas de TV, repletos de duendes, bruxas, maldições, príncipes das trevas, etc. Quando não, elas aprendem a violência em seriados de mortes, bandidos, gangues, poderes das trevas, etc. Matar tornou-se território comum, do dia a dia.

E o que dizer dos casais? Sem darem conta do veneno que sorvem durante os horários nobres da semana, vão moldando suas vidas pelos autores das novelas, que criam estórias de acordo com o gosto da maioria. Como a maioria está ávida por sangue, adultério, prostituição, liberação moral e tudo o que não presta, resulta disto que as personagens encarnam tudo o que há de mais podre na sociedade. Aos poucos os gestos do marido se associam aos do artista. A mulher aprende como trair sem ser descoberta. Os filhos aprendem como usar drogas, se prostituir e andar na permissividade. Nos domingos a diversão é sensual: mulheres e homens na banheira, pagodes das danças obcenas, concurso de quem traz mais demônios em fotos, médiuns ou objetos, etc. Que escravidão!

Quem é cristão tem liberdade de escolha. Quem não é está escravizado a tudo isto. Quem é cristão pode dizer não e substituir tudo isto por coisas que edificam, que constroem, que trazem benefícios. Quem não é precisa obedecer ao seu dono, ao Diabo, que o mantém atrelado a esta mente universal diabólica, que perverte costumes, caráter, personalidade e toda a sociedade.

A pena é que muitos que se intitulam cristãos são escravos também de tudo isto. Quando o pastor chega para uma visita correm desligar o televisor. Basta ele sair e tudo volta ao normal. Tencionam enganá-lo. Pobres cristãos carnais! Enganam-se a si próprios. Nunca terão paz duradoura. Nunca experimentarão a verdadeira felicidade.

Mais uma vez lembro-me de Salomão, o sábio de Deus,  que afirmou:  "Porque o homem é o que imagina ser" (Provérbios 23.7). NÓS SOMOS O QUE PENSAMOS!

Aquele que escolhe gastar os seus pensamentos na Palavra de Deus, nas coisas boas e decentes, naquilo que é direito, será um homem feliz: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Provérbios 13.20).

Não nos enganemos. "As más conversações corrompem os bons costumes" (I Coríntios 15.33). Quem vive de bar em bar torna-se boêmio e escravo da bebida. Quem vive com marginais adquire a malícia do crime. Quem abarrota a família de tudo que a TV mostra torna-a frouxa, instável e fadada ao fracasso.

Mas quem busca a presença de Deus torna-se feliz e fiel. Sua mente rejeita pensamentos de doença, pensamentos de tragédia, pensamentos de maldade. Ele está envolvido pela atmosfera celeste, e tudo quanto pensa lhe traz paz. Ele vai à igreja, louva ao Senhor, administra com sabedoria o seu tempo e investe pesado na formação moral da família. Ele é uma pessoa feliz.

Se você é um cristão, volte ao bom senso. Lembre-se da ordem bíblica: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." (Filipenses 4.8).
Que Deus nos abençoe.
Amém.

Pastor Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas, Osasco, SP
(publicado em 1996, em jornal da cidade)
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário