28 julho 2011

A luta é grande mas a recompensa vale a pena.


SE VOCÊ NÃO LUTAR VOCÊ MORRE

Preletor: Márcio Rocha

A luta é grande mas a recompensa vale a pena.

Gn32:6-7a "Voltaram os mensageiros a Jacó, dizendo: Fomos a teu irmão Esaú; também vem ele de caminho para se encontrar contigo, e quatrocentos homens com ele. Então, Jacó teve medo e se pertubou..."

"Não importa o que estejas passando, você é um vencedor!" Vamos lá, diga isso com autoridade e com firmeza para seu irmão aí ao lado: "Você é um vencedor!" E se temos vencedores aqui libere um brado de vitória!!!!!

Estive pensando porque nenhum de nós gostamos de perder, e se é que posso dizer isso, descobri que nascemos com essa essência de vencedor, dado por Cristo para cada um de nós. De verdade, ninguém gosta de perder, não nascemos para perder. Talvez o pior momento na vida de alguém é na hora da perda, seja perdendo coisas ou alguém muito querido. Independente do que se perde, ninguém gosta de viver um momento como esse.

Porém, algumas de nossas perdas estão relacionadas há alguns posicionamentos ou decisões que tomamos na hora das nossas lutas. Nem sempre sua derrota deve-se ao fato de que você não lutou, mas muitos de nossos fracassos estão ligados quando deixamos de lutar por nossa causa. E ainda que momentaneamente uma derrota venha sobre nós, podemos dizer que perdemos, mas perdemos lutando.

A história que lemos no início dessa palavra fala sobre dois irmãos, Jacó e Esaú, onde o irmão mais velho foi literalmente enganado pelo irmão mais novo, no caso Jacó enganou Esaú, por causa de uma benção humana (a benção do seu pai Abraão).

Ao ser descoberta a trapaça, Jacó foge da ira homicida de Esaú e passa longos anos longe do seu irmão. Num determinado tempo Jacó quer se reconciliar com seu irmão, porém a ira de Esaú ainda estava latente. Jacó prepara muitos presentes para tentar amenizar a ira de seu irmão pensando que isso seria o suficiente para apagar uma trapaça do seu passado, mas Jacó não sabia que não eram apenas atitudes naturais ou presentinhos que iriam mudar aquela história, e sim, um encontro com Deus.

Meu irmão, existem coisas que podemos até achar que um presente, ou um pedido de desculpas pode mudar uma situação, mas deixa eu lhe dizer uma coisa, existem pessoas que talvez já tenham gasto fortunas comprando coisas ou até mesmo outras pessoas para amenizar uma situação, apagar uma vergonha, mudar uma história. Não estou aqui dizendo que uma atitude humana diante de uma situação como essa não seja válida, não é isso, porém, precisamos entender que o que vai fazer mesmo a diferença na nossa situação, na nossa história, é ter um encontro com Deus, e deixá-Lo mudar completamente a nossa vida.

Houve um tempo em minha vida de solteiro que nada do que eu falava tinha crédito. Por mais que eu falasse a verdade ninguém queria acreditar. Tentava comprar as pessoas, tinha que acertar com um e com outro. Já ouvi inclusive do meu pai que ele não acreditava em mim porque menti para ele. Hoje, o que me dá crédito tanto diante dos homens e também no mundo espiritual foi a transformação em Cristo Jesus da minha vida.

Jacó prepara tudo para esse encontro com seu irmão, mas não daria nada certo se ele se apresentasse diante dele ainda como aquele enganador e usurpador que era. Fatalmente Jacó iria morrer tamanha a ira de seu irmão para com ele.

Anote isso: se você quiser uma resposta diferente, aprenda a se comportar diferente também. Semeaduras iguais geram colheitas iguais.

Quer colher algo diferente? Aprenda a plantar algo diferente também.

Quando chegamos ao versículo 22 começamos a ver uma das maiores e mais recentes batalhas na vida de alguém: a luta para ser transformado.

Me responda algo nessa noite: É fácil se deixar transformar? Quando você, casado ou casada, vê alguém do sexo oposto passar, tipo assim um Gianeccini ou Angelina Julie, você é tentado a "olhar" ou para você é algo normal? Quando estamos precisando de um dinheirinho a mais e de repente recebemos um troco errado, como reagimos? Se tivemos um "dia mal" e ao chegar em algum lugar somos mal recebidos, como fazemos?

A maneira de como reagimos diante das nossas "lutas" diárias vão nos denunciar se somos ou não transformados pelo poder de Deus.

Eu sei que não é fácil!!! O apóstolo Paulo também sabia disso - Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.Romanos 7:19 (NVI).

Imagine se para Paulo já era difícil, o que dirá para mim e para você. Mas eu preciso lhe dizer uma coisa, se você não lutar, você vai morrer.

Pode estar sendo uma "barra" meu irmão, mas não desista de encarar seus desafios pessoais, suas guerras internas, as catastrofes familiares e definitivamente mudar essa história. Saiba que você tem um aliado que nunca perdeu uma guerra e que está do seu lado para te dar a vitória.

Diga para seu irmão ao seu lado: Você é um vencedor!!! Libere mais um brado de vitória.

Voltando ao texto, diz no versículo 24 que aquela luta "varou" a madrugada, ou seja, não foi uma "lutazinha" sequer. Queridos, na luta da transformação você vai ter ir até o fim, ainda que fique sem forças - lembrando que nossa força é renovada no Senhor - você precisa ir até chegar sua transformação, sua vitória.

Será que você percebeu o "por que" de tanta resistência para você parar de xingar, de fumar, de beber, de viver essa vida de prostituição, fornicação, adultério, mentiras e outras coisas mais que estão nos matando gradativamente? É luta meu amigo!!! E essa não é a hora de parar não!!! Você vai em frente e só vai largar o anjo depois de conseguir sua vitória!!!

O que precisamos entender é que se desistirmos de lutar, fatalmente vamos morrer.

- Naamã teve que lutar contra seu orgulho se não morreria leproso.

- Bartimeu teve que lutar contra a oposição religiosa se não morreria cego.

- A mulher do fluxo de sangue teve que lutar contra os diagnósticos se não morreria como uma imunda.

- Zaqueu lutou contra sua condição física se não morreria como um ladrão.

- Calebe lutou contra o tempo se não morreria sem a promessa.

Jacó teve que lutar contra sua índole para não ser morto pelo seu irmão Esaú.

Você precisa lutar pela sua promessa, pela sua transformação, para não ver sua família morrer, seus negócios morrerem, seu ministério, sua própria vida com Deus.

A luta é grande, mas a vitória e recompensa valem a pena. O que você faria hoje para ver seus filhos salvos, sua casa abençoada, seu ministério crescendo, sua vida financeira estável, o que você faria? A resposta dessa pergunta está ligada a "quanto tempo você suportaria a batalha da sua transformação?"

Depois da luta, Jacó chega até seu irmão no Cap 33 e mesmo antes de oferecer os presentes que para ele eram a chave para acabar com o furor do seu irmão, Esaú vem e o abraça, o beija e ali, através do choro, reconciliam-se.

Quando somos transformados, muitas das vezes, não há nem necessidade de se abrir a boca, basta olhar em nosso rosto e contemplar a beleza de Cristo em nós. Não é hora de parar de lutar, continue firme, ainda que tenhamos sofrido algumas perdas nessa luta, continue lutando.

Quero terminar voltando ao momento da luta de Jacó. Diz a palavra que naquela luta Jacó foi tocado na junta, mais precisamente na articulação de sua coxa. Dentro de uma visão anatomo-fisiológica, essa é a mais importante articulação do corpo humano por vários motivos, ali está o maior osso do corpo humano que é o fêmur e também o maior músculo que é o quadríceps femural, mas o maior de todos os motivos é que o equilíbrio do corpo está totalmente ligado a essa articulação, ou seja, o nosso caminhar depende totalmente de uma perfeita sincronia dessa articulação.

Deus nos mostra aqui nesse episódio, que não chegaremos a lugar algum, sem sua intervenção em nossas vidas. Assim como Jacó precisou ser tocado em sua coxa para ser transformado, eu e você, também precisamos ser tocados em algumas áreas para que possamos ser transformados pelo Senhor.

Não sei quais são essas áreas em sua vida, sei que Deus e eu temos travado muitas lutas para que eu possa ser transformado, mas o que sei é que se eu parar de lutar, certamente vou morrer, por isso meu irmão, decida nessa noite ir até o fim e não pare de lutar enquanto não ver sua vida transformada.

Fonte: http://www.creio.com.br/2008/mensagens01.asp?noticia=829

 

" A alegria que você quer, a alegria que você tanto busca, a alegria pela qual seu espírito tanto clama, só pode vir, verdadeiramente, de uma Pessoa: Jesus Cristo."

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Isaias 41:10)

"A oração é a chave que abre os grandes reservatórios das promessas de Deus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário