06 julho 2011

Você Tem um Chamado/ Pr Márcio Valadão - Os dons no contexto do Corpo 3

 

Como o coração, o fígado, o pulmão, o baço, as veias. Enfim, não é pelo fato de não estarem evidência que seja de menos importância. Se cada um desses órgãos pararem de funcionar, todo o corpo vai sentir, vai sofrer, e pode até sucumbir. Quando uma parte sofre, todo o corpo sofre junto. O apóstolo Paulo quis nos mostrar que no Corpo de Cristo ninguém é auto-suficiente, pois todos dependemos uns dos outros, e cada um de nós sustenta o outro exercendo sua própria função. Não há na Igreja "super-homens" ou "mulheres-maravilha".
Muito pelo contrário. Há homens e mulheres no reino de Deus que precisam uns dos outros para fazerem o Corpo de Cristo caminhar, funcionar. Esse é o mistério, essa é a beleza de que Paulo enfatiza. No momento em que veio para a Igreja, para o reino de Deus, você recebeu um dom e Deus te colocou em um lugar específico. Agora, seus olhos precisam ser abertos para que você saiba qual é o seu lugar. Todo conflito que existe na mente e no coração de um membro é este: qual é o meu lugar no Corpo? O que eu tenho que fazer?
Existem pessoas que vivem na igreja, mas não percebem qual é o lugar delas. Muitos chegam até a desprezar seus dons e dizem: "Não! Eu não tenho um lugar na Igreja". Mas Paulo diz outra coisa. Você precisa entender que enquanto não tiver discernimento claro do seu lugar no Corpo, empobrecerá a você mesmo e trará consigo a pobreza para o Corpo de Cristo. Paulo nos dá uma garantia no capitulo 12 de 1 Coríntios, versículos 12 e 13: "Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito."
Quando alguém se decide por Cristo, ele nasce de novo e é batizado no Corpo. O batismo não é apenas um mergulho na água. É a realidade da inserção de mais um membro no Corpo de Cristo. Essa inserção se dá por intermédio da obra do Espírito Santo na vida do indivíduo. Diz o versículo 13 de 1 Coríntios 12: "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito." Somos também templo do Espírito Santo. Disse Paulo: "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Coríntios 3.16.) Cada um de nós é único, e o Espírito de Deus habita em nós. Um ponto também importante.
Usamos em nós coisas artificiais que são necessárias. Por exemplo: o vestuário, que serve para nos guardar de nossa nudez e nos proteger do sol, da chuva e do frio. Veja a importância que Deus dá ao nosso corpo. Como somos um templo e usamos de coisas artificiais, assim também temos um templo que nos abriga, que é artificial, mas igualmente importante, necessário. Um templo, um local coberto, com bancos, cadeiras etc., que são necessários para o nosso conforto e bem-estar.
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário