07 julho 2011

Você Tem um Chamado/ Pr Márcio Valadão - Os dons no contexto do Corpo 5

 

Ou todo corpo sofrerá o distúrbio de um membro doente. A figura do nosso corpo é usada para a Igreja do Senhor e Ele colocou cada membro do Corpo de Cristo em um lugar específico. E quando um membro não funciona corretamente, o Corpo de Cristo, a Igreja, sofre com a falta dessa função. Precisamos entender que somos todos muito importantes. Veja o que está escrito no versículo 15: "Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo." Talvez o seu lugar no Corpo seja a função do pé. É o pé que sustenta todo o corpo todo. Sem os pés o corpo não consegue ficar de pé. Numa ilustração simples, as colunas do templo físico, feita de concreto, cimento e ferro, representam os pés, porque sem elas, o templo não conseguiria manter-se firme.
Então, se você tem a função de pé, você é coluna, o que dá sustentação à Igreja. Muitas vezes há grande conflito, porque temos dificuldade de viver a vida da Igreja e por não entendermos as palavras de Paulo: "Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve." (1 Coríntios 12.15-18.) Não são os pastores que têm a autoridade e sabedoria para colocar cada um no corpo e dizer: "Você vai ser pé, e você vai ser ouvido". Ou: "Você vai ser nariz".
Eles não têm essa autoridade. A Palavra de Deus diz claramente: "Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve." (1 Coríntios 12.18.) Deus é quem nos coloca no lugar que Ele mesmo escolheu para cada um de nós. Infelizmente, muitos pastores têm tomado o lugar de Deus e colocado as pessoas nas funções ministeriais como eles querem e não como Deus quer. Os dons espirituais também foram dados pelo Senhor de maneira específica para cada um, ou seja, não é uma função aleatória, mas algo que foi dado especialmente a você, para que você utilize no lugar certo, onde Ele te colocar.
Existem dons que você recebeu e dons que você conquistou com a sua busca, com sua dedicação e esforço, e Ele lhe concedeu isso, mas de uma forma natural. Na Igreja, cada um significa todos. Deus não se esquece de nós. Entretanto, o grande problema é que temos nos esquecido disso. Deus tem nos colocado no lugar exato onde nós devemos estar e tem nos dado os dons suficientes e necessários para o bom funcionamento do Corpo. Porém, muitas vezes dizemos: "Não, Ele não me colocou ali." Querido, Deus não se esqueceu de você. Há dons na sua vida, você os possui. Eles podem estar "adormecidos" dentro de você, mas estão aí. Paulo afirmou que os dons são irrevogáveis: "Porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis." (Romanos 11.29.).
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário