06 julho 2011

A DIVINA LEI

 

A DIVINA LEI

A LEI DE DEUS É IMUTAVEL

A lei divina, reflexo do caráter de Deus, não pode ser mudada, assim como não mudam as leis que governam o mundo físico.
Deus é um Ser imutável. Suas leis são eternas. "Porque Eu, o Senhor, Não Mudo." (Malaquias 3:6) S.Tiago realça a imutabilidade de Deus: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação, ou sombra de mudanças." (S.Tiago 1:17)

"A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma." (Salmos 19:7) . "Ela é santa, justa e boa." (Romanos 7:12) .

A LEI DE DEUS É PERFEITA

Nosso Deus perfeito, não poderia promulgar leis que não fossem perfeitas. "A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma." (Salmo 19:7). "Ela é santa, justa e boa." (Romanos 7:12).

Desde quando existe a lei de Deus? Desde o princípio do mundo. Quando nossos primeiros pais pecaram, violaram princípios da divina lei. A Escritura diz: " Onde não há lei, também não há transgressão" . Romanos 4:15 "Pecado é a transgressão da lei." (I S.João 3:4)
Muito antes de Deus haver escrito Sua lei em tábuas de pedra, ela era conhecida e obedecida. Abraão, por exemplo, conhecia a lei de Deus. "Porque Abraão obedeceu à Minha palavra e guardou os Meus mandamentos, os Meus preceitos, os Meus estatutos e as Minhas leis." (Gênesis 26:5)
A lei já era conhecida, mas agora Deus a queria dar por escrito para que ninguém se desculpasse, dizendo que não tinha conhecimento dela, e para que a Sua vontade fosse conhecida por todos.

Deus pronunciou Seus 10 mandamentos (=lei/decágolo) e os escreveu com o Seu próprio dedo. ( Êxodo 31:18 )

A LEI (Êxodo 20:3-17):

1. Não terás outros deuses diante de mim.

2. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

3. Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

4. Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o Sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de Sábado e o santificou.

5. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

6. Não matarás.

7. Não adulterarás.

8. Não furtarás.

9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.

CRISTO E A LEI

Qual foi a atitude de Cristo para com a lei? São Suas as declarações: "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas", "não vim revogar, vim para cumprir." (S. Mateus 5:17). "Se guardares os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor; assim como também Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e no Seu amor permaneço." (S. João 15:10). "Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos" . (S. Mateus 19:16 e 17)

Cristo resumiu em dois: 1."Amarás o teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força." (Marcos 12:30)
2."Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Marcos 12:31)

E repisou: "Amarás ao teu próximo como Eu vos amei." (João 15:12)

NOSSO ESPELHO ESPIRITUAL

A lei revela o pecado, pois é a norma da vida perfeita. Quando alguém mente, a lei adverte: "Não dirás falso testemunho" . Quando alguém se apropria do alheio, a lei mostra o pecado: "Não furtarás" . O apóstolo S. Paulo diz que "pela lei vem o conhecimento do pecado" . (Romanos 3:20) É por esta razão que S. Tiago compara a lei de Deus a um espelho: "Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto natural... mas aquele que considera atentamente na lei perfeita, lei da liberdade e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso, praticante, esse será bem-aventurado no que realizar." (S. Tiago 1:23-25)

Como o espelho mostra o rosto limpo ou manchado, a lei revela se estamos bem com Deus ou não. A lei de Deus, qual espelho, mostra o pecado. O sangue de Cristo me purifica do pecado. A lei de Deus aponta meu problema. Só o Salvador, o divino Médico da alma, pode me curar.

Encontramos nossa responsabilidade para com Deus nos primeiros quatro mandamentos - e nosso dever ao próximo nos seis restantes. "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma e de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e amarás o teu próximo como a ti mesmo." (S. Lucas 10:27)

Estes preceitos, se observados, servem de proteção para a família, igreja e sociedade.

A obediência do cristão aos Dez mandamentos não é para obter salvação, mas uma espontânea demonstração de haver ele sido salvo pela fé em Jesus. A salvação que Jesus da ao que nEle crê restaura o homem de vícios e pecados e torna feliz. "Felizes os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor" . (Salmos 119:1)


DEBAIXO DA LEI OU DA GRAÇA

A lei não nos salva, pois não tem virtude salvadora. O seu papel é mostrar o pecado e a norma da justiça. "De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé." (Gálatas 3:24) Salvação é um dom gratuito. A graça é um favor de Deus, estendida ao pecador que a não merece. " Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. " (S. João 3:16) - isto é graça. "Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2:8) Graça - é a mão de Deus que se estende para a humanidade. Fé é a mão do homem que se ergue para pegar a mão de Deus.

AMOR E OBEDIÊNCIA

Disse os Senhor Jesus: "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos." (S. João 14:15) "Porque este é o amor de Deus, que guardemos os Seus mandamentos." (I S.João 5:3) "Mas," dirá alguém, "é impossível guardar a lei - ninguém pode fazê-lo." É verdade.

Não podemos guardá-la por nós mesmos. Porém, podemos dizer com o apóstolo S. Paulo: "Posso todas as cousas nAquele que me fortalece" . (Filipenses 4:13)


A LEI SERÁ A NORMA DO JUÍZO

"Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más." Eclesiastes 12:13 e 14 .

Fonte: www.bibliaonline.net

Deus abencoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário