19 julho 2011

inveja



 

INVEJA
Andressa Bragança

"O ódio é crue e destruidor, mas a inveja é pior ainda." Provérbios 27:04

Inveja:

1 Desgosto, ódio ou pesar por prosperidade ou alegria de outrem.
2 Desejo de possuir ou gozar algum bem que outrem possui ou desfruta.
3 O objeto que provoca esse desejo.


Ei, você ai tem inveja de alguém? Ah, eu já esperava pela resposta. Claro que não né?
Até parece que vamos ter inveja, não é mesmo? Mas olha, sinto muito desapontar você, mas se você fizer uma fria análise de seu coração, poooodeee ser que você encontre ali uma sementinha de inveja. Ou quem sabe até uma árvore já crescida e cheia de frutos?

A palavra hebraica para inveja é quinah, que significa uma ambição sem medida. (Ambição = cobiça, desejo veemente, aspiração e etc.. )

Invejamos alguém, quando o que cobiçamos dela nos trás pesar. Existe uma sutil diferença entre você cobiçar por inveja, e desejar por admiração.

Por exemplo: Se você vê alguém com uma roupa linda, ou um carro lindo, e seu coração enche de tristeza e pesar por você não ter um igual, isso é inveja. Quando você começa a sentir uma raiva, um ódio, uma tristeza no lugar de se alegrar pela conquista alheia. Admiração é quando você consegue ver o outro com ternuna e se alegra - com sinceridade - pela sua conquista. Desejar ter algo igual ao de outra pessoa, não é errado desde que em seu coração você nao deseja por comparação, ou por competição, com pesar e ódio, muitas vezes agindo de forma errada para obter o objeto desejado.
Esses dias eu vi uma moça linda, com um vestido lindo, olhei e olhei e pensei: - Puxa, quero um vestido como esse! No mesmo momento examinei meu coração para ver se o que eu desejava não era por inveja. E percebi que não era. Era apenas admiração.

Para voce identificar se o seu desejo é causado por inveja, faça um pequeno teste:

- Quando voce ao desejar, sente um grande peso no coração, uma tristeza pelo fato de você não ter o que o outro tem.
- Quando você procura meios ilegais e desonestos para conseguir a todo custo o objeto desejado.
- Quando você deseja mal a outra pessoa.
- Quando voce fica melancólico e deprimido quando alguém conquista algo que você deseja, e não conquistou.

Se um desses pontos ocorre com você, tenha certeza que você é uma pessoa invejosa.

Tome muito cuidado com a inveja, ela é uma doença da alma que poderá somatizar em seu corpo como doenças dos ossos, por exemplo.

A inveja é gerada em um coração de alguém que se sente inferior e incapaz. Quando você confia no SENHOR e vê nEle a sua fonte de vida, você não precisa se sentir inferior. Nele, você é imporante com o que tem e com o que não tem. Não pense que você só será feliz se possuir algo que outra pessoa tem. A felicidade está tão somente dentro de você.

Se você descobriu que é uma pessoa invejosa, confesse isso ao SENHOR, busque nEle sua alegria, e tenha certeza que você é importante como é. Sempre que desejar algo de alguém, sonde o seu coração e veja se a raiz desse desejo é fruto de inveja ou apenas admiração. Se for inveja, peça perdão ao Eterno, confesse esse sentimento e jogue-o fora de dentro de você. Aprenda a desenvolver a sua criatividade, ouse. Assim, você não precisará copirar nada de ninguém, e encontrará o seu verdadeiro eu, a sua essência.

Ore: SENHOR, sou uma pessoa invejosa e desejo me libertar dessa doença mortal. Me ajude e me perdoe. Me livre de ser uma pessoa invejosa. Em nome de Yeshua amem.

Shalom Shalom

Por Andressa Bragança


__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário