06 março 2012

Deus é o Fogo Que Precisamos.


                          Fogo 

                                          Êxodo 3.1-22




1- Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe.

2- Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.

O fogo é formado por um triangulo ao qual temos três partes importantes se faltar alguma não existe fogo

1º tem que ter combustível o que é o combustível é aquilo que será queimado consumido o que representa para nos na vida crista ele é a nossa fé

2º tem que ter calor esta quente, pois o calor aquece o combustível o calor é o espírito santo quando estamos cheios do espírito santo não estamos calorosos alegres vivos esse é o calor que precisamos.

3º tem que ter ar oxigênio e esse é sem duvida o melhor o que sempre esta conosco e nunca nos abandona ele é Jesus o qual nunca nos esquece nem se afasta sempre esta presente assim como o ar.

Com esse triangulo forma se o fogo que é Deus o fogo que nos alimenta e não nos consome ele nos purifica e nos salva para a vida eterna

E Moisés viu a sarça ardendo em fogo

3 - Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?

Ali existia um triangulo a sarça (combustível), o espírito santo (o Calor), e o ar que era o próprio Jesus.

4 - Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis - me aqui!

O milagre existe, mas você precisa Crê e ir buscar 

5 - Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.

O que significa tirar as sandálias dos pés?

Significa abandonar os nossos projetos, a nossa vaidade, os nossos desejos, pensamentos e falsa humildade. Abandonar tudo aquilo que temos que só é uma estampa, casca ou máscara em nossas vidas.

Quando Deus fala para Moisés: “Tira as sandálias dos teus pés...†; quer dizer: “Afasta de ti teus pensamentos e projetos pessoais porque não são os meus. Afastam de ti teus sentimentos porque não correspondem ao do meu coração†.

Devemos afastar de nós tudo aquilo que não é e não vem de Deus. Tudo aquilo que atrapalha, obstrui e que forma uma barreira para a obra do Senhor; mas que muitas vezes colocamos como se fosse um projeto divino. Peçamos sempre ao Senhor que nos revele seus projetos e que também nos dê a força e a graça para realizá-los.

Para se ter um encontro pessoal com o Senhor é preciso tirar as sandálias dos pés. Abandonar as máscaras e as estampas. E Deus diz que nos conhece simplesmente nos chamando pelo nome.

6 - Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.

7 - Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento;

8 - por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.

9 - Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo.

Deus quer dizer para Moisés: “Agora sou Eu que vi o clamor do meu povo. Sou Eu quem vê a opressão que lhes fazem os egípcios.â€
.

Existe um diferença muito grande â€" quase que substancial â€" entre Deus ver o que o povo precisa e nós veremos as necessidades deles.

E naquele momento o Senhor disse a Moisés: “Quem tem de ver o sofrimento do povo sou Eu.†. Todavia, muito mais forte Deus fala: “Eu desci para livrá-los! Quem liberta o povo sou Eu.†.

Para nós e para aqueles que estão na caminhada é importante saber disso: quem tem de ver o sofrimento e ouvir os clamores do povo é o Senhor. Quem vem libertar é Deus. Todos os momentos que nós quisermos libertar o povo;

iremos fazer de maneira, de modo e no tempo errado. Não haverá libertação verdadeira. Só o Senhor arrebenta as cadeias verdadeiramente. Contudo, é necessário que o Senhor veja, que Ele ouça os clamores do povo.


Nós somos apenas instrumentos, ferramentas nas mãos do Senhor. Precisamos ter consciência que quem realiza a obra é o Senhor.

10 - Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.

O Senhor nos envia, mas tomemos cuidado; pois tem virado hábito queremos realizar nossos projetos. Por isso não temos vivenciado e visto com maior freqüência a manifestação de Deus.

É necessário nos encontramos novamente com o Senhor na sarça ardente para mais uma vez sermos purificados, lapidados, curados e podermos perceber e compreender que quem cura e liberta é o Senhor.

Que nosso coração possa estar sempre em concordância com o coração de Deus. Que nosso mais profundo desejo seja realizar os desejos de Deus para nós e para os outros.

11 - Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?

E quantas vezes Deus nos manda ir e nos ficamos teimosos colocando obstáculos impercilios para não fazer a vontade do senhor

12 - Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte.

13 - Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

14 - Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.

15 - Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.

16 - Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me apareceu, dizendo: Em verdade vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito.


17 - Portanto, disse eu: Far-vos-ei subir da aflição do Egito para a terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu, para uma terra que mana leite e mel.

18 - E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, a fim de que sacrifiquemos ao SENHOR, nosso Deus.

19 - Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte.

Deus ainda diz sabe que não será fácil pois a luta é grande

Existe muitas dificuldades que impede você de ajudar alguém a ser salvo.


1º vergonha de falar para o próximo Moises tinha vergonha de fala com as pessoas


2º medo da reação dele Moises teve medo do povo não acreditar nele


3º os obstáculos que o demônio através de outras pessoas colocam para impedir o seu irmão de ser salvo.

20 - Portanto, estenderei a mão e ferirei o Egito com todos os meus prodígios que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.

21 - Eu darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e, quando sairdes, não será de mãos vazias.

22 - Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestimentas; as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.



Se for esperar que seja Jesus 
Se for confiar que seja em Deus.

Jairo Xavier.

Um comentário: