20 abril 2011

livros biblicos e seus significados

 


livros biblicos e seus significados


GENESIS, quer dizer começo " este livro conta como tudo o que existe começoue como surgiram os seres humanos, o pecado e o sofrimento .E conta com Deus ,no começo apareceu ás pessoas.

EXODO,quer dizer "saida" trata do acontecimento mais importante da história da história do povo de Israel , isto é, a saida dos israelitas do Egito, onde eram escravos.

LEVÍTICO ,estão as Leis e os mandamentosque Deus mandou Moisés dar ao povo de Israel, especialmente as leis a respeito das reuniôes de adoração, dos sacrifícios que o povo devia oferecer a Deus e os deveres dos sacerdotes.

NÚMEROS , este livro chama Números porque nele exite duas contagem do povo , a primeira foi quando os israelitas saíram do Egito; e a outra feita, quarenta anos mais tarde, antes de entrar na terra de Canaâ.

DEUTERONÔMIO, a repetição da Lei,estão os discursos que Moisés fez quando o povo de Israel estava na Terra de Moabe , a leste do rio Jordão, depois de terem caminhado , quarenta anos pelo deserto, os israelitas estavam prontos para atravessarem o Jordão e tomarem posse da terra de Canaâ.

JOSUÉ, o livro de Josué conta a história de como os israelitas invadiram a terra de C anâa e passaram a morar nela .A conquista de Canaâ foi comandada por Josué, que ficou no lugar de Moisés como guia do povo de Deus.

JUÍZES este livro conta a história de Israel desde a conquista da terra de Canaãaté começo da Monarquia. Neste tempo surgiram os "juízes" , que eram principalmente chefes militares, mas também resolviam as questôes legais do povo.

RUTE, a historia de Rute passa-se no tempo em que o povo de Israel era governado por juizes.Rute uma jovem do País de de Moabe , casa-se com um israelita.

Primeiro livro de Samuel,registra a passagem do período dos Juizes para o dos Reis. Esta mudançana vida nacional de Israel, gira principalmente em torno de tres nomes: Samuel, Saul e Davi.

Segundo livro de Samuel, é a continuação do 1º de Samuel, livro se conta a história de Davi que foi Rei primeiro de Judá.

1º lIVRO DOS REIS , a história dos reis israelitas, começa nos livros de Samuel e continua e continua no primeiro livro dos reis, este livro pode-se ser dividido em tres partes.

2º Livros dos Reis, é a continuação da história dos dois reis de reinos israelitas.

O primeiro Livro das Crônicas,os livros da primeira esegunda das Crônicas , contam novamente os acontecimentos já registrados nos livros de Samuel e Reis.

o SEGUNDO LIVRO das Crônicas que é a continuação do primeiro Livro das Crônicas , começa com a narração dos acontecimentos do reinado de Salomãoem Israel e e Judá.

ESDRAS, o livro de Esdras é continuação do segundo livro de Cônicas . Ele descreve a volta de alguns israelitas que estavam mprisioneiros na Babilônia , a vida deles em Jerusalém e as adorações no templo.

NEEMIAS ,este livro pode ser dividido em tres parte: 1. a história da reconstrução das muralhas de Jerusalém, dirigidas por Neemias .2º A leitura por Esdras , da Lei de Deus e a confissão do pecado pelo povo . 3º Outras atividades de Neemias como governador de Judá.

ESTER, este livro conta a história de Ester , a moça judia que se torna rainha por causa do seu casmento Xerxes, rei da Pérsia.

JÓ, o livro de Jó , trata do sofrimento humano. Jó era um homem bom, e rico e feliz , mas Deus permitiu que da noite para o dia perdesse os filhos e tudo que tinha e que fosse atacadopor uma doença dolorosa e nojenta. Depóis Jó e seus amigos conversam em diálogos poéticos, procurando achar a explicação para tanta desgraça . No fim Deus aparece e dá a resposta..

Livro dos SALMOS, é o livro de hinos e de orações da Bíblia . Os salmos foram escritos por diferentes autores, durante um período de mais ou menos oitocentos anos, e foram usados pelo povo de de Israel , nas suas reuniões de adoração a Deus .Jesus cantou salmos e os citou em vários várias vezes.

PROVÉRBIOS, é um livro de sabedoria prática.Ensina que a religião está ligada aos problemas comuns da vida. Começa lembrando que , " para ser sábio, preciso primeiro temer a Deus " Trata-se também de assuntos de moral.

ECLESIASTES ou o Sábio, no livro de Eclesiastes estão registrados os pensamentos do" sábio", um homem que meditou profundamente sobre a vida humana, com suas injustiças e decepcões , e concluiu que " tudo é ilusão". O Eclesiastes é o livro do homem sem Deus, Deus não acusa esse homem , mas, deixa que ele fale dos seus sucessos e insucessosdo seu pessimismo e seu , da otimismo , da sua esperança e desespero.

CANTICO DOS CANTICOS, é uma coleção de poemas de amor, a maior parte em forma de canções , própria para festas de casamento.

ISAÍAS , é um dos maiores profetas do Antigo Testamento,anunciou suas mensagens ao povo do reino de Judá e aos moradores da Cidade de Jerusalém entre 7.42e 687antes de Cristo.

JEREMIAS , o profeta Jeremias era de uma família de sacerdotes, começou a anunciar as mensagens de Deus no ano de 627 antes de Cristoe morreu por volta de 580, provavelmente no Egito.

LAMENTAÇÕES, é uma coleção de cinco poemas nos quais se chora a destruição da cidade de Jerusalém no ano 586, antes de Cristo.

EZEQUIEL,no tempo do profeta Ezequiel , no ano de 586 antes de Cristo , a cidade de jerusalém foi tomada pelos babilônios.

DANIEL,o livro de Daniel foi escrito em tempos de perseguição e sofrimento para o povo judaico .

OSÉIAS, O profeta Oséias anunciou a mensagem de Deus ao povo de Israeel , o Reino do Norte, depois do tempo do profeta Amós .

JOEL, o ponto de partida da mensagem do profeta Joel é a terrível praga de gafanhotos e a seca que arrasaram a terra de Judá.

AMÓS, Amós era pastor de ovelhas em Tecoa, pequena cidade de Judá,o Reino do Sul, mas foi chamadopor Deus para anunciar a sua mensagem em Israel, o Reino do Norte .

OBADIAS, Jerusalem foi conquistado pelos Babilonios no ano 586 anos antes de Cristo. Os edomitas povo q ue morava no País de Edom , ao sul de Judá .

JONAS, livro de Jonas , conta a história de um profeta desobediente, e sem compaixão, Deus mandou que ele fosse pregar em Nínive , a capital do grande império da Assíria, a nação inimiga mortal do povo de Israel.

MIQUEIAS, um dos grandes profetas do oitavoséculo antes de Cristo , viveu no tempo de Isaías, natural de uma pequena Cidade de Judá , o Reinodo Sul.

NAUM, o profeta Naum, viveu na mesma época em que viveram os profetas Habacuque e Sofonias .O livro de Naum é uma poesia sobre a queda de Nínive.

HABACUQUE , o profeta Habacuque viveu na mesma época em que viveram os profetas Naum O livro termina com uma oração, em forma de salmos, em que Habacuque louva a grandeza de Deus, e ao mesmo tempo mostra a sua fé nele.

SOFONIAS, viveu na mesma época em que viveram os profetas Naum e Habacuque.

AGEU, no ano 503 antes de Cristo os israelitas começaram a voltar da Babilonia , onde tinham vivido como prisioneiro .

ZACARIAS, o livro de Zacarias , se divide em duas partes :
1º os capítulos 1-8 dam as menságens de Zacarias, um profeta que estava entre os israelitas que voltaram para Jerusalém do cativeiro na Babilônia .

MALAQUIAS, entre os anos 500 e 450 antes de Cristo , o profeta Malaquias anunciou as mensagensde Deus ao povo de Judá., depois de ter sido reconstruido o templo de Jerusalém.
Deus ficou 430 anos sem falar com o homem.

NOVO TESTAMENTO.

.O Novo Testamento é o livro que conta a história de Jesus , dos seus apóstolos e de outros seguidores seus.Nele se conta também o nascimento e o crescimento da Igreja Cristã .É formado por vinte e sete livros, que foram escritos por doze autores , durante um período de mais ou menos
cinquenta anos .Esses livros são aceitos por toda Igrejas Cristãs como Escrituras Sagradas.

O Evangelho de Mateus , apresenta Jesus como o Messias , o Salvador que Deus havia prometido enviar ao mundo .O Evangelho começa com a lista dos antepassados de Jesus ligando, ligando-o assim a historia do povo de Deus.

O Evangelho de Marcos, considerado o mais antigo de todos os Evangelhos dá a boa notícia a respeito de Jesus Cristo, fazendo notar principalmente a sua atividade . Este Evangelho começa com o batismo de Jesus no Rio de Jordãopor João Batista e termina com a ressureição de Jesus .

Evangelho de Lucas, começa no templo de Jerusalém , onde o anjo de Deus anuncia ao sacerdote Zacarias que ele e Izabel , a sua mulher , vão ter um filho, e termina também no templo , onde os seguidores de Jesus passam o tempo louvando a Deus.

Evangelho de João, é diferente dos outros , neste e evangelho Jesus é apresentado como a Palavra de Deus , o Verbo Divino, que existiu desde a eternidade.

Atos dos Apóstolos, é o livro que continua a história de Jesus e da boa notícia do Evangelho , história que começa no Evangelho de Lucas .

Carta de Paulo aos Romanos,o apostolo Paulo procurou anunciar a boa notícia de salvação por todo o império romano . Na segunda parte da carta,Paulo mostra como o cristão devem tratar uns aos outros e quais são os seus deveres para com as autoridades. A carta termina com uma série de saudações pessoais e uma oração de louvor a Deus.

Primeira carta de Paulo aos Corintos

Segunda Carta de Paulo aos Corinto, Paulo termina a carta a carta com amor e carinho

Carta de Paulo ao Gálatas , Todos os cristãos de todos os tempos devem se lembrar sempre dessa declaração do apóstolo : Cristo nos libertou para que sejamos de fato livres. Por isso continuem firme nessa liberdadee não se tornem novamente escravos.

Carta de Paulo aos Efésios , A fim de ilustrar a união do povo de Deus , o apóstolo usa tres figuras para a Igreja:a de um corpo do qual Cristo é o cabeça., a de um edifício do qual Cristo é a Pedra fundamental , e a de um casal , no qual a igreja é a esposa e Cristo é o esposo .

Carta de Paulo aos Filipenses , é com um carinho todo especial que Paulo se despede dos seus queridos.

Primeira caarta de Paulo aos Tessalonicenses.
Segunda Carta de Paulo aos Tessalonicenses,é nesta carta que se encontra o famoso ditado "
:quem não quer trabalhar não coma"

Primeira e segunda Carta de Paulo a Timóteo , Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé.

Carta de Paulo a Tito, Diz que a vida cristã se torna possível por causa da bondade e do amor de Deus que nos salvou, não porque fizemos alguma coisa boa, mas por causa da sua própria misericórdia.

Carta de Paulo a Filemom, esta pequenina carta, é um belo exemplo de cortesia ecarinho , Paulo não discute os direitos que alei daquele tempo davam ao dono de um escravo.

Cartas Aos Hebreus, Os cristãos a quem este livro este livro foi escrito eram de origem judaica e é por isso que o livro é chamado de cartas aos hebreus.

Carta de Tiago ( irmão de Jesus), O autor chama a si mesmo de "mestre " e este livro tem belas lições para todos os seguidores de Cristo.

Primeira e segunda carta de Pedro,Façam o possível para estarem em paz com todos , sem mancha e sem culpa diante dele, e fiquem esperando aquele dia abençoado em que haverá um novo céu e uma nova terra, onde mora a justiça.

Primeira e segunda e terceira carta de João, O sangue de Jesus é a nossa justiça , O amor de Deus para conosco ,é o amor que devemos ter uns para com os outros.Deus é amor e quem vive no amor vive unido com Deus.e Deus vive unido com ele.

Carta de Judas , Esta carta foi escrita aos cristãos em geral para prevení-los contra os falsos mestres que estavam espalhando idéias erradasnas igrejas.

APOCALIPSE ou a Revelação de Deus a João
Apocalipse quer dizer "Revelação" , e por isso este livro se chama também : A Revelação de Deus a João.


To: evangelizacaopessoal@yahoogrupos.com.br
From: zocleme@gmail.com
Date: Wed, 20 Apr 2011 19:27:29 +0000
Subject: { Grupo Evangelizacao Pessoal } ALÉM DA TRISTEZA

 
ALÉM DA TRISTEZA

Nenhuma tristeza atinge o homem antes de ter atingido o coração de Deus. Joe Blanco

É impossível viver esta vida sem experimentar tristeza. A perda de um ente querido, o desapontamento de um sonho aniquilado, a dolorosa constatação de uma traição jamais sonhada...o fato é que a vida nos apresenta inúmeras tristezas.

Tristeza fere. É difícil, mas ela pode trazer também algo de bom. Tristeza nos traz a constatação de que somos sensíveis para com as circunstâncias e para com as outras pessoas. Ainda que tremendamente dolorosa, considere a alternativa. Paradoxalmente, a ausência da dor é a maior de todas as dores.

Nós temos que experimentar, e até mesmo apreciar, os nossos períodos de deserto, sem que venhamos a ser tragados por eles. Temos que lidar com a tristeza à semelhança de uma avenida de duas mãos. Em uma via nós a entregamos para Deus, Aquele que conhece como ninguém a nossa dor. Numa outra via nós podemos retirar da tristeza aquilo que ela nos oferece: uma oportunidade de nos conhecer melhor, de conhecer outras pessoas, a verdade, o amor, a vida e – o melhor de tudo – o coração do próprio Deus.

Nélio DaSilva

Para Meditação:

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. I Pedro 5:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário