07 julho 2011

Você Tem um Chamado/ Pr Márcio Valadão - Os dons no contexto do Corpo 4

 

No entanto, a Igreja é mais do que um templo. Ela é um lugar onde reúne a diversidade de "templos", que somos nós, com dons e funções específicas para o crescimento do Corpo de Cristo. Todavia, se amanhã não tivermos o templo onde nos reunimos, a Igreja não acabará. Porque podemos nos reunir em qualquer lugar. Onde quer que nos reunamos, a Igreja ali estará, porque ela é vida e vida transmitida a nós mediante o nosso Senhor Jesus Cristo. Ele mesmo disse: "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10.10.)
Quando cada irmão nasce de novo e entra para o Corpo, diz a Palavra que ele bebeu do Espírito Santo. Como Igreja, precisamos celebrar a vida em nós, e essa celebração acontece quando nos reunimos como Igreja. A ênfase que Paulo fez no capítulo 12, versículo 13 de 1 Coríntios é a generosidade. "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito."  Ele deixa claro que isso é para todos. Não foram alguns que beberam, mas todos os que creem e aceitam o sacrifício de Jesus naquela cruz.
Isso é bênção sem medida. Ninguém nasce de novo se não for por obra do Espírito Santo e sem ter recebido também dons espirituais no ato do novo nascimento. Portanto, os dons estão expostos a nós, visíveis de maneira latente em alguns membros; em outros talvez ainda não estejam tão visíveis. Porém, durante a caminhada, cada um vai aprendendo e entendendo qual é o seu lugar no Corpo de Cristo. É o próprio Espírito Santo quem nos insere no Corpo e é no Corpo que somos regenerados. Logo, na Igreja não há ninguém que não tenha o Espírito Santo. Ainda há muitos irmãos que não estão cheios do Espírito Santo, mas todo aquele que nasceu de novo tem o Espírito Santo, ainda que nem todos estejam cheios do Espírito Santo.
Por isso há um mandamento escrito por Paulo que diz: "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito [Santo]." (Efésios 5.18.) Nós temos dons porque somos um corpo e os dons nos diferenciam um do outro. O olho é um membro do corpo. No entanto, imagine um olho de 75 quilos, falando, comendo e correndo, ou uma orelha com perninhas andando sozinha! Seria muito esquisito. Imagine ainda, uma mão gigante de dois metros de altura com 90 quilos! Todavia Deus não criou aberrações, Ele não imaginou o corpo assim Por isso, colocou tudo no seu devido lugar.
"Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. Se todo o corpo fosse olho,onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? O certo é que há muitos membros, mas um só corpo." (1 Coríntios 12.14-20.) No corpo, cada parte, cada membro, foi distribuído com harmonia e deve funcionar com harmonia.
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário