27 abril 2011

Vaidade em Eclesiastes

 
Vaidade em Eclesiastes.

Vaidade no dicionário quer dizer  Qualidade do que é vão, inútil, sem solidez, Falta de entendimento, Ostentação (Mostrar com alarde(presunção infundada de valor próprio); exibir).
Vaidade em Eclesiastes revela a depressão que inevitavelmente resulta da procura da felicidade em coisas mundanas. Este livro dá aos Cristãos a oportunidade de ver o mundo através dos olhos de uma pessoa que, apesar de muito sábio, está tentando encontrar sentido em coisas humanas e temporárias. Quase todas as formas de prazer mundano são exploradas pelo Pregador, e nenhuma delas lhe dá sentido algum.

No final, o pregador chega a aceitar que a fé em Deus é a única maneira de encontrar um significado pessoal. Ele decide aceitar o fato de que a vida é breve e, no fim das contas, inútil sem Deus. O pregador aconselha o leitor a concentrar-se em um Deus eterno, em vez de prazer temporário.

Versículos-chave: Eclesiastes 1:2: "Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade."

Eclesiastes 1:18: "Porque na muita sabedoria há muito enfado (Sentimento desagradável proveniente de desgosto ou contrariedade, Aborrecimento); e quem aumenta ciência aumenta tristeza."

Eclesiastes 2:11: "Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol."

Eclesiastes 12:1: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer."

Eclesiastes 12:13: "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem."

Uma frase que muito me chamou a atenção: Autor desconhecido: Você já tentou pegar a fumaça do escapamento de um carro ou ônibus? Parece bem substancial, mas quando você tenta agarrá-la, percebe-se que não apanhou nada. A vida é assim. Parece impressionante, mas quando você para e a analisa, não há nada durável ou satisfatório nela. É vazia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário