05 julho 2011

Você Tem um Chamado/ Pr Márcio Valadão - Os dons no contexto do Corpo 1

 

Os dons no contexto do Corpo
Dons espirituais não são os dons naturais. Por exemplo: uma pessoa pode ter uma voz linda e não ter o dom espiritual para cantar. Vemos muitas vezes cantores cantando músicas evangélicas. Têm a voz bonita, são afinados e a melodia é muito harmoniosa. Entretanto, esses músicos, por não terem a unção de Deus para cantarem (porque também não foram chamados para isso) parecem  ser secos e não conseguem expressar a essência espiritual da melodia.
Não existe comunicação espiritual, porque simplesmente não receberam o dom para exercer essa função no Corpo. Imagine um professor que dá aulas o dia inteiro, e é um excelente mestre. Certo dia ele nasce de novo, ou seja, ele recebe a Cristo como Senhor e Salvador da sua vida. Isso não significa que o dom que ele exerce "secularmente" será o dom que ele receberá para exercer no Corpo de Cristo, a Igreja. Ele pode ensinar matemática muito bem.
Também pode ser um excelente professor de física, mas pode não ter recebido o dom de mestre para ensinar a Palavra de Deus. Não significa que quando alguém converte, os seus dons naturais, as suas habilidades naturais, sejam convertidas automaticamente em seus dons espirituais. Porque  o dom espiritual é uma habilitação dada pelo Espírito Santo para edificação da própria Igreja. Muitas vezes a pessoa pode ser um trabalhador com dons para realizar certo trabalho, mas dentro da Igreja, no contexto dela, ela pode ter outro ministério completamente diferente.
É possível acontecer também que uma pessoa já tenha uma aptidão e, quando vem para a Igreja, o seu ministério, a sua capacitação, sejam os mesmos. Os dons espirituais existem exatamente para nos diferenciar uns dos outros e também para mostrar a cada um de nós que não somos auto-suficientes, e que precisamos uns dos outros.
Por isso, o apóstolodisse: "Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?" (1 Coríntios  12.30.) E a resposta óbvia é: "Não". Todos necessitam das ministrações uns dos outros. Os dons espirituais além de nos diferenciar, também nos são dados com o objetivo de fazer separação. Não é uma separação no sentido de divisão, diversificação, em relação aos ministérios e às funções a serem exercidos. Cada membro do Corpo tem um ministério específico.
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário