28 julho 2011

Feridas mal curadas

 

Gênesis 16 - 19 - Feridas mal curadas

O que mais me chamou atenção na leitura bíblica de hoje foi a história de Sarai e Agar. Sarai era uma mulher bela, amada, rica, mas lhe faltava algo especial: um filho. Deus porém fizera uma promessa ao seu marido, mais de uma vez, reiterando que lhes daria um herdeiro, gerado deles, que eria o pai de uma numerosa descendência.


Mas Sarai, ao invés de se apegar a essa promessa e esperar nela, deixa que a amargura encha seu peito.


Gênesis 16: 2 - "Eis que o Senhor tem me impedido de dar à luz filhos."


Tudo que o Senhor mais queria é que ela tivesse seu filho. Mas Sarai cansou de esperar que as coisas fossem feitas segundo a vontade de Deus, que parecia tardia demais. Resolveu fazer as coisas ao seu jeito. O resultado? Ismael e Isaque, árabes e judeus, irmãos e vizinhos em eterno conflito até os dias de hoje.


Enquanto relia essa história e pensava em suas consequências refleti no quanto custa uma ferida mal curada. Aquela ferida dolorida que ao invés de entregarmos logo aos cuidados de Deus, deixamos supurar e pungir indefinidamente só porque não confiamos na maneira de Deus operar. "Ai, Deus, vai doer. Se Tu mexeres nessa ferida eu não vou aguentar. Vai ter que cortar, vai arder, vai sangrar... olha, deixa a ferida aqui que eu acabo me acostumando com ela e qualquer dia nem noto mais". Então fica Sarai com aquela mágoa no peito: "meu filho, meu filho...", não deixa Deus operar a Seu tempo e maneira, "meu filho, meu filho", e um dia a dor é tanta que ela abre mais a ferida e fere outros também. Agar e Ismael acabaram saindo muito machucados dessa história de dores crescentes e mútuas (Gênesis 21: 9 - 10).


Definitivamente nós não sabemos cuidar de nossas feridas emocionais e espirituais. Psicólogos e pastores podem ajudar, terapias e cultos podem dar algum alívio, mas temos que procurar a cura. E a cura está em deixar Deus agir sobre a ferida. Pode ser que doa e você chore bastante durante o tratamento, mas ao final você estará limpo e são.


Feridas guardadas só aumentam, e causam outras feridas.


OBSERVAÇÃO CONSOLADORA:


Gênesis 17: 17 - 18: "o que se prostrou Abraão com o rosto em terra, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara, que tem noventa anos? Depois disse Abraão a Deus: Oxalá que viva Ismael diante de ti!"


Gênesis 18: 12 - " Sara então riu-se consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?"


Gênesis 18: 24 - 32: "...não se ire o Senhor se lhe falo somente mais esta vez..."


Ah, temos um Deus paciente e misericordioso.




NOTAS SOBRE O CAPÍTULO 19


Impossível não traçar alguns comentários sobre um dos eventos mais vistosos do Antigo Testamento.


Gênesis 19: 8 - "eis aqui, tenho duas filhas que ainda não conheceram varão; eu vo-las trarei para fora, e lhes fareis como bem vos parecer: somente nada façais a estes homens, porquanto entraram debaixo da sombra do meu telhado." - A primeira reação ao ler este verso é: "Nossa, como Ló, o sobrinho de Abrãao, teve coragemd e oferecer as próprias filhas para serem abusads com tanta naturalidade?". Acontece que Ló não era então nenhumexeplo de virtude. Os anjos o encontraram às portas da cidade, o que quer dizer que ele não morava mais fora dela, mas ocupava uma posição social importante em seu seio, e estava contaminado com sua imoralidade. Também sua mulher e filhas não foram salvas por sua própria jusiça, mas pela misericórdia de Deus e a intercessão de Abraão. Prova de que a oração intercessória tem mesmo grande valia...


Gênesis 19:9 - "Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Esse indivíduo, como estrangeiro veio aqui habitar, e quer se arvorar em juiz! Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, isto é, sobre Ló, e aproximavam-se para arrombar a porta." - Embora a homosexualidade seja declaradamente abominação diante de Deus, fica claro que nesse verso o pecado dos homens não é a sexualidade mas a maldade pura e simples, o querer "fazer mal" através da violência. Para mim fica claro que os homens de sodoma não precisavam de uma motivação para tal violência, o sexo era apenas um instrumento para isso, não a causa.


Gênesis 19:11 - " e feriram de cegueira os que estavam do lado de fora, tanto pequenos como grandes, de maneira que cansaram de procurar a porta." - a palavra traduzida por cegueira aqui tem a ver com um tipo de "ofuscamento", como o que aconteceu com Saulo, por exemplo. Notável que, ainda assim, atingidos num orgão tão sensível, eles continuaram a tentar achar a porta para cumprir seus maus intentos.


Gênesis19: 15 e 16 - "E ao amanhecer os anjos apertavam com Ló, dizendo: levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças no castigo da cidade. Ele, porém, se demorava; pelo que os homens pegaram-lhe pela mão a ele, à sua mulher, e às suas filhas, sendo-lhe misericordioso o Senhor. Assim o tiraram e o puseram fora da cidade." - A princípio Ló recebe os anjos como verdadeiros mensageiros de Deus, prostra-se com rosto em terra reconhecendo sua autoridade. Mas depois, quando sai para chamar seus futuros genros e estes escarnecem dele, Ló começa a mudar de comportamento. Talvez as palavras daqueles jovens tivessem feito ele duvidar da coerência de toda aquela situação e ele pôs-se a questionar as consequências de abandonar seus bens (que deveriam ser muitos), sua posição social, seus negócios e fugir dali numa noite tão bonita como aquela, em que nada prenunciava sinal algum de destruição. Ló ficou tão desanimado com a idéia de sair dali, e tão descrente da advertência divina que foi dormir. Ora, se vocêsoubesse que uma erupção vulcânica desabaria sobre sua cidade a qualquer momento, iria dormir tranquilamente? Apenas se duvidasse dessa informação. Os anjos tiveram que acordá-lo e arrastá-lo contra sua vontade dali... Deus ainda usa esse método hoje contra a teimosia egoísta de seus filhos.


Gênesis 19: 18 - "Respondeu-lhe Ló: Ah, assim não, meu Senhor!" - Ah, sim, Deus é paciente e misericordioso. Um monte esmo não bastava. Enquanto os anjos instavam para lhe salvar a vida, Ló estava pensando que numa cidade seria mais fácil recompor todo o seu patrimônio...ledo engano já que mais na frente, no verso 30, ele sai de Zoar temeroso de lai permanecer. Deus tenta fazer a parte dele de todas as maneiras, mas o homem de todas as maneiras não o deixa.


Gênesis 19: 37 e 38 - " A primogênita deu a luz a um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas de hoje. A menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos amonitas de hoje." - mesmo a linhagem mais próxima a Abrãao estava agora corrompida. Deus não rejeitou amonitas e moabitas por causa de sua origem incestuosa, ms porque destrataram a Israel e escolheram a maldade por guia. A forma como uma criança é concebia até influencia mas não determina seu destino. Salomão foi fruto de um terrível adultério seguido de assassinato. Mas ao contrário de Moabe (do hebraico, "de nosso pai") e Ben-Ami (do hebraico, "filho do meuparente"), voltou-se para Deus e Sua justiça. Os moabitas introduziram em ISrael o culto ao deus-sol, Baal-Peor, e o amonitas , a adoração a Moloque. O irônico é que essas divindades eram cultuadas com o sacrifício de crianças. O desejo perverso das filhas de Ló terem crianças através do incesto, acabou causando a morte de muitas outras...
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário