19 julho 2011

Aprendendo sobre família com o pai do filho pródigo

Nessa parábola, Jesus descreve a família como um lugar de dor e de alegria, de encontros e desencontros, de perdas e ganhos. Ele faz uma leitura da vida FAMILIAR muito realista, sem, contudo, deixar de ser otimista. Jesus nunca pregou que a família cristã não teria problemas, nem traumas, nem dor, ou seja, que ela seria perfeita. Foi para os seus discípulos amados, queridos e amigos que Ele disse: "... para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo" (Jo 16.33). Jesus não iludiu aqueles que aceitaram segui-lO; Ele sempre mostrou que haveria problemas na caminhada. Veja como isto está claro no final do Sermão da Montanha (Mt 7.24-27).
"Portanto todo aquele que ouve estas minhas palavras, e as pratica, será semelhante ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha (v.24). Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa; contudo, ela não caiu, porque estava edificada sobre a rocha (v.25). Aquele que ouve estas minhas palavras, mas não as cumpre, será comparado ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia (v.26). Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos, e deram contra aquela casa, e ela caiu, e foi grande a sua queda" (v. 27).
Através do uso figurativo da casa e da tempestade, Jesus estava querendo nos ensinar três lições importantes; Primeira: a estação das chuvas e dos ventos fortes é a grande estação da vida. Não são casuais, fazem parte do cotidiano; Segunda: a tempestade é cega, não é seletiva, e, quando vem, atinge todas as casas que estiverem no seu raio de ação. Não existe uma família que possa afirmar: "somos imunes"; Terceira: o segredo está em construir a casa sobre a ROCHA. Ele disse: "Quem ouve e pratica a minha Palavra tem a garantia de que a sua casa não vai cair quando vier a tempestade; porém, os que ouvem e ignoram, sua casa não resistirá à força da chuva e nem o soprar dos ventos, vai cair e grande será a sua queda".
A casa do pai do "filho pródigo" estava sendo edificada sobre a rocha.
Os dois momentos perigosos na vida...
Há dois momentos na vida que são perigosos, principalmente quando não há profundidade de caráter e nem vida espiritual consistente. O primeiro é quando se está no topo da montanha do sucesso; quando tudo o que se faz dá certo, quando as coisas acontecem melhor do que planejamos; quando tudo é motivo para celebração ou quando se alcançou uma posição de relevância e respeitabilidade. Você já ouviu dizer que o "sucesso é um terreno minado?"
Vamos usar, como ilustração, a "pirâmide do sucesso". Enquanto você está na parte baixa da pirâmide, o espaço para os seus movimentos é grande. Poucos o conhecem, ninguém presta muita atenção em você e suas ações não representam perigo ou ameaça... Esse é um tempo relativamente tranqüilo.
Continue lendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário